7 Piores coisas que você pode fazer antes de falar em público (a nº 7 é surpreendente!)

Olá, speakers!

Para termos sucesso na hora de falar em público, os momentos que antecedem a apresentação são muito importantes, você sabia? Alguns erros podem aumentar o nervosismo e prejudicar o nosso discurso.

Para evitar qualquer surpresa desagradável, separamos as 7 piores coisas que você pode fazer ANTES de falar em público. Ficou curioso? Então, vamos lá!

1- Tentar decorar as falas

Muita gente pensa que ter todo o discurso decorado é sinônimo de ter um bom discurso, não é mesmo? Mas, na prática, isso está longe de ser verdade. Decorar as falas pode prejudicar (e muito!) uma exposição!

Você já assistiu a alguma palestra em que o apresentador não era nada espontâneo? Provavelmente, esse apresentador decorou toda a fala e ficou tão preocupado em seguir o que estava memorizado, que não conseguiu ser original e chamativo.

Quando você, caro speaker, decora o seu discurso, perde a oportunidade de perceber melhor o ambiente e seus ouvintes. Ter o material preparado e um roteiro para a fala é essencial, mas não se preocupe em decorar cada frase da sua apresentação! Se você domina o assunto, não tem porquê decorar!

2- Não ensaiar a apresentação

Já sabemos que decorar as falas não é o melhor caminho para uma boa apresentação, certo? Então o que fazer para não nos perdemos durante a exposição? A resposta é simples: ensaiar, ensaiar e ensaiar um pouquinho mais!

Ensaiar a apresentação é visualizar o que você deseja transmitir aos seus ouvintes da melhor forma possível. Quando você fala o seu discurso em voz alta, pode se ouvir, identificar erros e aspectos a melhorar.

Se preferir, ensaie com um amigo ou alguém da sua família. Ouvir uma opinião amiga (e confiável) aumenta a sua segurança na hora de falar em público. Faça um roteiro da sua apresentação e ensaie o quanto puder: dessa forma, sua fala será incrível!

3- Não checar cabos, computadores, microfones e equipamentos

Você já presenciou uma falha técnica em cabos, microfones e equipamentos durante o discurso de alguém? É horrível, não é?

Se você leu as nossas dicas no texto Sete erros comuns na hora de fazer uma apresentação, sabe que até os discursos mais fantásticos são MUITO prejudicados quando há interrupções devido a falhas desse tipo.

Não deixe a responsabilidade de checar equipamentos só para a organização do evento: chegue antes e cheque você mesmo, se puder. Além de evitar aborrecimentos com os aparelhos, você ficará mais tranquilo antes de se apresentar, sabendo que tudo funciona direitinho.

Já imaginou o desperdício de se dedicar horas preparando uma apresentação incrível e seus ouvintes perderem partes do discuro porque os microfones não funcionam?

4- Pensar em tudo que poderia dar errado

Ficar horas imaginando as milhões de coisas que podem dar errado na hora da apresentação pode acontecer com todos nós, nas mais diversas situações. O importante é saber controlar e não deixar que o nervosismo e o medo interfiram no nosso rendimento, certo, speakers?

Se antes de um discurso, você tem o costume de pensar em tudo o que poderia dar errado na sua apresentação, é hora de parar. Se distraia, leia o material de apoio, brinque com seu cachorro, fale com um amigo ou veja televisão, mas PENSE EM OUTRA COISA.

Incentivar o próprio nervosismo não fará bem nenhum a você. Pelo contrário! Imagine tudo o que dará certo na sua apresentação, todas as coisas importantes que você tem a dizer e o quanto domina o assunto! Bons pensamentos atraem boas coisas, não é verdade?

5- Dormir tarde na véspera

Uma boa noite de sono é fundamental para um bom discurso. Quando você dorme bem, acorda com mais energia e disposição, então tudo tende a sair muito melhor na sua apresentação.

Pode ser que o nervosismo faça com que você perca o sono. Isso é normal, Speaker. Se isso acontecer, tente se distrair e relaxar. Passar a noite em claro, pensando na sua apresentação, não é uma boa ideia.

Durma bem, prepare o seu corpo e sua mente para arrasar no dia seguinte! Nada de dormir tarde na véspera de um dia importante, hein?

6- Comer comida pesada

Comer comidas muito pesadas antes de uma apresentação em público também não é uma boa ideia. As comidas muito pesadas provocam sono e podem atrapalhar (e muito!) a sua concentração.

Opte por comidas mais leves e saudáveis e evite alimentos gordurosos. Se estiver nervoso, escolha sucos naturais antiestresse, como de maracujá ou limão. Com o corpo mais leve, a sua mente vai trabalhar melhor e você se sentirá disposto e animado na hora de discursar!

Evitar comidas muito pesadas também garante que você não tenha nenhum desconforto físico na hora da apresentação, deixando longe qualquer problema embaraçoso. Inconvenientes assim são muito comuns, como já contamos no texto Coisas estranhas que já fizeram ao falar em público, você viu?

7- Tomar café e energéticos

Você deve estar pensando: “mas, Lívia, como assim que NÃO POSSO tomar café antes de falar em público?”. Até pode, mas isso aumentaria o seu nível de ansiedade e te deixaria mais nervoso. E isso não é o que queremos, certo?

Aquela teoria de que cafés e energéticos são essenciais antes de discursar é um grande mito. Muita gente faz uso dessas bebidas com a intenção de aumentar o foco e a concentração, mas existem outras formas para conseguirmos isso, como, por exemplo, trabalhando nossa respiração.

Café e energéticos não são uma boa pedida quando nos preparamos para falar em público. Tudo o que nos deixa mais nervoso não é bem-vindo, ok, speakers?

 

Speakers, essas são algumas dicas do que NÃO FAZER antes de uma apresentação. Se quiser conhecer nossos cursos online de oratória, ficaremos muito felizes em compartilhar com você outras dicas e técnicas! Te esperamos!

 

5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami