Os melhores discursos de CEOs

Os grandes CEOs (que significa Chief Executive Officer, o equivalente a um Diretor Executivo), em sua maioria, são conhecidos pelos incríveis e belíssimos discursos.

Já é de se esperar que alguém que ocupa um cargo de tamanha importância dentro de uma organização tenha grandes habilidades de comunicação e oratória, mas, ainda assim, é preciso dar um crédito maior aos que conseguiram se destacar.

A verdade é que nós não nascemos com a habilidade de comunicar bem emoções e motivar pessoas, mas conseguimos desenvolver essa arte com esforço, dedicação e paciência.

Hoje, nós vamos elencar e falar um pouco sobre os grandes discursos feitos por CEOs. Confira a seguir na íntegra!

Antes de tudo, qual é o papel de um CEO dentro de uma empresa?

Muito embora os CEOs sejam conhecidos por motivar os líderes e colaboradores com palavras de ânimo, essa não é a sua principal atribuição dentro de uma empresa.

No fim das contas, a comunicação é sim um pilar importantíssimo para o CEO desempenhar seus diversos papéis com excelência, mas definitivamente não é a sua única atribuição.

Fazendo uso de suas habilidades na oratória, o CEO deve ser responsável, por exemplo, por deixar alinhado quais são os verdadeiros valores daquela instituição, reforçando sempre qual é a sua missão.

Com os valores e a missão bem fortalecidos, é muito mais provável que os colaboradores tenham êxito em suas metas, afinal, estão cientes do que é importante prezar no trabalho e qual é o seu objetivo final.

Sem uma pessoa responsável por transmitir esses valores corretamente, é provável que a empresa fique dividida, ocasionando um déficit de produtividade e um eventual prejuízo financeiro.

Além disso, o CEO também precisa estar sempre em comunicação com os líderes dos times. Considerando que normalmente existe um número muito grande de colaboradores numa empresa, é inviável que o CEO se comunique diretamente com todos.

A única forma de manter uma comunicação dos altos cargos com os colaboradores é através dos líderes de setores.

Sendo assim, o CEO precisa estar próximo dos diversos times, de forma a entender as necessidades particulares de cada setor: vendas, marketing, recursos humanos, financeiro.

Um CEO que está a par de tudo o que acontece dentro da empresa é um CEO que tem mais chances de conter situações de crise e evitar prejuízos futuros.

Dessa forma, entramos numa próxima atribuição do CEO: ter uma visão estratégica dos negócios.

É ele o responsável por ter um olhar atento às necessidades da empresa para alcançar os objetivos e metas, sempre tendo o cuidado de ter uma visão de mercado.

A verdade é que o mercado é extremamente competitivo e, se o CEO não tiver um olhar estratégico, é provável que a empresa não cresça, o que pode gerar prejuízo financeiro e, eventualmente,até  ir à falência.

O que torna um CEO alguém capaz de fazer discursos memoráveis e históricos?

Sem a capacidade da oratória, não seria possível que um CEO conseguisse fazer apresentações de arrepiar, impulsionando o público e os colaboradores.

Então, é essencial que o CEO esteja bem treinado na arte de se expressar bem com as palavras. O que não significa, necessariamente, escrever bem.

Um fato curioso é que muitas vezes são outras pessoas que escrevem os discursos, ficando para o CEO apenas a responsabilidade de ensaiar e se expressar corretamente.

Mas, vamos ao que interessa: conferir alguns dos melhores discursos feitos por CEOs.

Quais são os melhores discursos feitos por CEOs?

Separamos alguns dos principais nomes que fizeram história com seus discursos. Confira abaixo:

Steve Jobs (1955-2011)

Até hoje, mais de uma década depois de sua morte, Steve Jobs continua sendo lembrado como uma das maiores figuras modernas de liderança, além de ser lembrado pelos seus grandes discursos em diversas ocasiões.

No entanto, como só podemos escolher um, vamos falar sobre o discurso feito durante a colação de grau da turma de 2005 da Universidade de Stanford.

Nesse discurso, o CEO da Apple e da Pixar relembra momentos que marcaram a sua história e lhe trouxeram grandes ensinamentos, dando mais propósito sobre seu trabalho na sua vida.

Silvio Santos

O fundador do SBT e CEO do conglomerado Silvio Santos é figurinha conhecida de todo brasileiro. Com seus mais de 60 anos de carreira, o apresentador se fez presente na história de várias gerações de brasileiros.

Em 2011, quando celebrava os 30 anos do SBT, Silvio discursa e responde perguntas dos colaboradores de forma completamente descontraída — como se tivesse cada um ali presente como parte da sua família.

O Senhor Abravanel nos dá lições valiosas sobre paciência, persistência e luta pelas ideias que acredita.

Mark Zuckerberg

É uma tradição nas universidades estadunidenses convidar grandes nomes para discursar nas formaturas das universidades. Essa tradição acabou tornando o momento da colação de grau algo ainda mais memorável do que já é.

Assim como foi o caso de Steve Jobs, convidado pela Universidade de Stanford, temos também Mark Zuckerberg, CEO e cofundador da Meta Platforms (antigo Facebook Inc.).

O programador foi convidado pela Universidade de Harvard para discursar na formatura da turma de 2017, como ex-aluno e egresso dessa que é uma das maiores universidades do mundo, mesmo não tendo se formado.

Zuckerberg, aos 33 anos, fala de millennial para millennial sobre os desafios globais, senso de comunidade e o futuro do trabalho, tendo como ponto central o propósito em todos esses campos da vida.

O que esses grandes discursos têm em comum?

É interessante perceber que todos falam direta ou indiretamente sobre propósito de vida: seja no trabalho, seja no olhar de comunidade, seja na luta pelos próprios ideais.

No fim das contas, todo grande discurso nos dá mais ânimo para seguir em frente, apesar das dificuldades e desafios que surgirem no caminho, pois o propósito que nós damos às nossas ações nos dão a coragem de prosseguir.

Você já conhecia esses discursos de grandes líderes do mundo?

Além desses, você pode encontrar diversos conteúdos que podem te ajudar, assim como eles, a encantar com discursos memoráveis.