Oratória comercial: você pode estar perdendo vendas!

Olá, Speakers!

A habilidade de comunicar bem com as outras pessoas é um pré-requisito para profissionais das mais diversas áreas, especialmente hoje, quando a necessidade de expressar bons resultados é, por vezes, tão importante quanto alcançá-los.

Ainda assim, algumas profissões dependem mais diretamente de uma boa comunicação, por serem pautadas no diálogo constante entre uma empresa/marca e seus clientes. Aqueles que se dedicam à área comercial – e que, portanto, lidam com vendas e com ações de expansão da marca – são exemplos desses profissionais que precisam (sim ou sim) de uma boa comunicação.

Para vender um produto, expandir uma marca, firmar parcerias… é preciso saber se comunicar com muita clareza e ter em mente tudo o que é necessário para dialogar assertivamente com clientes e potenciais clientes.

Na nossa conversa de hoje, falaremos sobre oratória comercial e de que modo uma má comunicação pode prejudicar aqueles que trabalham com vendas. Confiram algumas técnicas que serão úteis para todos que trabalham nessa área!

Oratória comercial: por que profissionais dessa área precisam de uma boa oratória?

O Departamento Comercial de uma empresa tem um papel importantíssimo, afinal, os profissionais desse setor são os responsáveis por tudo o que está relacionado às vendas e à expansão da marca, através do contato com clientes, investidores e/ou parceiros.

No que tange às vendas, podemos separar dois tipos principais: a venda de produtos e a venda de serviços. De uma forma ou de outra, quando esses profissionais vendem algo, estão, na verdade, vendendo uma ideia.

A oratória comercial é, portanto, aquela que se foca nesse âmbito, levando em consideração os aspectos específicos das relações comerciais. Relacionadas diretamente à persuasão, as técnicas da oratória comercial modificam o dia a dia corporativo e, se bem aplicadas, são capazes de auxiliar no aumento de vendas e na fidelização de clientes.

Geralmente, profissionais da área de vendas são altamente capacitados e conhecem muito a identidade da marca, as características dos produtos ou serviços vendidos e a dinâmica financeira. No entanto, em muitíssimos casos, têm dificuldades de estruturar o raciocínio e transmitir para clientes e investidores todo esse conhecimento.

Vale ressaltar que comunicação está diretamente ligada à forma como nos comunicamos e apresentamos o que sabemos (nesse caso, informações sobre marcas, serviços e produtos).

Sendo assim, a grande dificuldade daqueles que atuam no setor comercial é organizar o pensamento na hora de negociar e encontrar a forma ideal para conversar com clientes e investidores.

Como uma má comunicação pode prejudicar as vendas?

Para que uma compra se concretize, aquele que vende deve saber representar muito bem a marca à qual representa, dominando as características do produto ou serviço e sendo capaz de fornecer todas as informações que, por ventura, o cliente possa solicitar.

Geralmente, um vendedor que gera empatia no seu cliente tem uma facilidade maior de concretizar um negócio. E essa empatia acontece a partir de uma comunicação assertiva, com técnicas de persuasão bem desenvolvidas e aplicadas – tanto no que diz respeito à linguagem verbal (o conteúdo em si) quanto à linguagem não-verbal (gesticulação, contato visual, postura).

Uma má comunicação prejudica as vendas em MUITOS aspectos. O primeiro deles é que uma comunicação ineficaz não consegue transmitir a qualidade do que é vendido. Logo, o cliente ou investidor não tem acesso a essa informação e deixa de consumir algo simplesmente porque não soube ser informado do quão bom é o produto ou serviço em questão.

Falar com muitos rodeios, fornecer informações equivocadas, transmitir uma ideia que não condiz com a identidade da empresa e expressar-se de forma pouco acessível são equívocos que atrapalham diretamente as vendas. E todos eles estão relacionados à comunicação.

Como aprimorar as habilidades de comunicação para impulsionar vendas?

Bem, Speakers, para aprimorar as habilidades de comunicação, é preciso lapidar a própria oratória, livrando-se de vícios comunicacionais e adquirindo outras capacidades, como, por exemplo, saber estruturar o raciocínio.

A melhor forma de impulsionar as vendas de uma empresa é proporcionar, à toda equipe da área comercial, um treinamento focado em oratória. Dessa forma, alinha-se o discurso de todos os colaboradores e logra-se uma comunicação condizente com o perfil da marca, dos seus clientes e investidores.

Como é o treinamento da The Speaker para equipes da área comercial?

A The Speaker tem um forte direcionamento corporativo, já que sempre nos chamou a atenção esse universo e suas demandas específicas.

O nosso treinamento em oratória para o setor comercial, direcionado para equipes que trabalham com vendas, geralmente é realizado na modalidade in company. Ou seja, todos os colaboradores do setor participam simultaneamente do workshop, que é totalmente pensado para atender o perfil individual da marca.

Nesse treinamento, trabalhamos os pilares principais para uma boa comunicação, especialmente em situações que demandam exposição de fala, como uma negociação e venda.

Durante o workshop na The Speaker, além do suporte teórico sobre técnicas de oratória, são propostas práticas de apresentações, para que o conteúdo possa ser, de fato, apreendido e aplicado durante as etapas que levam à venda de um produto ou serviço.

Entre os aspectos trabalhados nos treinamentos para equipes de vendas, focados na oratória comercial, estão, por exemplo:

– Transformação total do padrão comunicativo dos colaboradores;

– Colaboradores capazes de organizar seu raciocínio e estruturar suas ideias numa sequência lógica e assertiva em todos os tipos de exposição de fala;

– Alinhamento de discurso: todos os colaboradores da equipe de vendas se apresentam de maneira alinhada à identidade coorporativa;

– Colaboradores aptos a apresentar a empresa/uma ideia/um produto de modo claro, assertivo e rápido.

Muitas empresas já participaram de nossos treinamentos direcionados para equipes do setor comercial. Nesses workshops, identificamos uma realidade bastante comum: os profissionais dessa área têm amplos conhecimentos sobre os produtos e sobre a marca que representam e não lhes falta entusiasmo e vontade de vender. No entanto, sentem dificuldades em direcionar esse entusiasmo, expressando seus conhecimentos de uma forma que seja persuasiva.

Investir em treinamentos de oratória é uma forma de dar a essas equipes as ferramentas que necessitam para evoluir profissionalmente. Hoje, as grandes empresas já entenderam a enorme importância da comunicação para o sucesso de qualquer empreendimento e, por isso, apostam em treinamentos em oratória.

Fale com a gente, conheça mais sobre o nosso treinamento e traga a mudança que a sua empresa necessita!

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