Apresentações no formato TED

Apresentações TED

Muitas pessoas nos perguntam sobre as apresentações no formato TED. O que é TED e porque esse formato revolucionou por completo o modo como as pessoas apresentam?

Se você nunca ouviu falar de TED, você está perdendo muita coisa interessante que tem sido compartilhada pelo mundo. Corre no site www.ted.com e dê uma olhada em talks com os mais diferentes assuntos e tenho certeza que encontrará discursos muito interessantes, seja qual for a área de seu interesse.

Você irá reparar que todos os TEDs tem algumas coisas em comum. Vamos lá:

  •   O cenário. Via de regra, vemos sempre um formato de palco, iluminação e espaço semelhantes. Isso serve para reforçar a marca do evento, que acontece em diversos lugares do mundo.
  • O tempo de palestra. A regra diz: 18 minutos. Ok talvez você encontre um ou outro um pouquinho mais longo. Eu mesma já dei treinamento em um evento de TEDx que um palestrante (ele era “super-estrela-do-momento”) disse que não subiria no palco se não tivesse 30 minutos. Mas exceções à parte, o formato de 18 minutos trouxe uma grande mudança no mundo das apresentações. Antes do TED era impossível nos imaginar compartilhando um conteúdo com menos de 60 minutos. Lembra das palestras? Das aulas? Todo conteúdo a ser compartilhado era longo… Até que surgiu o formato TED e mostrou na prática que podemos compartilhar muitas ideias de maneira assertiva em menos tempo.
  • Menos blablablá na introdução. “Senhoras e senhores eu gostaria de agradecer aqui os presentes pela honra de poder compartilhar meus estudos. Deixe-me apresentar meu nome é xxx e eu trabalho há 15 anos em yyy” Nããããããooooo!!!!! O TED chegou para acabar com as introduções longas. Aqui, é chegar e já sair falando do assunto sem maiores apresentações.

Para te ajudar na introdução nós fizemos um vídeo!

  • Storytelling. TED trouxe a massificação do storytelling e a ideia de que o melhor formato para compartilhar ideias.

Com certeza o TED trouxe um novo modo de comunicar em apresentações, e aquele jeito antigo de falar em público vai ficando cada vez mais distantes. Por isso, as antigas “técnicas de oratória” não são atuais, pois o modo de comunicar já é outro!

Sempre indico aos meus clientes que assistam quantos TED talks conseguirem. Na fila do médico, dentro do metrô ou quando quiserem receber um conteúdo novo e relevante em um formato rápido e assertivo. É uma ótima maneira de aprendermos a fazer apresentações.

E você? Qual seu ted talk favorito? E por que? Deixe aqui seu comentário!!

Clique para dar sua nota!
Avaliações: 0 - Avaliação média: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *