Por que as pessoas têm medo de falar em público?

Speakers! Como vocês estão?! Hoje vamos falar de um assunto que afeta a grande maioria das pessoas: o medo de falar em público.

Quem nunca precisou apresentar um projeto no trabalho, faculdade, se apresentar em alguma nova empresa e travou, sem conseguir falar, pensar e parece que tudo está errado e deu branco sem saber o que fazer?

A verdade é que o grande responsável por esse branco e nervosismo que nos dá na hora de falar em público é o medo. O medo traz sintomas diversos, tremores, vermelhidão, branco, gagueira, entre muitos outros sintomas que variam de pessoa para pessoa. Algumas chegam a desmaiar,  vomitar, chorar e assim por diante. Segundo diversos estudos, 60% da população mundial tem medo de falar em público. Mas porque as pessoas têm tanto medo?
Se listarmos os medos podemos colocar da seguinte forma:

1. Medo do julgamento
2. Medo de errar
3. Medo de ter branco
4. Medo de não alcançar as expectativas e assim por diante.

Mesmo sendo comum e tendo medo de errar, percebemos que o medo acaba levando ao erro e isso é notável. Se você sofre com esse vilão e quer acabar com ele agora mesmo, saiba que realizar um curso de oratória pode trazer resultados muito significativos e ajudar a eliminar o problema. Mas hoje vamos te dar dicas de como melhorar esse problema e dar os primeiros passos para conseguir falar em público.

O medo de falar em público

Respiração

A respiração é um fator importante, já que muitas pessoas, quando estão em pânico ou ansiosas, respiram muito rápido e de forma irregular e superficial. Essas sensações levam ao cérebro a reação de emergência. Ter domínio de algumas técnicas de respiração ajuda a manter o controle, diminuindo sintomas físicos desagradáveis.

Mantenha o foco

Manter o foco parece impossível nas horas de nervosismo, porém é nessa hora que você precisa ter domínio e manter a atenção no que precisa realizar. Quando temos medo, nossa mente fixa em tudo que há de mais assustador para nós, como o autojulgamento, fazendo com que seu foco se expanda para pensamentos que te tornam vulnerável, fraco, repleto de insegurança e sua mente realiza um mantra “ não consigo, preciso sair daqui”. Assim você chega ao nível de impotência, não tem o foco no que realmente é necessário, seus pensamentos estão confusos, sentimentos ruins, angustia, agonia, medo e tudo que não deveria toma conta de você.

Por tudo isso, é fundamental trabalhar a respiração e lutar contra seu pensamento negativo, repita para si mesmo diversas vezes seguidas “ eu sou capaz”, lembre-se que erros todos cometem e quanto mais tranqüilo estiver, melhor irá se sair da situação, com eficiência, rapidez e sensação de trabalho concluído. Mantenha o foco apenas em suas falas e no seu preparo, o medo não o atingirá dessa forma.

Tranquilidade

Quanto mais tranquilo estiver, melhor executará o seu trabalho. Falar em público é difícil inicialmente, mas com o tempo, você vai se acostumando com a ideia e se tornando mais confortável com a situação. É importante manter o nível de tranqüilidade, foco, segurança, confiança e paciência.

Essas são dicas simples, mas realizar um curso de oratória ajuda a desenvolver segurança, confiança, o que permite melhorar a postura, habilidade com as palavras e assim por diante, tornando-o um orador experiente, coerente, cativante e talentoso.

Veja também um vídeo que gravei que expande um pouco mais o assunto:

5 (100%) 5 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami