Como fazer uma apresentação de resultados

Olá, Speaker!

Uma apresentação de resultados demonstrará dados importantes e percepções relevantes, devendo ser completa e ao mesmo tempo objetiva, clara e dinâmica.

Através da apresentação de resultados é possível validar o trabalho realizado, visualizar tudo que foi feito, avaliar, identificar possíveis erros e definir os próximos passos.

É uma ferramenta estratégica que otimiza o gerenciamento e deve ser realizada da melhor forma, afinal a apresentação de resultados é uma peça valiosa de comunicação.

Para transmitir a mensagem correta para o público, tal apresentação deve ser planejada. No planejamento, inicialmente é necessário identificar o tipo de público, determinando quais informações serão escolhidas para a apresentação.

Deve ser levado em consideração também a reação que se pretende obter. Essas diretrizes irão tornar a apresentação mais assertiva e rápida.

No universo corporativo, uma das barreiras é na hora de conectar profissionais de tecnologia com as pessoas que são responsáveis pelas decisões, inclusive financeiras. E um erro bastante comum é apresentar uma enorme quantidade de slides, gráficos, tabelas e números, despejando muita informação e cansando as pessoas.

Para otimizar a comunicação e a transmissão das informações, a apresentação de resultados precisará de planejamento, de um roteiro e de design.

Além do público-alvo, o tom da mensagem precisa ser definido

É preciso estar bem claro o objetivo de apresentar os resultados e precisa ser considerado se esses resultados são positivos ou negativos.

A ordem das informações e até o tom do discurso podem mudar na apresentação, dependendo da situação da empresa, do mercado e das expectativas envolvidas nesses resultados.

Toda apresentação de resultado eficiente deve dar contexto e significado aos números e deve conter os assuntos conectados cuidadosamente.

É muito importante que as informações não fiquem isoladas e que o público seja capaz de entender a linha de pensamento traçada para contemplar os dados demonstrados. Para isso é recomendado que se explique o contexto e estimule a participação do público, significando assim as informações numéricas.

Na grande maioria das vezes, ao final de uma apresentação de resultados, uma decisão precisará ser tomada após a exposição e análise dos dados, por isso é importante que a plateia esteja conectada e vivencie a realidade dos números apresentados. Lembre-se disso, Speaker.

Lógica e simplicidade

É importante definir quais são os tópicos mais relevantes e organizar uma ordem de importância entre eles, criando um roteiro lógico. É altamente recomendado que frases curtas sejam usadas, assim como, o uso de palavras-chave, sempre focando em manter a linguagem e as ideias simples, compreensíveis e dinâmicas.

Funcionalidade x Visual: o visual importa!

Recursos visuais, como gráficos e vídeos são fundamentais para prender a atenção e garantir a compreensão dos ouvintes, deixando o visual mais atrativo, interessante e principalmente didático e de fácil entendimento.

Pode compensar investir um tempo e, se necessários, recursos para fugir do trivial, utilizando novos e instigantes recursos visuais, demonstrando comprometimento com a equipe e através dessa ação garantir que os resultados sejam compreendidos e aceitos.

Os resultados precisam ser apresentados de uma maneira legível, tecnicamente correta e de uma maneira fácil de ser entendida pelos demais envolvidos e participantes da reunião.

Seja objetivo

Explicar muitos conceitos pode deixar as pessoas confusas, dificulta o entendimento e muitas vezes a apresentação acaba ficando muito longa e exaustiva. Como não queremos um público sofrendo de tédio, devemos despertar entusiasmo e motivação, por isso a objetividade é fundamental.

É importante manter a disposição para sofrer interrupções e sanar dúvidas que possam surgir, por isso é crucial ter informações extras à mão, no caso de perguntas surgirem. Procure sempre dominar todos os pontos da sua apresentação.

Concluir de forma clara e objetiva, resumindo os processos e apresentando os pontos principais que foram identificados abrirá caminho para a exposição de reflexões e ações que poderão ser propostas.

Treinamento, ensaio e uma segunda opinião

A preparação de uma apresentação de resultados pode ser otimizada e conduzida à um alto nível quando é desenvolvido um planejamento estratégico que inclui o treinamento de oratória, o ensaio constante após ter sido elaborada a apresentação e a opinião de uma segunda pessoa experiente na área fará toda a diferença.

O importante é que todos compreendam os resultados que serão mostrados e o porquê eles são importantes, por isso é essencial resumir os resultados principais e o que realmente for relevante para quem assistirá a apresentação.

Uma segunda opinião pode oferecer novas perspectivas dentro do universo da exposição e pode ajudar a elaborar estratégias mais proveitosas que podem ser adotadas.

Pratique e fale com confiança

Após a revisão da apresentação, praticar exaustivamente irá aumentar a confiança sobre o que se pretende dizer e o objetivo que se pretende alcançar.

A confiança é muito importante para ganhar a empatia e a atenção do público e essa confiança não pode ser abalada por algum erro ou tropeço, por isso é importante saber improvisar e corrigir o erro no mesmo momento mantendo a espontaneidade.

Conclusão

Apresentar resultados faz parte do processo quando se quer conquistar algo ou até mesmo quando já se conquistou e queremos motivar e organizar as pessoas para novos objetivos. Avaliações de resultado são realizadas constantemente em todas as áreas e nichos e essa maneira de comunicação pode se tornar altamente eficiente quando acompanhada de técnicas e planejamento estratégico.

Espero que eu tenha ajudado, Speaker!