Perguntas e Respostas

O que faz da The Speaker uma empresa superior em treinamentos em oratória?

Sobre Nós Entre em contato
O que é oratória?

Por definição, “oratória é o conjunto de regras que constituem a arte do bem dizer, da eloquência, retórica”.Oratória é uma palavra que representa bem a imagem que todos os brasileiros têm em mente quando pensam em aprender a falar em público: algo antigo, engessado, regras que acabam transformando o comunicador em alguém sem espontaneidade. Por isso, evitamos utilizer esta palavra em nossos treinamentos, pois remete a algo que parou no tempo.

A The Speaker trabalha a comunicação de uma maneira diferente da oratória tradicional.  Substituimos o conceito para “comunicação interpessoal”, que é direcionada a negócios, relacionamentos e relacionamentos que ajudam a fazer negócios.

Nosso slogan explica isso muito bem: “Além da oratória, comunicação de verdade”.

Quem deve aprender oratória?

A The Speaker defende a ideia de que conceitos de comunicação e apresentação deveriam sem aprendidos por todos, como é feito nos países desenvolvidos, quando ainda somos crianças, na escola. E o desenvolvimento desta habilidade deveria seguir por toda a formação dos estudantes, da escola, à faculdade e até cursos de pós graduação.

Toda pessoa pode aprender oratória?

Sim, por ser uma habilidade, é algo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa através de conhecimentos teóricos e principalmente, treino e prática!

Qual o tipo de oratória melhor para mim?

Existem diferentes tipos de abordagens. Você pode preferir um formato mais tradicional, que poderá lhe ajudar em situações mais formais, como aquelas que o comunicador fica atrás de um pulpito lendo um texto ou mesmo apresentando sua ideia para um público formal.

Você pode desenvolver sua habilidade comunicativa em cursos como o da The Speaker, que é realizado por profissionais com formação em Fonoaudiologia, PNL, e artes cênicas. Esta abordagem é indicada para profissionais que buscam algo mais moderno e dinâmico, que querem estar preparados para diversas situações, sejam apresentações corporativas, reuniões de equipe ou com cliente, palestras, gravação de vídeos curtos, situações de improvise etc.

Há ainda uma terceira abordagem, que está dentro de um pilar relacionado a artes cênicas e teatro. Esta abordagem o ajudará a desenvolver pessoas que têm timidez excessiva, principalmente para que saibam lidar melhor com situações de improviso e também em relacionamentos pessoais.

Em que a oratória pode ajudar minha vida pessoal e profissional?

Oratória irá ajudar todas as pessoas que sabem o que precisam comunicar, mas possuem dificuldade em expressar suas ideias de maneira clara.

Profissionalmente, ajudará a subir para cargos de gestão de pessoas e liderança.

No fim do dia, não adianta fazer um bom trabalho se você não é capaz de comunicá-lo para outras pessoas.

Pessoalmente, quantas vezes não passamos por uma situação delicada em que não somos capaz de nos comunicarmos como gostaríamos? A oratória lhe ajudará a manter relacionamentos mais saudáveis e transparentes.

Por que o treinamento em oratória da The Speaker é superior?

O método da The Speaker foi desenvolvido a partir do conceito americano de ensinar comunicação interpessoal.

O diferencial é a metodologia que foi desenvolvida por nossa fundadora, Livia Bello. Há 10 anos, ela fez diversos cursos de oratória no Brasil e percebeu que nenhum curso oferecia a possibilidade de desenvolver seu estilo pessoal.

Ao invés disso, eles focavam em ditar regras, como: “não cruze os braços”, “não ponha as mãos no bolso”. Foi então que ela foi aos Estados Unidos estudar como este assunto era trabalhado nos EUA.

Unindo conceitos de Fonoaudiologia, artes cênicas e “business communication”, Livia treina sua equipe para utilizarem o mesmo método que ela aplicou em seus clients desde a criação da The Speaker.

Nosso foco é desenvolver os comunicadores a extraírem o que eles têm de melhor, fornecendo-lhes ferramenta de auto conhecimento, que o farão respeitar o seu estilo pessoal e fazendo-o ter conforto e assertividade em diversos tipos de situação de exposição de fala.

Qual a metodologia usada para ensinar oratória?

Desenvolvemos uma metodologia própria que respeita os conceitos da Andragogia, o ensino de adultos. Unimos conceitos de Fonoaudiologia, com artes cênicas e PNL, em um formato exclusivo que ajuda o comunicador se conhecer melhor e entender quais ferramentas ele pode desenvolver para ter sucesso em todas suas exposições de fala.

Quem é Lívia Bello?

Clique neste link para ser direcionado a pagina de biografia de nossa fundadora.

Em quanto tempo consigo aprender a oratória?

Não há um tempo que funciona para todos. Isso depende muito da bagagem de cada pessoa, o formato que será o curso, quantas pessoas estarão juntos em sala, entre tantas outras coisas.

Na The Speaker, temos opções diferentes de cursos com carga horárias específicas. Entre em contato para saber qual curso de oratória é o mais indicado para seu caso.

Fiz um curso de oratória no passado e não consegui me desenvolver. Por que este será diferente?

Sabemos como é frustrante fazer um curso de oratória e continuar com dificuldade de comunicação. Nossa fundadora, Livia Bello, passou por isso há muitos anos , quando fez diversos cursos de oratória naquele “formatão padrão” que só a deixaram com ainda mais dificuldade. Fique tranquilo, o formato exclusivo da The Speaker será diferente de qualquer outro curso que você tenha feito.

Aqui você terá a possibilidade de realizar seu treinamento individualmente, ou em turmas. Se optar pelos cursos em turmas, os grupos são extremamente reduzidos para que você possa receber atenção personalizada durante sua jornada.

Oratória é dom?

Não. Não. NÃO! Saber se comunicar é uma habilidade, e como qualquer outra, é preciso estudar, conhecer conceitos teóricos, e principalmente, treinar, e muito!

Sempre utilizamos o exemplo de aprender a dirigir um carro (o mesmo acontece com aprender a cozinhar, ler, nadar ou qualquer outra coisa). Quando precisamos desenvolver uma habilidade, inevitavelmente passamos pelos seguintes passos:

  • Receber conceitos teóricos sobre o assunto (ler, assistir aulas, pesquisas etc)
  • Praticar com apoio de um profissional qualificado que irá mostrar onde estão seus erros e acertos
  • Treinar sozinho e aos poucos colocar-se em situações reais
Perderei o medo de falar em público?

Sabemos que temos medo do desconhecido, do que não entendemos ou dominamos.

Ao final do treinamento você conhecerá melhor como você pode lidar com o medo, e fazer com que ele não o impossibilite de fazer suas apresentações.

O medo, ou o frio na barriga, muitas vezes ainda pode acontecer, mas será em menor intensidade, e será cada vez mais fácil lidar com ele.

Em casos específicos onde mesmo após o treinamento entendemos que o medo é advindo de traumas psicológicos, o cliente é direcionado a um profissional de psicologia.