Acabe com a timidez para falar em público

Speakers, como estão?!

Hoje vamos falar um pouco sobre timidez. Ah, os tímidos… Recebemos muitas ligações na The Speaker sobre pessoas dizendo que não conseguem fazer apresentação porque são tímidas.

Adoramos os clientes tímidos, porque sabemos que, com pouco esforço de nossa parte, obtemos resultados incríveis!

Sempre dizemos aos nossos clientes que na The Speaker não mudamos a personalidade de ninguém. Não transformamos pessoas tímidas em pessoas extrovertidas. Nosso processo aqui é focado no aprimoramento da comunicação. Ou seja, se você é uma pessoa tímida que não consegue se expressar bem, ajudaremos você a se tornar um ótimo comunicador, mas sem perder sua personalidade.

Vencendo a barreira da timidez

O que é a timidez?. “Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros”.

Com o treinamento adequado, é possível vencer a timidez ao falar em público.

Só quem é tímido sabe a sensação de desconforto que algumas situações nos provocam. Existem níveis diferentes de timidez, e também existem pessoas que podem desenvolver timidez somente em situações muito específicas. E existem muitas maneiras de lidar com a timidez: alguns se escondem e evitam certas situações, outras pessoas tentam disfarçar… Há aqueles que buscam ajuda de profissionais como psicólogos, terapia de hipnose e tantas outras!

Sabemos que existe uma “timidez” famosa que é, na verdade, o “medo de falar em público”. Por que a maioria das pessoas confundem essas duas coisas? Porque quando falamos em público, o que nos aflige é exatamente a mesma coisa que tira o sono dos tímidos: medo do que as pessoas vão pensar… Medo do julgamento, do que os outros vão pensar de nós.

É importante entender que a pessoa que tem medo de falar em público não necessariamente é tímida. E nem todos os tímidos terão medo de falar em público, apesar desta combinação não muito comum.  Se o seu caso não é timidez em geral, mas medo de falar em público, você vai gostar deste texto onde abordamos este assunto.

 Então agora vamos focar nos tímidos. Sabemos que a timidez aparece em situações menos extremas que apresentações. Fazer uma pergunta na sala de aula, apresentar uma opinião em uma pequena reunião ou mesmo fazer um brinde aos noivos em um casamento pode ser motivo de preocupação dos tímidos.

E como um curso de oratória pode ajudar pessoas tímidas vencerem o desconforto em qualquer uma destas situações?

Promover o autoconhecimento.

Speakers, o autoconhecimento é fundamental para que possamos vencer qualquer dificuldade. É preciso entender como seu corpo e mente atuam nesses tipos de situação.

Quais sintomas físicos você apresenta quando vai fazer uma pergunta na sala de aula? Taquicardia? Falta de ar? Tremores?

E sua mente? Qual tipo de pensamento vem à sua cabeça? “E se eu falar uma besteira”? “E se me interromperem?” O fica ecoando na sua cabeça minutos antes de fazer alguma exposição?

Saber organizar suas ideias de maneira lógica e assertiva.

É preciso saber o que você quer dizer e sua fala deve seguir uma linha de raciocínio fácil, que retém a atenção do público. No curso de oratória da The Speaker, ensinamos o passo a passo do roteiro de uma boa apresentação. Como fazer uma introdução que desperta o interesse do público? Como apresentar seus argumentos e tê-los nas mãos em caso de esquecimento (sem aquela estrutura de tópicos, que tantas vezes nos atrapalha)? Como concluir de maneira marcante. Saber organizar as ideias é algo que lhe ajudará a ter mais confiança.

Saber como combater sintomas físicos.

Esse tópico está relacionado ao primeiro. Como seu corpo age quando você está nervoso? Sua respiração fica alterada? É importante conhecer exercícios que ajudam a ter maior controle. Suas mãos tremem? Existem técnicas que lhe ajudarão a ter maior firmeza. O curso de oratória poderá ajudar você a controlar melhor seu corpo, e logo, demonstrar menos nervosismo ao seu publico.

Medo de ser julgado

Saber estar presente e eliminar pensamentos de padrões negativos que atrapalham sua performance.

O estado de presença é muito estudado em todos os trabalhos de Amy Cuddy e sabemos cada vez mais que eliminar pensamentos indesejáveis nos ajuda a nos concentrar e ter um melhor desempenho em todas as atividades. Isso não é diferente quando pensamos em apresentação. O curso de oratória irá ajudar você a ter maior consciência sobre seus medos e assim, aprender através de técnicas específicas como combater esse inimigo de apresentações.

Saber como você se expressa através da linguagem não verbal e expressão facial.

Ter consciência sobre como você comunica suas ideias é fundamental. Um famoso estudo realizado por Albert Mehrabian na California, em UCLA na década de 70 mostra que, 55% de tudo que comunicamos é feito através da linguagem não verbal . Ou seja, de nada adianta você dominar muito um assunto se na hora de falar você demonstra nitidamente nervosismo. O curso de oratória irá ajudar você a se conhecer melhor e também mudar padrões de comunicação que muitas vezes você nem sabe que tem, e que acabam atrapalhando sua performance.

Speaker, em suma, sabemos que a timidez não é algo fácil de eliminar de nossas vidas, mas quando falamos na vergonha específica de falar em público, existem várias coisas que podem ser trabalhadas para trazer conforto à pessoa que se propõe a expor suas ideias na frente de uma audiência.

Ser tímido pode ser um obstáculo a muitas conquistas pessoais e profissionais

O problema que nós vemos no dia a dia da empresa é que muitas pessoas deixam de subir na carreira porque depois de muito tempo realizando um bom trabalho, na hora que é preciso mostrar aos outros o tímido muitas vezes não consegue. Não consegue se expressar como gostaria, mostrar a verdadeira alegria que você sente ao compartilhar aquilo, ou mesmo ser assertivo como deveria ser.

Resta então tentar desenvolver uma nova habilidade. Estudar, se conhecer, ler, praticar, treinar, se assistir… E ir atrás da maneira que for possível do que vai fazer você conseguir se comunicar do jeito como você gostaria, do jeito que você merece.

Speaker, não deixem de assinar nossa newsletter para receber as novidades sobre o mundo da oratória, tendências em comunicação e apresentação mundial, além de dicas, técnicas, ebooks e muito mais!!!

5 (100%) 1 vote

Leave a Reply