Danone: case de comunicação

Olá, Speakers!

Hoje vou compartilhar com vocês mais um case de treinamento aqui da The Speaker, dessa vez com o pessoal da Danone Nutrição, no eixo Rio – São Paulo.

O treinamento foi direcionado para 160 colaboradores da área da nutrição, que precisam dialogar constantemente com médicos e profissionais da saúde para levar informações sobre a parte nutricional dos produtos da marca Danone.

A grande dificuldade dessa equipe estava no fato de que, ao falar sobre a parte nutricional dos produtos da Danone, não pode ser feita propaganda dos produtos. Ou seja, as apresentações para os médicos e profissionais da saúde devem focar-se apenas em repassar informações relevantes sobre os diversos produtos da marca.

 

Como foi o workshop?

O workshop aconteceu no eixo Rio-São Paulo e os 160 participantes foram divididos em oito equipes. Ao nos organizarmos dessa forma, nossa intenção foi tornar o treinamento ainda mais individualizado e, assim, conseguir suprir demandas específicas, além das orientações gerais para o grupo.

Para trabalharmos o desafio de fazer esse tipo de apresentação sem propagar os produtos e transmitindo as informações sobre a parte nutricional de modo claro e assertivo, focamos em quatro pilares fundamentais da Comunicação e Oratória:

– Escuta ativa: exercitar a necessidade de ouvir o outro e conseguir comunicar com esse outro de forma mais direta, fazendo com que o entendimento da mensagem seja mais fácil e rápido;

– Desenvolvimento e organização da mensagem: transmitir informações sobre a parte nutricional dos produtos da Danone demanda uma organização de raciocínio. Para terem credibilidade junto aos médicos e outros profissionais da saúde, os colaboradores da Danone precisavam saber transmitir as informações com segurança, estruturando suas falas e tornando as apresentações mais interessantes e diretas;

– Exercícios de voz e dicção: a voz é uma ferramenta e, como tal, precisa ser utilizada de forma adequada. Durante as apresentações, os profissionais da Danone precisam falar de forma inteligível, em um volume, tom e velocidade corretos de voz.

– Exercícios sobre linguagem não-verbal: parte importante de qualquer apresentação é conseguir gesticular de modo correto, mantendo uma boa postura corporal e estando atentos às expressões faciais. Por isso, incluímos esses fatores no nosso workshop.

 

Quais foram os resultados do workshop?

Ao final do workshop, os integrantes da equipe de nutrição da Danone estavam aptos para se comunicarem de forma assertiva e mais direta, focando no repasse de informações sem fazer propagandas dos produtos.

Depois do treinamento, ficou mais fácil estar atentos também à comunicação não-verbal, conseguindo utilizar a voz como uma ferramenta comunicativa, mantendo boa postura corporal e expressões faciais compatíveis com o conteúdo da apresentação.

Apesar de também estarem na área da saúde, existem diferenças de vocabulários entre a equipe de nutrição e os médicos com os quais dialoga. Por isso, ao conseguirem aprimorar suas habilidades de oratória, os integrantes passaram a ter as ferramentas necessárias para melhores apresentações, com mais clareza, apesar das diferenças entre os vocabulários e de termos de nicho.

Confira abaixo o treinamento dos participantes:

 

 

 

 

 

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