Como se sentir confiante e convicto em discursos

Olá, Speaker!

Você sabe qual é o papel da confiança em um discurso? E como conquistar a tão desejada confiança ao falar em público? Siga a leitura.

A confiança é essencial para conquistar sucesso em tudo na vida, afinal a confiança amplifica as qualidades de uma pessoa.

E pessoas confiantes são mais capazes de superar desafios e são mais produtivas.

Esse atributo tão desejado pode ser desenvolvido pelos caminhos adequados, considerando diversos aspectos específicos da pessoa e o contexto no qual se encontra. Neste processo serão necessários muitos mergulhos no autoconhecimento e na autoanálise ou reflexão de si mesmo. Sempre tenha isso como referência, Speaker.

A confiança está totalmente ligada à capacidade de reconhecer defeitos e qualidades, ou seja, está amparada pela inteligência emocional. A partir do reconhecimento de fraquezas e qualidades, uma pessoa pode intervir inteligentemente de modo a trabalhar e otimizar seus pontos fortes e fracos.

Mas nem sempre a confiança se fará presente, pois muitas são as questões podem abalar a segurança de alguém que irá discursar ou estar em destaque para emitir algum tipo de informação.

Para superar este desafio utilizar técnicas atualizadas de oratória podem ser muito eficientes, impactando de forma muito positiva a capacidade de articular as palavras e de se expressar nas mais variadas situações.

Fato é que a confiança nas suas habilidades pessoais abre muitas portas e é ferramenta para criar oportunidades quando implementadas na medida certa. Afinal, excesso de confiança pode se assemelhar a arrogância, o que por sua vez pode comprometer a reação que espera do seu público.

Sempre dê margem para a flexibilidade e capacidade de ouvir pontos de vista diferentes e de reflexão.   

Sendo assim, quando em situação de discurso, apresentação para um público, seja ele pequeno ou grande, algumas diretrizes são importantes e fazem diferença no desenvolvimento de uma postura e fala confiantes. E sobre elas falo agora, speaker.

Conexão com o assunto

Se conectar profundamente ao assunto que será abordado é fundamental e desenvolver um interesse genuíno facilita muito o ganho de confiança sobre o que se vai falar. Quanto mais contato e experiência maior será a capacidade de expressar tal conteúdo.

Muitas vezes nos deparamos com tarefas que não são do nosso agrado, e é preciso nesse ponto agir e ter uma mentalidade estratégica, para tanto, se distanciar do problema para observar com amplitude pode trazer muitas soluções por dar a capacidade de visão por outros ângulos.

Então a melhor maneira de encarar uma situação assim é depositar energia em pesquisar, estudar e se dedicar a entender o que se pretende comunicar.

Conexão com o ouvinte

Conhecer o público é imprescindível para manter a confiança num discurso, não bastando somente dominar o assunto que será falado, afinal, quanto mais o público é conhecido mais ferramentas para criar conexão com o ouvinte, o locutor terá.

No mundo coorporativo se está constantemente a busca de soluções inovadoras, novos recursos e assim, quanto mais é compreendida a necessidade do ouvinte, maior será a capacidade de transmitir uma informação pertinente e confiante.

Elaboração de um roteiro

Esta é uma técnica simples de oratória, mas muito eficaz. Mapear o que se vai dizer, mirando o objetivo que se pretende atender, leva a um controle da sua apresentação. Desta forma, se apoiar num roteiro trará sentido à exposição e irá assegurar que todos os pontos importantes sejam abordados de forma lógica.

Administre o medo

Neste ponto retornamos ao conceito de inteligência emocional, porque apesar de ter feito a completa preparação do que se vai comunicar, nem sempre se torna suficiente para obter aquela dose de confiança extra e o nervosismo pode tomar conta do locutor.

Em cursos de oratória, esta capacidade de lidar com o desconforto nas apresentações é hiper treinada, dispondo de técnicas diversas que vão desde recursos psicológicos como também exercícios de respiração, técnicas de concentração e relaxamento.

Tornar o medo conhecido faz com que ele perca força a cada situação similar, então a prática levará a um preparo ao se relacionar com situações desafiadoras.

Seja positivo

A positividade é crucial e deve estar enraizada na mente de uma pessoa confiante. Manter uma atitude positiva perante os desafios, conduz ao sucesso.

Algumas pessoas alimentaram por tanto tempo padrões negativos em suas mentes, que transformar essa negatividade em positividade pode ser uma tarefa árdua, mas recompensadora para quem se empenha.

Uma técnica simples, mas muito poderosa é a de refletir sobre motivos para ser grato. Quando produzimos pensamentos de aceitação e gratidão, nosso corpo reduz os hormônios de estresse em cerca de 23% conforme pesquisas realizadas.

Encontre atividades que promovam relaxamento

Numa preparação para algo importante é normal que nos sintamos mais ansiosos, preocupações surjam, muitas vezes isso pode tomar mais tempo de trabalho e elaboração, que sobrecarregam e minam energia produtiva.

Pesquisas apontam que dedicar tempo ao relaxamento torna a produtividade muito maior. Para isso programar algo que você goste de fazer e, por um momento conseguir desligar do projeto ou preparação, terá um impacto positivo na sensação de confiança ao realizar tal discurso ou atividade.

Observe sua linguagem corporal

A forma como nos expressamos e a linguagem corporal serão espelhos do nível de confiança e isso influencia muito o quanto uma pessoa será ouvida.

Existem algumas poses de poder, que são posturas corporais, que se praticadas aumentam os níveis de confiança e cria um sentimento temporário de autoconfiança mais elevada.

Essas poses são conhecidas como: “o artista” quando se abre os braços para as laterais e palmas das mãos para cima cotovelos dobrados. Essa postura expande o tórax e traz uma informação sutil para a mente sobre confiança em si mesmo ou no que está sendo dito.

Outra pose muito utilizada por grandes oradores é o “super-homem”, quando as mãos são levadas na cintura, pernas afastadas e ombros para trás.

Conclusão

Com técnica e treinamento qualquer um pode se tornar mais confiante e refletir essa confiança em excelentes discursos e palestras, afinal acreditar em si mesmo é necessário para aprender novas habilidades, alcançar ótimas coisas e obter sucesso no que se propor a fazer. E você pode contar comigo se precisar, Speaker!