Case – Vinci Partners 

A Vinci Partners é uma plataforma global de investimentos alternativos, especializada em gestão de recursos, de patrimônio e de consultoria financeira. Há mais de dez anos no mercado brasileiro, essa empresa é uma das referências no cenário nacional atualmente.

Todos os anos, os colaboradores da Vinci Partners participam de um evento em Nova Iorque, onde fazem apresentações para potenciais investidores. Pensando nesse evento – que tem uma importância enorme para a empresa –, nos contactaram para um workshop pocket e vou contar para você como foi essa experiência. Confira!

Como foi o treinamento?

O foco do treinamento com a Vinci Partners foi a apresentação para potenciais investidores que, como eu já disse, acontece anualmente em Nova Iorque. Para esse treinamento, planejamos um workshop pocket de duas horas com toda a equipe de colaboradores que viajariam para essa apresentação.

Um segundo momento, após o treinamento pocket, foram sessões de feedback com turmas reduzidas, para aumentar a eficácia desses encontros e torná-los o mais individualizados possível.

Na parte teórica (o workshop pocket), nos focamos na organização de raciocínio, levando em consideração que um dos principais desafios de quem atua no mercado financeiro, como é o caso dos colaboradores da Vinci Partnets, é a expressividade.

Muitas vezes, profissionais dessa área falam de números sensacionais (e que seriam muito atrativos para potenciais investidores), mas, ao abordar esse assunto, se mantêm com pouca expressividade e, mais que isso, com um discurso neutro. Por isso mesmo, conseguir dar maior naturalidade e expressividade ao que se fala é um diferencial enorme para colaboradores que atuam nesse nicho específico.

Já na segunda parte do treinamento, filmamos as apresentações dos profissionais e utilizamos o material coletado para os feedbacks, abordando quais aspectos (em cada apresentação) poderiam ser lapidados para uma performance muito melhor e mais eficiente no evento em Nova Iorque.

Nessa experiência com os profissionais da Vinci Partners, pudemos esclarecer muitas dúvidas do grupo e que também são questionamentos comuns em outras empresas. Entre essas dúvidas, estavam, por exemplo: usar ou não usar o púlpito durante a minha fala? O material de apoio ajuda ou atrapalha a minha apresentação? E, ainda, os slides são ou não ferramentas que acrescentam valor a uma exposição oral?

Aliás, o tema slides foi muito debatido nesse treinamento, já que, na área financeira, há uma tendência de querer inserir um volume alto de conteúdo nos slides, usando-os como uma espécie de relatório. O que fizemos, então, é modificar esse pensamento, incentivando a substituição de slides mais pesados por outros muito mais clean.

Quais foram os resultados do treinamento?

O resultado foi incrível! Os profissionais viajaram para Nova Iorque e, depois do evento, nos deram um feedback sobre suas performances. Segundo os colaboradores que fizeram parte do treinamento com a gente, o resultado final foi sensacional e tudo o que trabalhamos juntos mudou muito a maneira como se apresentaram, com exposições orais mais naturais e espontâneas.

Saber que nossos treinamentos fizeram a diferença para os profissionais que deles participam é sempre uma alegria imensa! Obrigada e até a próxima, Vinci Partners!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *