Os segredos dos melhores oradores da História

Se uma pessoa deseja se tornar um grande orador, deve mergulhar em seus textos e conhecer um pouco dos discursos que marcaram a história tanto pelo seu conteúdo como por sua relevância para a Humanidade.

Esses discursos famosos levantaram corações nos tempos obscuros, deram esperança no desespero, refinaram os personagens dos homens, inspiraram provas valentes, trouxeram coragem aos cansados, homenagearam os mortos e mudaram o curso da história. Vamos falar de alguns deles abaixo:

Hitler (Make the lie big)

Já escrevemos sobre Hitler em alguns textos aqui no blog, e é super interessante como continua sendo polêmico citar seu nome dentro de uma lista de coisas “positivas”. Mas sim, meu caro Speaker, é impossível negar que dentro de toda sua loucura, Hitler foi um orador excelente.

Depois de ser eleito chanceler da Alemanha, Hitler proclamou que o nazismo não deveria ser encarado como uma plataforma política, mas como uma fé política: “A Alemanha precisa de um líder em quem ela possa ter fé”. Na Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, seus discursos juntavam “a fome com a vontade de comer”: prometer salvação à uma nação frágil, desiludida e tão sedenta de salvação é um fator extremamente importante para entendermos sua habilidade em convencer tanta gente.

 

Winston Churchill (Never, never, never give up)

“Não tenho nada a oferecer senão sangue, trabalho árduo, suor e lágrimas”. Estas foram as palavras marcantes do ex-primeiro ministro da Inglaterra no seu discurso durante a Batalha da França, pela 2a Guerra Mundial. Enquanto Hitler e suas tropas de avançavam pela Europa, seu poder de oratória foi essencial para convencer o povo a pegar suas armas e ir à luta!

Mahatma Gandhi (Eye for an eye and the world will end up blind)

Mahatma Gandhi era um advogado, e tornou-se um representante do discurso pacífico em meio ao tumulto que estava a Índia buscando por liberdade. Em 8 de agosto de 1942, Gandhi proclamou em um discurso público as táticas de desobediência civil sem violência.

Martin Luther King (I HAVE A DREAM)

“Eu tenho um sonho”. O discurso de Martin Luther King ficou famoso pelo seu tom motivacional. King proclamava com emoção. Utilizava repetições e pausas com maestria. Engana-se quem acredita que King se preparou pouco para este importante discurso: Seu discurso foi construído com ajuda de 2 assistentes e ensaiado à exaustão. King era um líder religioso, e ao longo de sua vida proclamou discursos para este público. Mas “I have a dream”, discurso que o fez entrar para a história, foi proclamado em Washington, para 200 mil pessoas.

Nelson Mandela (I am prepared to die)

Nelson Mandela entrou para a história pela sua luta por igualdade na época onde o Apartheid assolava a África. Antes de ser preso por ser considerado uma ameaça nacional, o líder declamou em 1964 um discurso público em que expôs à população todas as políticas de segregação praticadas na época. Nele, Mandela chegou a afirmar que morreria pela causa democrática. Nelson Mandela não morreu, mas passou pelo sacrifício de aturar 27 anos de prisão em condições desumanas.

Steve Jobs (Stay hungry, stay foolish)

Ah, Steve.. Revolucionou não só o modo como nos relacionamos com a tecnologia, mas o modo como apresentações são feitas ao redor do mundo. Steve Jobs criou um estilo único, de fazer apresentações que seguem seu estilo pessoal: de jeans, tenis e camiseta.

Diversas apresentações ficaram famosas, como aquela que ele tirou um ipod de dentro do menor bolso de sua calça jeans. Mas talvez um de seus discursos mais famosos tenha sido proclamado aos formandos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

Foi mais um discurso verdadeiro. Durante sua fala, ele contou detalhes de sua infância, incluindo o fato de ser filho adotivo, expôs as dificuldades do início de carreira e revelou a maneira como encarava a proximidade da morte. Sua mensagem final foi: “Continuem com fome; continuem bobos; tenham coragem de seguir seu coração e sua intuição”.

Barack Obama (YES WE CAN!)

O primeiro negro a vencer uma eleição presidencial nos Estados Unidos, Barack Obama é o melhor orador dos últimos tempo. Assertividade, elegância, Barack atua como um maestro em seus discursos. Coordena conteúdo, expressividade, pausas com sua elegância ímpar.

Em seu primeiro pronunciamento oficial, Obama mencionou Ann Nixon Cooper, uma afro-americana de 106 anos, moradora de Atlanta: “Ela nasceu apenas uma geração após a escravidão; uma época na qual não havia carros nas vias nem aviões nos céus; [uma época] na qual uma pessoa como ela não podia votar por dois motivos – porque era mulher e por causa da cor de sua pele.” O discurso de posse de Barack Obama teve 2.401 palavras e durou 18 minutos e 10 segundos.

Emma Watson (HE FOR SHE)

 Ema Watson não está em nenhuma lista de oradores famosos, mas utilizamos aqui o seu exemplo para trazermos um discurso feminino, e também mais recente para esta lista.

Emma Watson fazendo um maravilhoso discurso sobre igualdade de gêneros

Em seu discurso nomeado “He for She”, proclamado em um evento para ONU, Ema aborda o feminismo solicitando a participação dos homens neste movimento. Ema faz um discurso memorável: Emocionada, coordena sua fala com marcante contato visual, pausas e expressividade vocal ímpar.

Speakers, esses são alguns dos grandes oradores que tivemos na história.

Gostaria de fazer aqui uma observação: a falta de exemplos de grandes oradoras, infelizmente em todas as listas prevalece o gênero masculino. Aqui mesmo na The Speaker, observamos o mesmo fenômeno:  a busca por nossos serviços é em sua maioria feita por homens.

Entendemos que a possibilidade da mulher expor suas ideias e seus direitos é algo recente, e talvez por isso, ao buscarmos os melhores oradores da história, seja tão difícil vermos mulheres sendo citadas.

Mas aproveito o assunto para reforçar que a The Speaker apoia o empoderamento feminino. Acreditamos que saber comunicar-se é uma ferramenta importantíssima quando pensamos em empoderamento. É o que sempre dizemos: comunicação é poder! Por isso, ajudamos e incentivamos mulheres a dominarem sua comunicação para que possamos ter maior presença em listas de bons comunicadores e de pessoas poderosas.

Precisa fazer uma palestra em sua empresa e abordar o “empoderamento feminino” sob uma nova abordagem?! Contate-nos!

5 (100%) 5 votes

Leave a Reply