Curso de Oratória para Arquitetos e Designers de Interiores

Speakers! Hoje vamos falar especificamente sobre os profissionais das áreas de Arquitetura e Design de Interiores.

Nossa primeira atuação com profissionais desta área foi através do treinamento individual que demos para o CEO e fundador do Viva Decora, Diego Simon. Leia aqui o texto que falamos sobre os desafios de desenvolver CEOs. Diego lida diretamente com o público de arquitetos e viu que este público é muito carente em cursos que desenvolvem esta habilidade.

No mês de Abril, realizamos uma palestra no espaço do Viva Decora sobre oratória para arquitetos e o feedback que tivemos não poderia ter sido melhor! Percebemos que estes profissionais têm perfil bastante técnico e pouca atenção sobre sua comunicação interpessoal.

Imaginem um profissional brilhante, que faz projetos incríveis, mas não consegue mostrar seu talento em uma mesa de bar quando conhece um novo amigo? E na hora de apresentar um projeto e precificar, imaginem como é difícil fazer o cliente entender o valor de seu trabalho?

Os desafios de comunicação de arquitetos e designers de interiores.

Vemos que os desafios para estes profissionais são muitos:

– arquitetos precisam ter ouvidos afiados para entenderem o desejo de seu cliente

– apresentar ideias e projetos sem utilizar termos técnicos que acabam afastando o cliente

– apresentar o valor de seu projeto de maneira que o cliente entenda que não está sendo enganado

– conversar com o cliente de maneira a criar conexão verdadeira

– responder em momentos críticos de estresse que ocorrem no meio de um projeto, entre cliente e arquiteto

– fazer o cliente entender e complexidade do projeto e o número de processos, etapas, e variáveis que implicam na entrega final

– fazer apresentações em eventos, coquetéis, ou conseguir mostrar seu trabalho de maneira rápida e assertiva

Curso de comunicação para arquitetos e designers de interiores

Como superar estes desafios da comunicação assertiva?

Treinamento. Sempre dizemos em nossos treinamentos que quando estamos na faculdade atuamos como “uma esponja”. Nosso objetivo é absorver todo o conhecimento com o máximo de eficácia. Então, você sai da faculdade. E o que precisa fazer? Colocar este conhecimento em prática e adquirir experiência. Muito bem, agora você já tem conhecimento e experiência, qual o próximo passo?

Mostrar isso aos outros, meu caro Speaker. Se você é um ótimo arquiteto e faz projetos incríveis, vai precisar cada vez mais se expor, aparecer, responder e compartilhar suas ideias. Seja através de blog, revistas, entrevistas ou mesmo em eventos. Esse é o momento que você vai precisar estar preparado. Treinar, treinar, e treinar. E é neste momento que, nós da The Speaker entramos!

Ajudamos você a estruturar seu raciocínio. Criar uma linha de pensamento lógico com começo, meio e fim. Você conseguirá ter todo o seu pensamento, discurso, ou apresentação, ilustrado em uma única folha de papel.

Além disso, trabalharemos exercícios de voz e dicção para que você tenha uma fala clara. E por final, atuaremos trazendo maior consciência para sua linguagem não verbal. Vamos ajudar você a saber como os gestos podem ajuda-lo a ser mais expressivo e mais engajador. Sem esquecer da expressão facial, ponto tão importante para conexão com o público.

Vamos então à algumas dicas práticas?

Tenha um discurso rápido de 60 segundos

Que você possa utilizar sempre que alguém pergunta: o que você faz? Esses dias fiz uma pergunta que parecia ser muito simples a um arquiteto: qual área você atua? A resposta dele não poderia ter sido pior: Ah, isso é complicado dizer, eu atuo em todas as áreas… Porque eu não sei se você sabe, mas na arquitetura nós temos x áreas sendo que a primeira…

Zzzzzz….

Gente, socorro! Eu só queria que ele fosse assertivo: Paisagismo. Urbanismo.

A primeira palavra que você diz depois de uma pergunta simples e objetiva deve resumir sua atuação e somente depois você pode ver se há necessidade de explicar aquilo em detalhes.

Utilize o corpo para expressar suas ideias

Você procura o melhor material para desenvolver seus projetos, seja um bom lápis para desenhar passando por um bom piso ou material de acabamento, certo? Mas na hora de apresentar suas ideias fica sempre com “cara de pastel”, com os braços cruzados ou a testa franzida?

Bom, quando falamos em comunicação, a expressão não verbal é o “acabamento final”. É aquele detalhe que vai encantar as pessoas. Saber utilizá-lo em seu favor fará toda a diferença para que seu cliente confie no seu trabalho e tenha segurança de entregar seu patrimônio em suas mãos.  Afinal de contas, todos sabemos o quanto é difícil conquistar nosso próprio espaço, e para entregarmos na mão de um profissional, é preciso confiar, e muito, nele!

 Defina bem o seu público

 Falando aqui um pouquinho sobre redes sociais e o modo como nos comunicamos online, acho interessante apontar algo que eu vejo alguns arquitetos fazendo… Vamos pensar um pouco sobre como você anda se comunicando no mundo virtual? Quando você cria posts no Instagram ou Facebook, quem você quer impressionar? Seus clientes? Ou seus colegas de profissão?

É comum no ambiente de arquitetura, vermos alguns arquitetos mais preocupados com seus colegas do que com clientes. Mas acho tão difícil entender esta estratégia, porque no final, quem vai comprar seus projetos? O cliente, certo?! Então porque focar sua energia e esforços em impressionar os colegas?

Deveríamos focar cada vez mais nossos esforços em uma comunicação efetiva e assertiva com nossos clientes tanto presencialmente como no mundo digital. Convido vocês a pensar sempre no seu cliente final na hora de aparecer no ambiente digital.

Workshop de Oratória para Arquitetos e Designers de Interiores no dia 09/06

Pessoal, iremos realizar um Workshop de Oratória para Arquitetos e Designers de Interiores no dia 09/06/2017 em São Paulo no espaço de eventos do Viva Decora. O evento acontecerá entre 13h e 17hs. Os participantes receberão material de apoio impresso + certificado digital e coffee break. Será um curso muito especial, estamos customizando com muito carinho o conteúdo para que possamos ajudar vocês, pessoas tão talentosas, a se expressarem com profissionalismo e assertividade.

Efetue sua inscrição no curso e prepare-se para mudar completamente o modo como você se comunica com seus clientes!

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