Medo de falar em público?

Como evitar o medo ou pânico quando falar a um público ou plateia?

                                       “Antes de iniciar uma apresentação uma lista de coisas que poderiam dar errado passava pela minha cabeça”.

Toda vez que eu termino uma palestra sempre vem alguém me perguntar se é mesmo verdade que eu tinha medo de falar em público. Parece impossível acreditar: Eu sou tão desenvolta, faço brincadeiras, a impressão que se dá é que eu nasci pros palcos!

Grande engano, meu caro leitor. Mais do que medo, eu tinha verdadeiro pânico, (pavor) de falar em público. Meus sintomas eram: Taquicardia, voz trêmula, tremores nas mãos, branco, e em casos extremos, acessos de riso.

Antes de iniciar uma apresentação uma lista de coisas que poderiam dar errado passavam pela minha cabeça: E se eu começar a rir e nunca mais parar? E se perceberem que estou tremendo? E se eu tiver um branco? E se… e se…Toda a minha vida fugi deste tipo de situação. Dor de barriga, problema de saúde, o que não faltava eram desculpas para não comparecer. Sim, esta fui eu, durante muitos e muitos anos.

Mas um dia eu resolvi tirar isso da minha frente e resolver de uma vez por todas. Como pode uma fonoaudióloga passar o dia inteiro ensinando pessoas a falar corretamente, mas ter ansiedade de falar em público?

Além de técnicas de oratória

Fiz cursos tradicionais de oratória no Brasil, mas aqui não encontrei nada que tenha me ajudado de verdade. Fui para os Estados Unidos, e o primeiro passo assertivo que eu dei nesse sentido, foi contratar uma coach em Manhattan para me treinar. Depois, participei de um curso na NYU, com o prof. David Purdy. Lá aprendi o que há de mais atual em “presentation skills”: comunicação assertiva, dinâmica, que vai além das técnicas que eu ouvia repetidamente aqui no Brasil, como “não cruze os braços”, “não ponha a mão no bolso”!

Querem saber o que funcionou pra mim? Ter alguém ao meu lado, em um momento “behind the scenes”, sem ninguém me ver. Poder praticar e praticar do lado de um profissional. Conhecer técnicas, saber o que é bem visto. Encontrar meu próprio estilo de comunicadora e poder explorar o que serve, ou não, pra mim! Sou bem humorada no meu dia a dia, e percebi que isso poderia ser usado a meu favor nas apresentações.

Falar em público é capacidade que toda pessoa pode desenvolver

Por isso que eu digo tantas vezes, meu caro leitor, não é dom, é técnica! Digo por experiência própria, de quem hoje sente muita satisfação em falar em público! Hoje meu corpo entende que aquela energia toda que me paralisava, serve na verdade para me mover, para me energizar, para que eu possa transmitir aos outros o que eu mesma aprendi!

Quer aprender?! Vem com a gente. Nossa empresa está pronta para receber você, seja para um treinamento in company, individual, ou mesmo online. Recebemos todos aqueles que nos buscam para conseguir ajuda nessa empreitada com muito carinho e respeito.

Além da Oratória. Comunicação de verdade.

5 (100%) 1 vote

One thought on “Medo de falar em público?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami