Frio na barriga, mãos trêmulas?! Descarga de adrenalina X Apresentação.

A adrelina ao falar em público

Hoje vamos falar um pouco sobre os sintomas físicos que podem atrapalhar aqueles que ficam nervosos quando precisam falar em público!

Os sintomas mais comuns que vemos em nossos treinamentos são:

– Frio na barriga

– Mãos e pernas trêmulas

– Voz trêmula, fraca

– Sudorese nas mãos

– Taquicardia

– Alteração na respiração, falta de ar

– “Branco” – perder a linha de raciocínio

– Ficar vermelho

– Gagueira

– Atropelar palavras, falar rápido

E alguém sabe de onde surgem esses sintomas? A culpa é da descarga de adrenalina!!  Ela nos foi útil por muitos e muitos anos para que pudéssemos estar com os corpos fisicamente preparados para uma situação de perigo: correr de um urso, de um leão, e outros problemas que os homens “das cavernas” enfrentavam há milhares de anos atrás…

Curso de Oratória Online

Mas… Pra que você vai querer isso quando subir ao palco?! Você não vai querer!

A ideia é que o seu corpo precisa começar a entender que tipo de situação requer uma descarga de adrenalina, e que tipo de situação já basta ele estar em alerta!

Para cada um dos sintomas citados acima há uma técnica que pode ajudar você a diminui-lo, no entanto, para que todos esses desapareçam e você comece a se sentir confortável nas situações de exposição de fala, a melhor coisa é praticar, praticar e praticar!! Se puder ter ajuda profissional, melhor ainda, pois assim você saberá exatamente onde está errado, e qual melhor técnica para diminuir cada um dos seus sintomas…. Sua curva de aprendizado será acentuada, e o desconforto passa a dar espaço para satisfação em realizar uma apresentação assertiva!

O que você achou deste post? Comente aqui embaixo qual sintoma você sente quando precisa falar em público. Queremos saber também sobre qual assunto você gostaria que escrevêssemos aqui no blog.

5 (100%) 1 vote

3 thoughts on “Frio na barriga, mãos trêmulas?! Descarga de adrenalina X Apresentação.

  1. Edgar says:

    Achei o artigo muito bom, milhões de pessoas sofrem desse mal, quem nunca foi falar em público ou com a menina dos sonhos e tremeu as pernas, ficou vermelho ou as mãos suaram. O mais interessante é saber de onde surgem essas sensações, muito bom. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami