Quais são as vantagens em ser percebido com um bom comunicador?

Oi, Speakers!

Não é segredo para ninguém que as pessoas julgam e são julgadas todo o tempo, certo? Quando conhecemos alguém, imediatamente (e, às vezes, de forma espontânea), tiramos nossas próprias conclusões sobre esse alguém, seja em relação à aparência ou a características da sua personalidade.

Cometemos muitos erros quando pré-julgamos os outros, muitos deles resultados dos diversos tipos de preconceitos com os quais lidamos em nossa sociedade. No entanto, não é nossa intenção discutir essa realidade, mas, sim, pensar em como esses julgamentos também estão presentes no que se refere à comunicação, tanto no ambiente profissional como no pessoal.

Não é preciso muito tempo de convivência para nos darmos conta se alguém sabe ou não se comunicar bem, não é verdade?

Sendo assim, quais são as vantagens em ser percebido como um bom comunicador? É sobre isso que vamos falar no nosso texto de hoje!

O que é ser percebido como um bom comunicador?

Quando falo em “bons comunicadores”, muita gente automaticamente pensa que me refiro àquelas pessoas que “falam bem”. No entanto, além de saber se expressar verbalmente de modo assertivo, existem outras características que fazem com que alguém seja ou não um bom comunicador.

Falar bem pode ser definido como a habilidade de se expressar de forma assertiva, organizando o raciocínio de um jeito lógico e interessante. Aqui, é importante ressaltar alguns pilares, como, por exemplo, a boa pronúncia das palavras, o uso correto das regras gramaticais (inclusive na linguagem oral) e a acessibilidade da fala, ou seja, falar de um modo compreensível a todos.

Um bom comunicador, por via de regra, tem todas essas características e consegue se comunicar dessa forma em todos os ambientes e situações de sua vida profissional e pessoal.

Como eu disse ali em cima, existem outros aspectos que compõem um bom comunicador, aspectos esses que vão além da fala e do conteúdo da mensagem, englobando, portanto, a linguagem não-verbal. São eles: uma boa postura corporal, o uso correto da voz, saber gesticular, manter contato visual e harmonia nas expressões faciais.

O que eu quero dizer com tudo isso, Speakers? É simples: um bom comunicador tem uma boa postura. Se eu tenho algo interessante e bem-estruturado para dizer, mas me mantenho curvada durante toda a minha fala, isso prejudica a minha comunicação com os demais. Além disso, ao me comunicar, é preciso que meu tom de voz (assim como o volume e a velocidade em que falo) também seja adequado.

Quais são as vantagens em ser percebido com um bom comunicador?

Se você nos acompanha aqui no blog, provavelmente viu que já falamos sobre o preconceito contra quem não sabe se comunicar bem. Esse preconceito pode ser identificado em todos os momentos do nosso cotidiano, mas se faz mais presente em algumas situações específicas, como as entrevistas de emprego, apresentações de trabalho, reuniões com clientes, encontros amorosos e apresentações em público.

Da mesma forma como o preconceito contra quem não sabe falar bem atrapalha (e muito) a nossa vida, ser percebido como um bom comunicador traz inúmeras vantagens. Vamos falar sobre elas?

– Impulsiona a vida profissional

Ser percebido como um comunicador é um enorme diferencial. Nos processos de seleção de emprego, por exemplo, um dos aspectos mais analisados pelos recrutadores é justamente esse: o candidato é capaz de se comunicar bem? Se sim, as chances de que esse candidato seja selecionado são mais altas.

Facilita a vida estudantil

Seja na escola ou na faculdade, apresentação de trabalhos e outros tipos de exposições orais estão presentes na vida dos estudantes. Sendo assim, ao ser percebido como um bom comunicador, o aluno consegue, sim, se sobressair no ambiente estudantil, o que, a curto ou longo prazo, facilita bastante a sua trajetória.

– Transmitir confiança

Ser um bom comunicador está intimamente relacionado a ter algo confiável e importante para dizer. Pelo menos, é o que as pessoas sentem ao conviverem com alguém que sabe se comunicar bem. Ao expressar-se de forma clara, o comunicador transmite confiabilidade, o que também aumenta o nível de aceitação dos demais em relação ao conteúdo do que esse comunicador diz.

Maior poder de persuasão

Todas as vantagens das quais falamos até aqui estão ligadas a uma principal: o maior poder de persuasão. Ao sermos percebidos como bons comunicadores, aumentamos nosso poder de persuasão e isso traz inúmeras vantagens, a ressaltar: maior aceitação em relação às nossas ideias; maior capacidade de equilibrar conflitos; facilidade em vender produtos e representar uma marca; saber promover a si mesmo.

Esses são apenas alguns dos muitos pontos a favor de ser percebido como um bom comunicador. Não é exagero dizer que, atualmente, ser considerado alguém que sabe se expressar bem é a ferramenta para o sucesso profissional e pessoal.

Por isso mesmo, não deixe para depois: comece a aprimorar suas habilidades de comunicação agora mesmo! Fale com a gente e conheça nossos cursos!

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami