Coaching de oratória: por que contratar um profissional para desenvolver a comunicação?

Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de coaches no Brasil. Em outras palavras, especialistas passaram a acompanhar e orientar pessoas que atuam em diversos setores. E isso também aconteceu com o coaching de oratória.

Hoje, ele é muito buscado para profissionais que desejam se comunicar melhor e precisam aperfeiçoar as habilidades de oratória. E como a comunicação é uma competência imprescindível para a maioria das profissões, o serviço tem sido cada vez mais essencial no desenvolvimento de carreiras.

Não sabe como funciona ou para que serve um coaching de oratória? Então continue conosco, pois falaremos sobre isso neste artigo!

O que é e como funciona um coaching de oratória?

O coaching de oratória é um serviço em que um especialista na área faz o acompanhamento de pessoas que pretendem desenvolver a comunicação por algum motivo, geralmente profissional.

Normalmente, o método é aplicado individualmente (ou em um pequeno grupo) e é direcionado para trabalhar habilidades que determinada pessoa tem dificuldade.

Os responsáveis por esse processo de desenvolvimento são profissionais especializados e com vasto conhecimento técnico na área. E, embora eles sejam comumente chamados de coaches, nem todos os que fazem esse tipo de treinamento se denominam dessa forma.

Dentre os principais pontos trabalhados em um coaching de oratória estão: o medo de falar em público, o tom de voz adequado, as expressões corporais, a segurança ao falar, o alinhamento do raciocínio, o controle de emoções e outros fatores que envolvem comunicação interpessoal.

Por que é importante contratar um profissional para desenvolver a oratória?

Muitas pessoas se sentem inseguras só de pensar em falar em público e acabam culpando a “falta de dom” por não conseguirem se comunicar bem. No entanto, não é bem assim que funciona. Oratória não é um dom! É possível desenvolvê-la com treinamento adequado e com a ajuda de profissionais qualificados.

Também vale ressaltar que cada pessoa tem dificuldades diferentes. E como um coaching de oratória é feito individualmente, é possível identificar quais pontos precisam ser melhorados através de um diagnóstico feito pelo especialista. Ele, por sua vez, utilizará as técnicas e as ferramentas necessárias para trabalhar as suas dificuldades.

Todo esse processo também garante outros benefícios, como autoconhecimento, autoconfiança, desenvolvimento pessoal e profissional, novas oportunidades, identificação dos pontos positivos e negativos, metas mais claras, um desempenho maior e outros.

Quem deve investir em um coaching de oratória?

Engana-se quem pensa que um coaching de oratória é direcionado apenas para pessoas que trabalham diretamente com o grande público. Uma boa comunicação é importante para a maioria dos profissionais, principalmente para os que querem alçar voos mais altos na profissão.

De estudantes a grandes líderes, todos precisam aperfeiçoar a oratória, seja para se sair bem nas apresentações de trabalhos acadêmicos ou para se posicionar melhor nas reuniões de trabalho. Independentemente da profissão, se o intuito é se destacar e ser notado, uma comunicação assertiva é fundamental.

Na verdade, para determinar com certeza se uma pessoa precisa ou não de um coaching de oratória, o ideal é que ela mesma faça uma autoavaliação e descubra se há pontos que precisam ser melhorados.

Responder às seguintes perguntas pode ajudar na decisão: você fica paralisado só de se imaginar falando em público? Em reuniões, você fica em silêncio por medo de expressar sua opinião? Você tem ideias muito boas, mas não consegue expressá-las corretamente? O nervosismo te faz esquecer o que estava prestes a falar?

Se a resposta for “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, certamente um coaching de oratória pode ser o treinamento ideal para você desenvolver a sua comunicação.

Como um coaching de oratória pode ajudar?

Quando a intenção é transformar a comunicação, um coaching pode auxiliar de diferentes maneiras. Um bom orador tem acesso a melhores oportunidades, consegue se posicionar de forma assertiva em diversas ocasiões e se sai muito bem durante as falas públicas.

Mas não para por aí. Separamos 4 formas de como um coaching de oratória te ajudar. Confira a seguir!

1. O treinamento é personalizado

Um dos benefícios do coaching de oratória é o processo personalizado. Ou seja, os seus pontos fortes e fracos são identificados e depois desenvolvidos. Isso porque, muitas vezes, as pessoas percebem que têm dificuldade de se comunicar, mas não sabem exatamente o que está errado.

Com um treinamento específico individual fica bem mais fácil trabalhar as habilidades que mais são mais importantes para você.

2. Você ganha e transmite mais confiança

Uma das principais causas do medo de falar em público é a falta de autoconfiança. E isso, de certa forma, acaba impactando na confiança que é transmitida para outras pessoas. Afinal, se você não confia em si mesmo, alguém que não te conhece vai confiar?

Sabendo quais são os seus pontos fortes, o nível de confiança que é sentido e que é transmitido aumentam bem mais.

3. Consegue falar em público sem travar

Pode até parecer exagero, mas a ideia de falar em público paralisa muita gente, e isso não é nada legal. Perder o medo de falar para mais de uma pessoa é fundamental para profissionais que pretendem ter uma carreira de sucesso.

Um especialista vai ajudar a trabalhar essa habilidade e driblar a insegurança durante os discursos.

4. Boa comunicação em qualquer ocasião

Embora ter uma boa oratória seja fundamental para pessoas que falam com grandes públicos, ela também é importante em outras ocasiões da vida profissional. Então, o coaching de oratória é extremamente útil mesmo que você não tenha a intenção de falar para muitas pessoas.

Para expressar suas ideias em uma reunião, motivar os liderados, apresentar novos projetos, gravar vídeos e se dar bem em entrevistas de emprego também é preciso saber se comunicar bem.