
Olá, Speaker!
Aconteceu o que muitos ansiavam tanto: 2021 chegou.
Janeiro é o mês oficial de traçar metas e estabelecer objetivos para o novo ano. Esse é um hábito que nos ajuda a manter o foco e a investir tempo e energia naquilo que realmente será importante.
Em 2021, habilidades ligadas à comunicação – e à comunicação digital especificamente – tendem a ser algumas das mais importantes para os profissionais.
É por isso que, para a nossa primeira conversa deste ano, decidi falar sobre: por que você deve incluir um treinamento em oratória nas suas resoluções?
Tenha uma boa leitura!
Para se adaptar à comunicação digital
Você se lembra de como a transição para o home office foi difícil para muitas pessoas? Um dos grandes motivos para isso é a falta de preparo em relação ao online e à comunicação digital.
Nos primeiros meses, até nos divertimos com algumas gafes que viralizaram nas redes sociais:
– Profissionais usando pijamas em reuniões
– Advogados participando de juris enquanto dirigiam
– Interrupção de animais de estimação e crianças
– Pessoas transitando ao fundo da tela
– E tantas outras!
Mas a graça acabou: agora, em 2021, esse tipo de amadorismo ferirá ainda mais a imagem que transmitimos profissionalmente. Esse é, portanto, o primeiro motivo para incluir um treinamento nos seus objetivos deste ano!
Não se esqueça: saber lidar com o digital, conhecer suas ferramentas e ter um bom posicionamento em reuniões e eventos online é essencial.
Para aproveitar as poucas chances de falar em público
O mundo está à espera de ações que minimizem os impactos da pandemia. Ainda assim, com a chegada desses avanços, falar em público presencialmente não será algo tão recorrente como em anos anteriores.
O que não podemos esquecer é que falar em público continua sendo uma das competências mais importantes da atualidade, indispensável a profissionais de todos os cargos e áreas.
Por mais que eventos presenciais diminuam, quem sabe falar bem em público é visto como alguém que tem competência, autoridade, inteligência emocional e liderança. Então, desperdiçar as chances de falar em público é um grande erro.
Se você tiver a chance de falar em público neste ano, não a desperdice! Prepare-se antes, conheça as técnicas básicas e saiba lidar com o nervosismo. Um treinamento é o caminho mais eficiente para isso!
Para perder a vergonha de gravar vídeos
A vergonha de gravar vídeos é uma das queixas que mais chegam até mim: as pessoas têm a necessidade de gravar vídeos, mas sentem medo e vergonha desse tipo de exposição.
Engana-se quem pensa que essa vergonha acontece apenas com profissionais inexperientes. Não é bem assim! Até mesmo pessoas com experiência em falar em público de forma presencial podem “travar” diante da câmera.
A gravação de vídeos tem sido uma competência bastante requisitada para, por exemplo:
– Enviar mensagens aos colaboradores da empresa
– Aparecer nos stories das redes sociais
– Gravar treinamentos à distância
– Apresentar produtos em vendas online
– Criar materiais complementares para aulas remotas
– Gravar uma apresentação para entrevistas de emprego
É para essas e outras finalidades que a gravação de vídeo passou a ter um caráter fundamental. Em um bom treinamento de oratória, essa habilidade – tão urgente hoje – também será trabalhada, diminuindo, assim, a vergonha de aparecer nos vídeos.
Para se comunicar com mais empatia
Vivemos em um contexto muito delicado, pelos motivos que você já conhece. Em meio a todos os acontecimentos do ano passado – e que tendem a se manter neste ano –, a necessidade de desenvolver uma comunicação mais empática se tornou evidente.
Mas o que é essa comunicação? Posso destacar algumas características, mas a que considero como a principal é: saber ouvir. Comunicar-se empaticamente é entender que ouvir é parte importante dos processos comunicativos.
Além disso, é uma forma consciente de abordar temas delicados e de fazer isso em todos os níveis de comunicação:
– no dia a dia corporativo
– nas redes sociais
– em pronunciamentos oficiais
– em entrevistas
– no contato com clientes
Em um treinamento em oratória, você receberá um feedback sobre sua capacidade de escuta, sobre o seu uso do humor (se é ou não prudente), sobre sua linguagem não-verbal e tantos outros fatores.
Para saber usar a linguagem não-verbal
E se eu te contar que um dos grandes erros na hora de aprimorar a comunicação é deixar de lado a linguagem não-verbal?
Muitas pessoas se debruçam apenas no conteúdo. Estudam técnicas para organizar a fala, aprendem sobre argumentação e persuasão, praticam as melhores formas de iniciar e terminar um discurso. Mas e a nossa voz e o nosso corpo?
Não nos expressamos só pelo conteúdo que transmitimos: nossa voz, nossa postura, expressões faciais, gestos, enquadramento (no online) também dizem muito e é fundamental garantir que haja harmonia entre o verbal e o não-verbal.
Um treinamento em oratória trabalha três pilares centrais:
– A mensagem
– A expressão vocal
– A expressão corporal
O segundo e o terceiro pilares – expressão vocal e corporal – estão inseridos no que chamamos de linguagem não-verbal, ou seja, tudo aquilo que expressamos com nosso corpo e nossa voz.
Aprender a usar a linguagem não-verbal a seu favor é crucial para ser alguém que se comunica bem e que consegue persuadir, convencer e inspirar as pessoas ao seu redor!
Fale com a gente!
Investir em conhecimento é uma das melhores formas de zelar pelo seu futuro profissional. A comunicação já é determinante em qualquer área e isso tende a se acentuar ainda mais neste ano.
Agora que você já viu algumas razões para incluir um treinamento em suas resoluções, entre em contato com a minha equipe para decidirmos qual é a melhor opção para você!
Feliz 2021, Speaker! Até a próxima!