Comunicação na entrevista de emprego – Qual sua importância?

Importância de saber se comunicar em uma entrevista de emprego

Speakers, como estão?!

Hoje vamos falar sobre comunicação & entrevista de emprego.

Afinal, será que é mesmo importante saber se comunicar em uma entrevista de emprego? Sim, sim, mil vezes sim!!

Arrisco dizer que nos dias atuais, uma comunicação assertiva pode significar até 99% do  sucesso em uma entrevista de emprego.

– “Calma aí, Lívia, 99%?”

Sim, meu caro Speaker. Explico: Antigamente, como funcionavam os processos de seleção para uma vaga de emprego? Você enviava uma carta com seu curriculum, e se aprovado, recebia outra carta, ou um telefonema dizendo que você foi aprovado. E hoje? Você envia seu curriculum, e se ele tiver as qualificações necessárias, você passa pelo primeiro (de muitos) processo de seleção. Provavelmente se inicia aí a sua necessidade de se comunicar bem.

Primeira coisa que a empresa vai fazer caso tenha interesse é agendar um horário para entrevista-lo. E você terá que se apresentar, contar um pouco da sua experiência e porque se acha qualificado para a tal vaga. Muitas vezes essa etapa é feita presencialmente, mas algumas empresas já estão fazendo esse processo através de vídeo. Se você quiser saber mais sobre como se preparar para criar vídeos, criamos um artigo. De qualquer jeito, hoje em dia não basta ter um bom curriculum. Na verdade, ele será necessário para despertar o interesse na empresa em conhece-lo melhor. Uma vez dentro do processo de seleção, o que estará em jogo é a sua habilidade em se comunicar. É preciso apresentar-se com segurança. É preciso saber convencer. É preciso contar sua história de maneira interessante.

Um exemplo que costumo dar aqui no escritório é o seguinte: Uma pessoa do RH recebe milhares de curriculuns diariamente. Chama para a entrevista dois candidatos com formação e experiência praticamente idênticas. Qual o fator será decisivo para que ela faça a escolha dos candidatos, se a bagagem deles é praticamente a mesma? Acertou quem pensou na habilidade deles se comunicarem durante a entrevista. Isso é o que fará a recrutadora escolher somente um dois candidatos.

Nicole Richie Hair Flip GIF - Find & Share on GIPHY

Muito bem, entendido então o tal dos 99% que eu citei acima? Convencidos de que uma boa comunicação pode ser a sua grande chance de conseguir o cargo que você tanto sonha?! Agora vamos à parte prática!

“Lívia, me ajuda!! Preciso ir bem na minha entrevista de emprego”.

Como já dizia o “poeta” Chapolim Colorado, “Não criemos pânico!”

Dicas de como você pode se preparar para arrasar naquela entrevista de emprego

CRIE O SEU STORYTELLING

Em algum momento a recrutadora vai falar “conte um pouquinho sobre você”. Cuidado Speaker, é só um pouquinho mesmo. Aqui ela está analisando a sua habilidade de ser conciso. De ser direto e assertivo. Aqui não vale dizer como você era um bom aluno na escola ou quais desafios você enfrentou na sua primeira experiência como estagiário. Traga para seu discurso somente os momentos mais relevantes da sua carreira, e o que você aprendeu com aquela experiência, porque ela foi importante para seu crescimento.

Interview Job GIF - Find & Share on GIPHY

Aqui é importante ter uma estrutura de raciocínio com começo meio e fim, ordenando sua experiência em ordem cronológica.

FALE COM SEGURANÇA

Se logo no início você começar a titubear ou gaguejar, a recrutadora poderá achar que você está nervoso, ou pior, inseguro. Procure fazer exercícios vocais antes de entrar para a sala de entrevista. Fale de maneira assertiva.

Preste atenção na sua postura. Entre na sala com a coluna ereta e os ombros para trás. Evite olhar para o chão. Se puder, olhe nos olhos da entrevistadora. Ao cumprimenta-la, aperte sua mão com segurança (cuidado com exageros), ninguém gosta de aperto de mão com “mão mole”.

Procure responder o que ela lhe pergunta da maneira mais direta possível. Se ela perguntar como era seu relacionamento com seu chefe no antigo trabalho, responda rapidamente. “Bom. Os pontos que tínhamos maior alinhamento era x, y, z. Mas pensávamos de forma muito diferente quando discutíamos a,b,c”. Percebem nessa frase que a primeira frase foi: bom.? Poderia ser outra palavra, mas quero só mostrar para vocês que primeiro a gente responde o que nos foi perguntado, e só depois nos explicamos. Veja como isso é diferente de: “Então… Nós pensávamos de forma muito diferente quando discutíamos a,b,c… Apesar disso, nosso relacionamento era bom”. Assertividade, Speaker!

PREPARE SEU CORPO

Várias pesquisas já comprovaram que o nosso cérebro percebe nosso corpo e a partir disso pode produzir hormônios que nos fazem sentir bem, ou mal. Explico: Antes de uma entrevista é normal que fiquemos sentados ali no sofá, corcundas, tensos, com a cabeça abaixada mexendo no celular. O que seu cérebro entende disso? “Corcunda e cabeça para baixo? Vou liberar cortisol pois este cara está estressado”. No entanto, proponho que você faça o seguinte teste: Antes de uma entrevista de emprego, peça para ir ao banheiro. Chegando lá, faça movimentos com seu corpo que o faça se sentir bem (aqui vale até você colocar uma música boa no fone de ouvido). Erga seus braços, espreguice! Arrume sua postura, faça rápidos exercícios de alongamento. Solte seu pescoço, gire os ombros, respire profundamente. Mentalize que algo muito bom está para acontecer. Sabe o que seu cérebro vai “pensar”? “Hum, esse cara tá se sentindo bem… deixa eu liberar um endorfina aqui para ele se sentir bem…”

https://giphy.com/gifs/interview-job-MXtdiFdLmGSGc

Pode parecer uma grande maluquice isso, mas você pode ver detalhes sobre a pesquisa neste vídeo da AMY CUDDY no TED.

Então meu caro Speaker, da próxima vez, ajeite sua postura antes mesmo de entrar na sala de entrevista!

Sabemos que nosso país passa por um momento delicado e que o alto número de desemprego nos faz ficar ainda mais nervosos neste tipo de situação. O que recomendamos é que vocês se preparem para a entrevista. Cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência. Prestem atenção na roupa que irão vestir, e principalmente, no modo como irão se comunicar com a recrutadora.

Apresentação é tudo e as impressões que a recrutadora tem de nós são formadas rapidamente, por isso, capriche!!!

E se quiser se preparar para uma entrevista, conte com a The Speaker. Nossos cursos personalizados irão ajuda-lo a montar uma linha de raciocínio para que consiga contar a sua história de maneira assertiva e além disso, falar sobre você com segurança.

Quer dar um primeiro passo na sua jornada rumo à uma comunicação eficiente? Clique nesse botão e inscreva-se no nosso curso online de oratória e receba conhecimentos valiosos sobre comunicação e oratória.