Curso de oratória: O que pode fazer por você?

Olá, Speaker!

A importância da oratória na nossa vida é, hoje, inquestionável. A necessidade de saber se comunicar de forma assertiva é um pré-requisito para diversos momentos da nossa trajetória profissional, desde a etapa de conseguir um bom emprego até para sermos líderes de referência na nossa área de atuação.

Hoje, ter uma comunicação apenas “aceitável” não é mais suficiente. Para termos sucesso, é preciso uma comunicação impecável, segura e assertiva. E o caminho para adquirirmos essa habilidade é: prática, estudos e dedicação.

Os cursos de oratória são ferramentas muito eficazes para quem precisa melhorar a oratória. Afinal, nesses espaços, recebemos orientações de profissionais capacitados e que poderão atender às nossas demandas e necessidades individuais.

Se você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um curso de oratória, confira a lista que fizemos com alguns dos muitos aprendizados que um curso de oratória pode proporcionar a você!

Superar o medo de falar em público

O medo de falar em público ou de qualquer situação que envolva exposição de fala (como uma entrevista de emprego ou reunião de trabalho, por exemplo) é real e prejudica a vida de muitas pessoas. No entanto, superar esse medo faz parte do processo de aprimoramento da própria comunicação.

Isso acontece porque, ao investirmos tempo e dedicação para desenvolvermos as habilidades de oratória, estamos nos preparando para sermos bons comunicadores. E, ao nos sentirmos mais preparados, aumentamos consideravelmente a nossa autoconfiança. Sendo assim, aos poucos, o medo de falar em público vai ficando para trás, dando lugar a outros sentimentos mais positivos.

Transmitir uma boa imagem pessoal

Vocês com certeza já ouviram aquela famosa expressão que diz que a primeira impressão é a que fica, não é verdade? Não sei dizer se isso acontece em todos os momentos da nossa vida, mas posso afirmar com certeza que transmitir uma boa imagem pessoal é um fator importantíssimo em qualquer situação.

Bem, e como a comunicação nos ajuda a transmitir uma boa imagem? De MUITAS formas! Se sabemos nos comunicar bem e falamos com as pessoas de uma maneira interessante e clara, teremos uma imagem que inspira credibilidade e confiança, aspectos essenciais para uma boa imagem pessoal.

Por outro lado, durante os cursos de oratória, aprendemos técnicas de linguagem não-verbal, que também são muito importantes. Ao aplicá-las, iremos transmitir uma imagem de confiança antes mesmo de começarmos a falar, através da nossa postura corporal, do contato visual que adotamos com as pessoas e até mesmo do modo como gesticulamos.

Expressar ideias com clareza

Como costumo dizer aqui na The Speaker, ter uma boa ideia não é suficiente. É preciso saber COMO expressar essa ideia para o mundo. E isso, Speakers, só será possível através de uma comunicação assertiva.

Nos (bons) cursos de oratória, um dos itens de maior destaque é a capacidade de estruturar o raciocínio de forma organizada, encontrando formas eficazes de transmitir ideias e conhecimento para as pessoas.

Se você consegue organizar seu raciocínio, será capaz de expressar com clareza as suas opiniões, seus desejos, suas inquietudes e suas ideias. Dessa forma, será mais fácil persuadir as pessoas, mostrando a elas argumentos contundentes e claros.

Saber usar a própria voz

A voz é uma ferramenta e um dos passos essenciais para ser um bom comunicador é, justamente, saber como utilizá-la. Nos cursos de oratória, você aprenderá técnicas para potencializar a sua voz, adotando volumes, tons e ritmos de fala condizentes com o seu público e sua apresentação.

Além disso, ao saber usar a própria voz, você será capaz de entender a enorme importância das pausas durante a fala e conseguirá aplicar momentos de silêncio da forma correta, aumentando, assim, a eficácia da sua comunicação oral.

Os grandes comunicadores da história entendiam que a voz é uma ferramenta e que, se usada de maneira correta, pode melhorar consideravelmente um discurso.

Ter uma boa linguagem corporal

A comunicação é o conjunto de inúmeros fatores que envolvem linguagem verbal (a nossa fala) e linguagem não verbal. Um bom comunicador consegue fazer com que esses dois aspectos da comunicação estejam em harmonia.

Nos cursos de oratória, você aprenderá técnicas para ter uma boa linguagem corporal, sendo capaz de gesticular de forma correta, mantendo contato visual com as pessoas da sua plateia e compreendendo a importância das expressões faciais durante uma exposição oral.

Ter uma boa linguagem corporal é de enorme importância e, infelizmente, muitas pessoas subestimam essa outra face da comunicação, focando apenas no conteúdo da apresentação.

Como saber se preciso de um curso de oratória?

Já conhecemos alguns dos principais motivos para fazer um curso de oratória, mas como saber se realmente precisamos deles?

Se você sente muito medo de falar em público e constantemente vê essa ansiedade se manifestar em sintomas físicos, como “brancos”, tremores, suor excessivo e problemas de fala, o curso de oratória é mais que necessário.

Mas esse não é o único sinal de que precisamos de um curso de oratória!

Para saber se investir em um curso de oratória é uma boa ideia, faça a si mesmo algumas perguntas:

– Nas minhas apresentações, consigo prender a atenção do meu público?

– As pessoas do meu trabalho entendem o que eu falo durante as reuniões?

– Costumo me sentir frustrado após as minhas apresentações em público?

– Evito situações que envolvem exposições de fala?

Com essas reflexões, você saberá o que fazer para impulsionar a sua carreira. Se precisar de ajuda para decidir, confira o nosso post aqui no blog sobre o assunto e descubra se você precisa de um curso de oratória.

É importante estar atento na hora de escolher um curso de oratória. Na internet, estão disponíveis vídeos sobre o assunto, mas nem sempre os profissionais que publicam esses vídeos estão capacitados para falar sobre oratória e acabam ensinando técnicas ultrapassadas ou ineficazes.

Aqui na The Speaker, nós respiramos oratória e estamos sempre atentos às novidades sobre comunicação. Temos cursos online e presencial (se precisa de ajuda para saber qual é o melhor para você, veja a nossa conversa sobre isso) e ficaremos felizes em fazer parte da sua história!