Como saber quando alguém está mentindo?

Speakers! Como vocês estão?

Todo mundo já contou uma mentirinha aqui ou ali, não é verdade? Seja inventando uma desculpa para se livrar de um compromisso social, seja dizendo que aquele trabalho para entregar amanhã já está quase pronto (e ainda não está) ou mesmo usando o clássico “já estou saindo de casa” quando ainda nem trocamos de roupa.

Essas “mentirinhas”, que, cá pra nós, não enganam ninguém, não são sérias, nem mesmo prejudicam a nossa relação de confiança com os outros. No entanto, há pessoas que mentem compulsivamente e usam falsas informações para conseguir o que querem, seja na vida pessoal ou no trabalho.

Às vezes, é preciso lidar com situações desse tipo, sabendo identificar se estamos sendo enganados ou não e se aquela pessoa é mesmo confiável. Para isso, entender de comunicação é uma grande ajuda porque, através dela, conseguimos perceber certos sinais que nos avisam se alguém está mentindo ou falando a verdade.

Pensando nisso, na nossa conversa de hoje, separamos algumas técnicas que os especialistas indicam para identificar mentirosos ou mentirosas de plantão. Vamos lá?

Como detectar um mentiroso: sinais e dicas

Os especialistas dizem que, para detectar uma mentira, é preciso prestar atenção nos detalhes e brechas em tudo o que está relacionado à comunicação: expressões faciais, postura, gesticulação, olhar e, claro, na própria fala do possível mentiroso ou mentirosa.

A psicóloga – e especialista em comunicação – Amy Cuddy costuma dizer que “mentir é um trabalho árduo”. Sabem por quê? Porque a mentira nada mais é que uma história inventada e, muitas vezes, improvisada. E essa tal história tem a função de esconder outra – a real.

Para Amy, a maioria das pessoas não tem a capacidade intelectual para inventar toda uma história sem deixar passar nenhum erro ou brecha. Especialmente porque, quando mentimos, inconscientemente sentimos culpa ou medo de que o outro nos descubra.

Para saber se alguém está mentindo ou não (e encontrar esses erros ou brechas na mentira), podemos usar algumas técnicas. Separamos as principais. Confira!

  1. Procure contradições entre a fala e os gestos

Falar uma mentira não é tão difícil. O mais difícil, segundo os especialistas, é conseguir alinhar o corpo e as expressões faciais à nossa fala enquanto mentimos. Quando alguém fala uma mentira, está vivenciando emoções conflitantes e esse conflito acaba aparecendo nos gestos ou no olhar.

Se você quer saber se determinada pessoa está dizendo uma mentira, preste muita atenção nas ações que acompanham a fala, identificando se há um alinhamento entre essas duas formas de expressão.

Ficou difícil de entender, Speakers? Vamos imaginar juntos um exemplo: se alguém está contando uma história tranquila, mas o rosto tem uma expressão de preocupação ou incômodo, pode ser que está história não seja verdade.

Outras contradições são mais óbvias – mas acontecem bastante! Em alguns casos, as pessoas falam que sim com a voz, mas, sem querer, acabam acenando negativamente com a cabeça. Parece exagero, mas não é. Em situações de estresse, como ao contar uma mentira, pequenos e grandes deslizes acontecem.

  1. Faça contato visual

Intuitivamente, as pessoas tendem a desviar o olhar enquanto contam uma mentira. E fazem isso justamente para evitar que o outro (a “vítima” da mentira) consiga identificar as tais contradições entre fala e gestos das quais acabamos de conversar.

Na hora de falar com alguém, procure sempre manter o contato visual. Se a pessoa estiver mentindo, você terá mais facilidade de perceber. Se ela não estiver mentindo, manter esse contato fará com que a comunicação entre vocês seja mais completa e melhor! Ou seja: nas duas situações, você sai ganhando…

É importante lembrar que os mentirosos geralmente conhecem as técnicas para identificar uma mentira. Por isso, muitas vezes, sabendo que o outro sabe essa técnica de perceber desvios no contato visual, eles exageram a dose e acabam encarando as pessoas fixamente enquanto falam.

Há uma teoria que relaciona a direção em que olhamos ao que estamos fazendo. É assim: o lado direito é o lado da memória, por isso, quando alguém está conversando e olha para essa direção, quer dizer que está tentando se lembrar algo. Se a pessoa olha para o lado esquerdo, tem mais chances de estar mentindo, já que esse é o lado da criação.

Resumindo: se a pessoa olha muito para a esquerda, evita contato visual ou se exagera na hora de fazer esse contato, é possível que esteja falando alguma mentirinha (ou mentirona!).

  1. Preste atenção no tom de voz

Como costumamos dizer aqui na The Speaker, a voz é um instrumento da comunicação. Com ela, conseguimos expor nossas ideias e opiniões. Se sabemos como usá-la, podemos tornar a nossa fala mais interessante e convidativa. Por outro lado, a voz também pode demonstrar que estamos inseguros ou mentindo.

Geralmente, quando uma pessoa está contando uma mentira, sua voz não sai no tom normal. Em situações assim, a voz fica trêmula, sem ritmo e sem firmeza. O tom de voz também fica diferente: ou excessivamente grave ou agudo.

Algumas pessoas falam mais baixo quando mentem, parecendo que projetam a voz de uma forma mais reservada. Aquele famoso “falar para dentro”, sabem como?

Para identificar uma mentira, preste atenção na voz do outro. Ela fala muito mais do que a gente imagina! Uma boa dica é também perceber se a outra pessoa está usando mais pausas do que o normal. Se estiver, pode ser sinal de uma mentira.

Ninguém gosta de ser enganado, não é verdade, Speakers? Hoje em dia, com tantas notícias e histórias falsas circulando nas redes, saber como identificar uma “fanfic” na vida real é bastante útil.

Esteja atento a todas as dicas que separamos hoje: elas podem ajudar bastante a identificar uma mentira! E lembre-se: assim como você, as outras pessoas sabem como reconhecer uma inverdade. Portanto, procure ser o mais sincero possível, tanto na vida pessoal quanto na profissional! Você sairá ganhando!

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami