Deu branco na apresentação? O show de Paula Fernandes e Andrea Bocelli

“Pessoas acostumadas como palco também podem falhar…”

Pânico na hora da apresentação

Recentemente assistimos Paula Fernandes em uma situação nada agradável. Andrea Bocelli convidou-a a participar de seu show e cantar uma música em um dueto. Paula Fernandes cantou no início da canção, mas logo depois que o cantor terminou sua parte, Paula Fernandes parou de cantar e manteve-se durante toda a música ao lado do cantor, sem emitir qualquer som. O que teria acontecido?

Sua assessoria tentou dar algumas explicações, mas a impressão que transmitiu para as pessoas que estavam na platéia foi que a cantora teria tido um “pânico”. Paula Fernandes simplesmente paralisou, congelou, ficou estática, desistiu!

Poderíamos levantar aqui diversas hipóteses sobre o motivo que levou a cantora agir assim, mas gostaria de focar aqui no fato de que isso pode acontecer mesmo com pessoas que estão muito acostumadas a situações de exposição. Pessoas que são preparadas, que treinam, exercitam, praticam diariamente.

Quando falamos em exposição em público, existe algo muito além da técnica. Falamos também de emoção, de sentimento, de algo irracional. Temos certeza de que Paula Fernandes deve ter se preparado muito para este momento importante em sua carreira.

Mas a verdade é que cada um é que sabe o que sente quando está na frente de uma multidão. Cada um sabe o que passou para conseguir estar ali, em cima do palco. Quantos medos precisaram ser encarados, quanta coragem foi preciso para estar ali na frente de tanta gente. E cada um é que sabe o que passa “do lado de dentro”, quando estamos tentando transmitir uma imagem de segurança, confiança, calma.

Este post meu caro amigo, é um convite para que você reflita, que muitas pessoas que estão por aí fazendo apresentações de maneira exemplar, estão no fundo no fundo, apavoradas por dentro. O que as difere daquelas que não se expõem porque acham que não tem o dom, é a coragem. A vontade de enfrentar os medos.

Inúmero clientes nos procuram dizendo que são elogiados ao fim de uma apresentação, mas que na verdade, aquele momento é muito sofrido para eles. Apesar dos feedbacks positivos, por dentro, estão apavorados. E nos procuram porque querem transformar o momento da apresentação em algo mais agradável,  querem sofrer menos, diminuir a sensação de sufoco!

Temos certeza que algo aconteceu com Paula Fernandes neste show, alguma questão emocional fugiu de seu controle, e a fez desistir de sua apresentação… Mas sabemos que isso não irá impedí-la de fazer outras apresentações, e continuar sua carreira de sucesso.

E você, já passou por algum sufoco? Errou? Fugiu, desistiu? Não deixe isso se transformar em um grande problema na sua vida. Pratique, treine, tente novamente! A vida é mesmo cheia de obstáculos, cabe a nós aprender com os erros. Assista aqui o video!

5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami