Em quais momentos um treinamento em oratória vai me ajudar na minha vida profissional?

Speakers! Como vocês estão?

Quando começam um treinamento em oratória, as pessoas costumam ter muitas expectativas, já que, hoje, ninguém mais duvida da enorme importância da comunicação no trabalho e na vida pessoal.

As mudanças positivas não demoram a aparecer para todos que passam a se dedicar em ter uma boa oratória. Afinal, quem consegue se expressar com clareza tem um enorme poder nas mãos, aplicável nas mais diferentes situações.

Sendo assim, em quais momentos um treinamento em oratória ajuda na nossa vida profissional? É exatamente sobre isso que falaremos no nosso artigo de hoje. Vamos lá?

Apresentações de trabalhos

Muitas pessoas associam as habilidades de oratória apenas ao universo profissional, quando já temos um emprego ou uma profissão definida. No entanto, as exigências quanto à boa comunicação começam bem antes e já temos que conviver com situações de exposição de fala na universidade e até mesmo na escola. E um treinamento em oratória pode ajudar bastante nesses momentos.

A verdade, Speakers, é que – salvo raras exceções – as escolas e faculdades brasileiras estão longe de dar à oratória a importância que o mercado exige. Os estudantes se formam com pouquíssima base e têm de enfrentar exposições orais com pouca ou nenhuma orientação.

Um treinamento em oratória pode, portanto, fazer diferença quanto a isso. Ao começar a investir nessas habilidades desde cedo, a trajetória profissional será muito mais fácil. Um bom exemplo de quando os treinamentos ajudam as pessoas antes mesmo de terem um diploma é a apresentação de trabalho, especialmente o TCC.

No TCC, boa parte da nota é resultado da apresentação oral do trabalho. Por isso, ter o mínimo de domínio sobre as técnicas de oratória é mais que essencial, já que a aprovação no TCC é um dos pré-requisitos para o diploma universitário.

Entrevistas de emprego

Já falamos um pouco sobre a importância da oratória na nossa vida estudantil, certo? Então, agora, é preciso citar outro momento em que um treinamento em oratória pode ajudar a vida profissional: as entrevistas de emprego.

O mercado hoje parece estar cada dia mais competitivo, especialmente em tempos de crise, com altos índices de desemprego. Não é difícil perceber que a velha prática de apenas analisar currículos ficou para trás e que, agora, a performance dos candidatos durante a entrevista tem um peso igual ou maior aos diplomas e experiências que possui.

Por tudo isso, um treinamento em oratória para aqueles que ainda estão em busca de emprego é uma ferramenta bastante eficaz. Primeiro, porque, ao conseguir aplicar as técnicas de oratória, o candidato se expressa com mais clareza e será capaz de transmitir uma boa imagem aos recrutadores.

Além disso, durante o treinamento, se pode aprimorar as capacidades de organização de raciocínio, postura, uso da voz e gesticulação, fatores que impulsionam a performance numa entrevista de emprego.

Vale lembrar, ainda, que ter no currículo um curso de oratória é um ponto a favor, já que, além de mostrar na prática que é um bom comunicador, o candidato comprova que estudou e se capacitou para a grande demanda atual: saber falar em público de forma assertiva.

Reunião com colegas e chefes

Já com um emprego em mãos, as exigências quanto à oratória não diminuem. Pelo contrário: no âmbito corporativo, saber se comunicar de forma assertiva é um requisito para ascender na profissão.

Sendo assim, alguns dos momentos nos quais um treinamento em oratória vai ajudar são as reuniões de equipe, com colegas, chefes e supervisores. Como eu costumo dizer aqui na The Speaker, atualmente não basta apenas ser bom em algo, mas é preciso expressar essas qualidades.

Em outras palavras, para ascender na carreira, não adianta ter resultados invejáveis se não soubermos comunicar esses resultados dentro da nossa empresa. Fazer isso de um modo claro e coerente é algo que se conquista através de uma boa oratória.

Reunião com clientes

Da mesma forma como acontece na comunicação dentro da empresa, um treinamento em oratória pode impulsionar a relação de um profissional com seus clientes, independente da área em que atua.

Para mostrar um projeto, discutir preços, explicar sobre prazos e custos, é imprescindível uma boa oratória. E isso influencia em todas as profissões: um médico ou outro profissional da saúde precisam saber como comunicar com seus pacientes; um arquiteto deve ter a capacidade de se expressar bem para mostrar um projeto; um especialista em TI precisa saber ouvir as demandas dos seus clientes e conversar com eles sem abusar de termos técnicos…

Nessas e em outras profissões, dominar a oratória é uma habilidade fundamental. Através de uma boa comunicação, é mais fácil conseguir fidelizar clientes, o que, hoje, com altas demandas de profissionais, é importantíssimo para ter estabilidade.

Apresentações em seminários ou palestras

Como eu disse ali em cima, no mundo corporativo atual, ser capaz de falar sobre resultados é tão importante quanto obtê-los. Por isso, as empresas se dedicam cada vez mais à prática de apresentações, seminários e palestras.

As empresas (grandes, médias ou pequenas) já entenderam a enorme importância da comunicação. Como tudo hoje é globalizado, é necessário compartilhar resultados – tanto com outras empresas quanto com o seu próprio público.

Sendo assim, uma das exigências feitas aos profissionais é, justamente, a capacidade de falar bem em público e lidar da melhor forma possível com situações que envolvem exposição de fala.

Por isso, esse é outro momento em que um treinamento em oratória pode ajudar. Ao receber a capacitação necessária, o profissional se sentirá apto a expor seus resultados e representar a imagem da sua empresa. Com as orientações corretas, não terá dificuldades para isso.

Esses são alguns dos principais contextos nos quais um treinamento em oratória é um fator determinante. Fale com a gente, saiba mais sobre nossos cursos e esteja preparado para todos esses desafios da sua trajetória profissional!

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami