4 coisas estranhas que já fizeram ao falar em público – PARTE 2

Oba, Speakers, quer dizer que vocês já leram a parte 1 do nosso texto sobre coisas estranhas que já fizeram ao falar em público, não é?!

Agora chegou a hora de você ver a continuação de uma seleção de vídeos que mostram coisas estranhas que aconteceram com pessoas durante alguma exposição de fala…

O bacana é entendermos que coisas estranhas podem sempre acontecer, mas o importante é observarmos como cada pessoa lida com a situação de improviso.

Vamos então a nossa lista de coisas estranhas que já aconteceram com pessoas durante suas apresentações.

Falar como se estivesse tocando um acordeão (Donald Trump)

Definitivamente gestos repetitivos podem ser muito estranhos e motivo de bullying, como este vídeo que tira sarro do modo como Donald Trump gesticula.

Vejam bem, Speakers, ninguém duvida do quanto Trump se preparou pra situações de exposição de fala, certo?! E se ele venceu as eleições é porque provavelmente ele sabe fazer discursos e convencer pessoas, certo?

Então por que raios ele as vezes pisa na bola e faz algumas coisas como neste vídeo?

Todos estamos sujeitos a cometer erros, principalmente se acabamos ficando nervosos durante uma apresentação. O caso de Trump é diferente da maioria dos brasileiros. Não é falta de treino, mas um erro pontual, que pode acontecer até mesmo com os mais treinados dos seres.

Mas fala a verdade, este vídeo é bem engraçado, não é mesmo?!

https://giphy.com/gifs/trump-tZ0SWawRuHKTe

Espirrar durante um discurso presidencial (Barack Obama)

Ah, Obama! Nós da The Speaker somos apaixonados pelo modo como ele discursa, e pelo domínio que ele tem de oratória. Esse vídeo mostra como pessoas que estão constantemente em situações de exposição de fala fatalmente passam por situações estranhas como esta. Claro, somos seres humanos, não é mesmo?!

Perceberam como ele lidou com o espirro? Fez uma piadinha dizendo que está trabalhando tanto que deve até ter pegado um resfriado…

Um outro exemplo que podemos aprender com o rei da oratória: leveza, bom humor, sagacidade. Nada tira Obama do seu centro quando está em exposição de fala. Palmas para nosso rei!

Fingir que passa mal

Ah, Dilma… O que dizer da oratória de Dilma?

Preferências politicas a parte, acredito que nem o mais petista dos seres é capaz de dizer que Dilma tem domínio de oratória. Durante seu governo, os assassinatos à oratória foram diversos, acho que nem preciso lembrar… Mas, reparem neste vídeo o que acontece…

Dilma se perde na situação, parece que passa mal, mas no fim não convence que tudo não passa de fingimento…

Sou fundadora de uma empresa que ajuda pessoas a se comunicarem de maneira assertiva, e confesso que durante o governo Dilma, diversas vezes fiquei muito triste e com vergonha de ser representada por uma pessoa com tanta dificuldade de se expressar. Minha opinião é que pessoas em cargos de liderança precisam obrigatoriamente ter uma comunicação assertiva para que possam engajar e convencer seu público.

Happy Maya Rudolph GIF by Saturday Night Live - Find & Share on GIPHY

Gaguejar por não estar acostumada com o ponto eletrônico

Esse vídeo é muito famoso, além de engraçado. Mas o que podemos aprender com ele? Podemos aprender que quando estamos lidando com tecnologia é sempre importante ensaiarmos, praticarmos e nos prepararmos. Já utilizou laser pointer? Sabe usar microfone, seja de mão, lapela ou facial? Já utilizou ponto eletrônico? Se a resposta for não, nem pense em fazer isso pela primeira vez na frente de uma audiência…  A chance de você se atrapalhar e passar vergonha é enorme!

Fazer exercícios fonoaudiológicos na frente da câmera

Esse vídeo é bacana para mostrar as pessoas o quanto jornalistas se preparam antes irem ao ar ao vivo. Todos os jornalistas seguem uma rotina diária de pratica de exercícios fonoaudiológicos que fazem tem uma voz limpa e uma dicção clara.

Neste vídeo podemos ver a repórter fazendo vibração de lábios, um exercício indicado para soltar a musculatura dos lábios, para melhorar a articulação.

Chamar um comediante para tirar sarro de seu próprio discurso (Barack Obama)

Bom, está aí mais um exemplo de Barack Obama agindo com naturalidade e bom humor. O rei da oratória convida um comediante que passa a fazer piadas ao vivo durante seu discurso. O nome do personagem é “anger translator”, ou, “tradutor de raiva”. E o que seria isso? O comediante faz piadas com o que passaria na cabeça de Barack Obama durante seus discursos… O resultado aqui é de muitas risadas e mais uma atuação perfeita do ex presidente Americano.

Happy Fun GIF - Find & Share on GIPHY

Speakers, o que acharam destes videos?

Tem alguma indicação de vídeos semelhantes a esses? Escrevam aqui o comentário de vocês. Não esqueçam de assinar nossa newsletter para saber tudo que acontece no mundo da oratória e as tendências mundiais em comunicação e apresentação.

5 (100%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami