Como o curso de oratória pode impulsionar sua carreira?

 

Speakers! Como vocês estão? Hoje vamos falar sobre como um curso de oratória pode ser benéfico e impulsionar sua carreira independente da área em que atua!

Sabemos que nosso cérebro funciona como uma “esponja” e absorvemos com facilidade diversas informações ao longo de nossa vida, chegando um momento em que precisamos transmitir aos outros nosso potencial e conhecimento.

Para que tenhamos êxito nessa fase de nossa vida é fundamental conhecermos técnicas para estruturar o raciocínio e saber nos comunicar de maneira a reter a atenção das pessoas.

Precisaremos nos comunicar bem para convencer nossos líderes de que somos capazes, para conseguir aquele emprego desejado, para subirmos de cargos, realizar gestão de pessoas e equipes com máxima eficiência, transmitir o nível de nosso conhecimento aos nossos subordinados com confiança e respeito. Além de outros diversos outros momentos em nossas vidas, em que nossa comunicação precisará ser impecável, segura, correta e muito coerente.

Um bom orador mantém sua fala fluida, natural, confiante e inteligente. Aplica de forma sutil os conceitos técnicos com linguagem simples e de fácil entendimento. Assim, conquista facilmente seus ouvintes com humor, simpatia e compreendimento. Quando o orador é elegante e possui uma boa comunicação, ele consegue ultrapassar o conteúdo e o próprio se torna o conteúdo como um todo, argumentando, realizando apresentações e defendendo suas posições.

Se você busca sucesso em sua carreira uma das grandes chaves é a boa comunicação. Abaixo separamos 6 motivos para realizar um curso de oratória e impulsionar sua carreira:

Superar medos

Muitas vezes nos preocupamos tanto com o medo de fracassar e de cometer erros que perdemos grandes oportunidades de conquistarmos algo. Ter o domínio das técnicas de oratória contribui para que tenhamos mais segurança e consigamos superar o medo de errar e de sermos julgados. Quem possui uma boa comunicação, consegue ver as situações como uma grande oportunidade, sem medo de arriscar e encara com mais positividade, deixando a baixa auto-estima de lado. Assim fica mais fácil de sair a frente de seus concorrentes, ganhar destaque no mercado e em todas as oportunidades que aparecer.

Expressar ideias com clareza

Ter dificuldade para expor seus pensamentos é algo muito comum. Muitas vezes possuímos boas ideias e propostas eficientes, porém não sabemos como apresentá-las corretamente, atraindo a real atenção e valorização que ela merece. Possuir uma boa comunicação ajuda a nos direcionar, expressando nossas ideias com mais clareza e fácil entendimento, atraindo a atenção necessária, conquistando a valorização para a proposta, fazendo com que nossos superiores nos olhem de outra forma.

Demonstrar características de liderança

Se você busca ser um líder e ter domínio de suas ações, é necessário ser seguro, forte e confiante. Ter domínio da oratória ajuda a conduzir essas características. Ter experiência e saber gerenciar equipes muitas vezes precisa de algo a mais e é justamente esse o caminho e o que lhe falta, boa comunicação pessoal e profissional, domínio de sua oratória para garantir a confiança que lhe falta.

Saber persuadir

Dominar a oratória permite que tenha recursos em diversas situações do nosso cotidiano, como a capacidade de influência e persuadir, que é fundamental em diversas situações, entrevistas de emprego, realização de um projeto, conquistar clientes e muitas outras. Saber persuadir faz com que consigamos vender nossas posições ao público com mais facilidade e coerência, basta saber as características no nosso público-alvo, quais são seus objetivos, crenças, medos e anseios, informações que adquirimos estudando nosso público em potencial. Esse é um dos passos com mais foco no curso de oratória, uma das grandes chaves para adquirir o sucesso esperado.

Transmitir credibilidade

Ter uma boa comunicação e usá-la a favor do que acreditamos é uma grande porta para ganharmos credibilidade. Quando temos e mostramos domínio, conhecimento e segurança, com tranqüilidade e confiança para quem nos ouve aumentamos a credibilidade, permitindo com que as pessoas nos levem a sério.

Outra grande maneira de transmitirmos credibilidade aos nossos ouvintes, é utilizar os dados que comprovem o que estamos dizendo, isso permite aumentar a confiança do público para o orador.

Melhorar o desempenho pessoal

Quem domina e aprende a oratória correta aprende muito a avançar no mercado, mas, além disso, aprende a se comunicar, se portar em diversos ambientes, tanto nas relações profissionais, quanto nas pessoais.

A boa comunicação pode evoluir o desempenho de cada um de maneira altamente significativa. Melhorando a liderança, o contato com pessoas e equipes, aprendendo a interpretar expectativas, desejos e transmitir ideias, pensamentos, metas e diretrizes.
Para aperfeiçoar seu desempenho de oratória é importante:

Perguntar e Conhecer seu público – Realizar perguntas aos ouvintes é uma excelente técnica, já que os mantém atraídos e conectados com o orador. Sempre pesquise, estude e conheça detalhes do seu público alvo.

Conversa X Discurso – Prepare sempre o que irá falar os tópicos e ideias na ordem que pretende apresentar, garantindo um sincronismo entre elas, para manter os ouvintes interessados. Tenha sempre as respostas para as perguntas que possam surgir. Isso aumenta a confiança no orador!

Mantenha uma conversa ao invés de um discurso, isso facilita a comunicação. A linguagem técnica deve ser simplificada.

Postura e Dicção – Em média 38% da atenção fica por conta da voz do orador e 55% na entonação, gestos e postura. As palavras possuem 7% do nível de importância.

Após conhecermos os ouvintes fica mais fácil conduzir as questões e o que eles exigem, se preferem uma voz mais forte ou mais suave, e por assim em diante.

Speakers, esse conteúdo foi apenas uma prévia de tudo que um curso de oratória pode ensinar para impulsionar sua carreira, garantindo que se torne um profissional seguro, confiante e que cative seus ouvintes em qualquer fase e oportunidade de sua vida!