Líderes têm algo importante a dizer – Como fazer isso de forma eficiente e inspiradora?

Olá, Speaker!

Líderes são formadores de opinião. São profissionais que inspiram. Que têm a capacidade e a oportunidade de incentivar outras pessoas. Líderes, definitivamente, têm algo importante a dizer.

O como se diz é tão importante quanto o que se diz. Por isso mesmo, profissionais de liderança, de cargos de diretoria e C-Level estão intrinsecamente ligados à comunicação, à boa expressão e oratória.

Justamente por ocuparem posições de poder, estão em maior evidência, são mais analisados e, consequentemente, julgados. Logo, a atenção ao que se diz e ao como se diz deve ser ainda maior e mais cuidadosa.

Diante disso, desenvolvemos o treinamento direcionado para Alta Liderança e C-Level. No artigo de hoje, vou contar mais sobre esse curso. Além disso, separei algumas técnicas que considero indispensáveis para líderes. Confira!

Sou líder, como me comunicar de um modo eficaz e inspirador?

Habilidades de comunicação estão ligadas à inteligência emocional e esse é um dos motivos pelos quais são necessárias a todos os profissionais, sem exceção. Contudo, para líderes, isso não é apenas necessário, mas, sim, fundamental.

A rotina de alguém que lidera depende – e muito – da comunicação. Líderes estão em contato com várias pessoas a todo o tempo. Pessoas de áreas diferentes, com perfis distintos e know-hows diversos.

Como, então, se comunicar de uma maneira eficaz e inspiradora com todo tipo de público?

Nesse sentido, algumas técnicas e competências são imprescindíveis, a saber:

– Adapte e personalize a sua fala

Liderança tem a ver com inspirar. As pessoas tendem a se inspirar naquilo que faz sentido para elas. Logo, personalizar a sua fala e adaptar a maneira como se comunica de acordo com a sua audiência é uma habilidade importante.

Não adianta dialogar da mesma maneira sempre. Afinal, os diversos públicos e perfis se inspiram e se comovem por razões diferentes, justamente porque suas vivências e realidades também são distintas entre si.

– Organize o seu raciocínio de modo claro e conciso

A ordem é determinante para que uma mensagem seja, de fato, compreendida. Como fazer com que seus liderados assimilem suas orientações se não compreenderem o que você diz?

Ou de que forma esperar que alguém se inspire com um discurso seu, sem pensar em alternativas para que esse discurso seja acessível, bem organizado e direto?

A organização de uma fala depende da organização do pensamento. Aprender a alinhar suas ideias também é uma habilidade que se adquire através da prática. Com o tempo, passa a ser algo naturalizado em você.

– Impulsione valores positivos

Líderes precisam abordar vários tipos de assuntos: emotivos, positivos, delicados, complexos. Bons comunicadores têm a habilidade de impulsionar valores positivos, seja qual for o cunho do tema abordado.

Impulsionar valores positivos é, aliás, a maneira mais eficiente de formar opiniões, de inspirar. É, ainda, uma estratégia para ajudar as pessoas a potencializarem o que têm de melhor. Tudo isso é comunicação. É prática.

– Aprenda a usar a emoção e o humor como estratégias

Por falar em estratégias de comunicação, o humor e a emoção são algumas das mais potentes. Com o bom senso necessário, podem ser aplicados em diversas situações de fala – tanto naquelas mais especiais quanto em diálogos cotidianos.

O humor é potente no sentido de “quebrar o gelo”, criar conexões, desanuviar ambientes tensos. Já a emoção é valiosa para gerar empatia, humanizar e convencer.

– Aprimore a maneira como dá feedbacks

Diretores ou gestores de variados nichos têm, muitas vezes, a missão de dar feedbacks para seus liderados. Feedbacks, se bem aproveitados, são instrumentos determinantes para o bom andamento de um grupo e empresa.

A maneira como um gestor dá feedbacks está atrelada às suas habilidades de comunicação: ser claro, conciso, motivador. Tudo isso pode ser potencializado em um feedback, impulsionando a identidade da marca como um todo.

– Familiarize-se com a Era Digital

Além das muitas e constantes situações de exposição de fala presenciais, a realidade contemporânea exige uma presença também no digital. Reuniões online, gravação de vídeo, participação em lives e entrevistas são apenas algumas dessas demandas.

É importante compreender que o digital tem especificidades e que, justamente por isso, é prudente saber adaptar a fala e a linguagem-não verbal nesse contexto.

Alta liderança e C-Level: o treinamento para quem está sempre em foco

Todas as habilidades e competências que vimos até aqui demandam tempo para serem desenvolvidas e aperfeiçoadas. Diante disso, criamos um treinamento específico para líderes: o de Alta Liderança e C-Level.

Ninguém melhor para entender os desafios de um líder do que outra líder. Por essa razão, este treinamento é ministrado diretamente por mim. A minha intenção foi desenvolver uma solução exclusiva para profissionais de grande influência e poder.

Não é fácil estar sempre em evidência, ser observado, julgado. Mas é assim que os líderes inspiram suas equipes, seus liderados, seus clientes.

Por isso mesmo, a atenção à expressão e à comunicação interpessoal é determinante para esses profissionais.

Hoje, falar em público é um requisito para líderes. Durante as sessões individuais, desenvolveremos os três pilares da comunicação: Conteúdo. Voz. Corpo. Tudo isso em harmonia com o poder de influência e persuasão – centrais para a liderança.

Como líder, quais são as habilidades que você considera mais urgentes? O que você gostaria de modificar na sua comunicação interpessoal?

Fazer essas reflexões é importante para alguém que deve se reinventar e se adaptar a todo momento. Para saber mais sobre este treinamento, entre em contato com a minha equipe!

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