Case – Honda Motos (Treinamento em Espanhol)

Olá, Speakers!

Recentemente, aconteceu na The Speaker um treinamento em oratória com a equipe de pós-venda da empresa Honda Motos, uma das referências mundiais no nicho em que atua.

O workshop, da nossa modalidade in company, contou com a participação de 15 colaboradores da empresa, que têm como objetivo principal fazer boas apresentações em público falando em espanhol.

No treinamento, trabalhamos os desafios de se comunicar em idioma estrangeiro (nesse caso, no espanhol) de forma assertiva, unindo os conhecimentos básicos de apresentações em público a essa especificidade: a de conseguir naturalidade e eficácia para falar em outra língua.

Como foi o workshop?

O treinamento, como eu disse, aconteceu na nossa modalidade in company, ou seja, orientado ao contexto corporativo.

Como é de praxe, o workshop foi planejado de acordo com as principais necessidades e desafios do grupo, que, nesse caso, era fazer apresentações assertivas no idioma espanhol.

O treinamento foi dividido em duas etapas: uma agora e outra que será feita no final do ano. Durante esse intervalo de tempo, os 15 colaboradores da Honda Motos serão bombardeados com aulas de espanhol semanalmente, para que consigam ter maior domínio da língua (e, assim, melhor performance ao se comunicarem nesse idioma).

Na primeira etapa do treinamento com a  The Speaker, que durou cinco horas, trabalhamos MUITO a questão da desinibição ao falar em idioma estrangeiro, já que esse costuma ser um grande problema quando fazemos apresentações que não sejam em português.

Nesse primeiro momento, abordamos os principais pilares para uma boa apresentação em público, especialmente para quem atua na área pós-venda, como a equipe do Honda Motos que participou do workshop. Passei alguns exercícios e “lições de casa” para que os colaboradores se preparem para o nosso próximo encontro no final do ano.

Na última etapa, que, repito, acontecerá depois que os colaboradores já tiverem um maior domínio do espanhol, nos focaremos na parte prática, lapidando o que ainda precisará ser aprimorado nas apresentações e intensificando a preparação para se comunicar em idioma estrangeiro. A previsão é de que esse treinamento final dure cerca de oito horas.

Quais foram os resultados do workshop?

Até o momento, aconteceu apenas a etapa inicial do nosso workshop com colaboradores da equipe de pós-venda da Honda Motos. Dos participantes, apenas três já dominam o idioma espanhol e os outros ainda são iniciantes na língua, por isso a necessidade de que o grupo trabalhe o idioma, com aulas semanais daqui até o fim do ano.

Juntos, nesse primeiro momento, pudemos assistir a vídeos e trabalhar toda a parte teórica sobre como impulsionar as apresentações em público. Esse preparo foi essencial para que a próxima etapa do treinamento, que acontecerá no fim do ano, tenha sucesso e que os 15 colaboradores da Honda Motos possam se sentir seguros e fazer boas apresentações em espanhol.

4.2 (84.44%) 9 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami