Coisas estranhas que já fizeram ao falar em público (a 4a é muito nojenta!) – PARTE 1

Speakers, meus caros!!

Hoje vou falar um pouco com vocês sobre coisas estranhas que podem acontecer durante uma apresentação. Sabemos que antes de uma apresentação devemos sempre ensaiar, treinar pratica e tentar prever todas as possíveis surpresas que podem ocorrer para que saibamos como agir.

No entanto, há coisas que são impossíveis de prever, e nesta hora, o que conta é a nossa capacidade de improvisar, ou ainda ter “jogo de cintura” para não passarmos vergonha.

Vejo que muitos clientes chegam ao nosso escritório com diversas dúvidas do tipo: e se me der branco? E se eu não souber uma resposta? E tantas outras coisas que imaginamos que podem acontecer na hora H e que talvez não saberemos como lidar.

Agora desafio vocês a imaginarem como vocês reagiriam nos casos a seguir?

Abandonar o palco por causa de problemas audiovisuais

Este vídeo mostra um diretor de Hollywood que vivencia problemas com o material de apoio (Powerpoint) e literalmente não é capaz de improvisar. Seu desespero é tanto que ele desiste, e abandona o palco pedindo desculpas.

Apesar de toda a ajuda que seu colega de palco tenta oferecer, Michael deixa ser consumido pelo nervosismo no palco e não consegue seguir adiante.

Esta questão é algo que sempre orientamos nossos clientes, é necessário que você certifique-se e teste o material que será utilizado em sua apresentação, algumas horas antes do evento. Diversos tipos de problema podem atrapalhar a apresentação de seu powerpoint (nós explicamos como evitá-los) . Mas ainda assim, a gente precisa sempre ter um plano B, caso a tecnologia não esteja favorável e você não consiga acessar seu Powerpoint, o que você pode fazer?

Nós da The Speaker, desenvolvemos uma técnica exclusiva que ajuda você ter em suas mãos um “raio x” de todo o raciocínio que você irá desenvolver em sua apresentação. O documento é salvo em PDF e impresso. Dessa maneira, você sabe exatamente tudo que precisa ser dito em uma única folha, e pode usar essa “cola” caso tenha problemas com seu PPT.

Não falar sobre assunto nenhum por 15 minutos

Este TED TALK super interessante nos mostra como de fato o conteúdo do que apresentamos representa somente 7% da transmissão de nossa mensagem, como mostramos no gráfico a seguir:

Veja que interessante como Will Stephen utiliza a modulação vocal e linguagem não verbal para entreter a plateia sem ter qualquer tipo de conteúdo relevante. A sincronização de fala e movimentos é tão elaborada que faz parecer que o que ele está falando é super interessante, mas na verdade, Will está falando sobre… NADA!!!

Chegar no palco gritando, correndo e pulando! (CEO MICROSOFT)

 

Adoro este vídeo. Apesar de antigo, mostra o quanto Steve Balmmer foi revolucionário nesta convenção da Microsoft. Para que vocês entendam, Ballmer era CEO da empresa na época. E sim, qualquer coisa que ele fizesse seria muito aplaudida. Mas vejam como é surpreendente você ver um líder tão animado com uma apresentação.

Steve entende aquele conceito que dizemos que o momento auge de nossa apresentação são os primeiros minutos, a introdução. E definitivamente consegue atenção do público sobre o que ele vai dizer.

Vomitar algo verde em um copo de agua (HILLARY CLINTON)

Genteeeeee!! Por favor, nunca façam isso!!

Pessoas que estão constantemente em exposição acabam mais propensas a passar por este tipo de situação. Já pensaram que sentimento horrível você querer vomitar durante uma apresentação? Pois é, Hillary não perdeu o rebolado. Com muita discrição, fingiu beber agua e colocou no copo algo que a estava incomodando.

O que podemos aprender com isso? Que a gente não pode deixar de ter jogo de cintura, e que, precisamos encarar apresentações com maior naturalidade.

Falar através de um computador

Stephen Hawking… Sou fã desse cara!

Alguém já assistiu o filme de biografia dele, chamado “Teoria de Tudo”?

Hawking para mim é sinônimo de superação. De perseverança, de resiliência. Preso dentro de um corpo paralisado, Hawking é um dos caras mais inteligentes da atualidade. Utiliza um software que entende a movimentação de seus olhos para expressar seus pensamentos através de palavras que são emitidas através da caixa de som do computador.

Embora seu corpo físico tenha tanta limitação, Steve Hawking já ganhou diversas premiações. Seus livros são best sellers em todo o mundo, e cada dia ele nos surpreende com sua capacidade de ir além das limitações. Steve nos mostra aqui que, ainda que sem poder gesticular, ou modular sua voz para tornar seu discurso interessante, prende atenção do público por outras razões, não só pelo assunto que ele aborda que é sempre tão controverso, como pelo estado de admiração que causa a quem assiste suas apresentações de perto.

O que podemos entender de tudo isso é que, uma vez que apresentações começam a fazer parte de nosso dia a dia, diversas coisas podem acontecer: faltar luz, equipamento não funcionar, termos algum mal estar, enfim… A lista de coisas estranhas que podem acontecer é enorme! O bom apresentador vai sempre ser aquele que “tira de letra”. Que consegue tratar o imprevisto com naturalidade. Que tem jogo de cintura em todos os tipos de situações.

Definitivamente precisamos agir com naturalidade e discrição sempre que estamos nos expondo. Outra coisa que podemos utilizar para ajudar neste quesito é o bom humor. Bom humor pode nos livrar de diversos tipos de situações constrangedoras. Portanto, meu caro Speaker, quando estiver em alguma situação inesperada, seja em um barzinho, restaurante ou qualquer outra, perceba sua reação. E depois, pense como você reagiria se aquilo acontecesse durante uma apresentação. A flexibilidade é algo que também pode ser trabalhado diariamente, e com certeza nos ajudará em momentos de apuros!

Se você quiser saber de algumas coisas engraças que aconteceram comigo quando estava numa apresentação, assista ao vídeo abaixo:

Speakers, essa é a parte I deste assunto, aguardem que em breve teremos a parte II. Se quiser conhecer nossos cursos online de oratória ficaremos muito felizes em ajudar você.

4.6 (92.73%) 11 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami