Treinamento em Oratória Bilíngue

Como funciona o treinamento bilíngue da The Speaker?

Olá, Speakers! Tudo bem com vocês?

O tema da nossa conversa de hoje é o treinamento bilíngue da The Speaker. Como somos a única empresa brasileira a oferecer cursos de oratória também em inglês, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isso.

Quem pode fazer o nosso treinamento bilíngue? O que se aprende nesse curso? Em quais situações o treinamento bilíngue pode te ajudar?

Essas e outras dúvidas sobre o tema estão neste artigo. Confiram!

Por que desenvolvemos um treinamento bilíngue de oratória?

Não é de hoje que saber inglês é uma das exigências do mercado de trabalho. No entanto, se, até pouco tempo atrás, essa habilidade era mais solicitada em algumas profissões do que em outras, atualmente, é um pré-requisito para diversas áreas.

No meu dia a dia, realizando treinamentos de oratória com empresas e pessoas de vários cargos e profissões, percebi que há uma realidade bastante comum nas instituições brasileiras: muita gente trabalha aqui no país, mas deve se relacionar constantemente com profissionais do exterior.

Isso acontece porque as marcas e empresas ultrapassam os limites geográficos de um país e atuam em diferentes localidades. Sendo assim, os profissionais precisam saber fazer apresentações tanto em seu idioma natal quanto em inglês.

Quem tem dificuldades de fazer exposições orais em português sente ainda mais essa dificuldade para fazer apresentações em inglês. Afinal, nesse segundo contexto, é preciso lidar com o desafio extra de falar em um idioma que não é o nosso.

O que se aprende durante o treinamento bilíngue?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que esse é um treinamento de oratória. Portanto, assim como acontece nos outros cursos aqui da The Speaker, o foco é a oratória e suas técnicas para uma comunicação assertiva.

Sendo assim, durante o treinamento bilíngue, trabalhamos os principais pilares da oratória, a ressaltar:

– organização do raciocínio;

– linguagem não-verbal: gesticulação, postura, contato visual e uso da voz;

– como estruturar uma apresentação em público;

– técnicas para melhorar a performance durante apresentações.

Além de tudo isso, no curso bilíngue, fazemos treinamentos para apresentações em inglês, trabalhando também técnicas e pronúncia em inglês e métodos para vencer o desafio de fazer exposições orais em idioma estrangeiro.

As apresentações em inglês têm as mesmas demandas de qualquer outra apresentação: é preciso entender que COMO se fala é tão importante quanto O QUE se fala. No entanto, tem um plus que aumenta o nível de dificuldade: conseguir se expressar com fluidez em uma língua que não é a nossa.

Quais são os objetivos do curso bilíngue de oratória?

O nosso treinamento bilíngue tem vários objetivos e um deles é auxiliar as pessoas para que elas possam fazer apresentações em inglês sem a necessidade de ter nenhum tipo de tradutor em sala.

Ao não utilizar o tradutor, a apresentação tende a ser melhor, já que a comunicação com o público passa a acontecer de modo direto, fazendo com que toda a exposição oral ganhe um caráter mais espontâneo e um ritmo mais dinâmico.

Sem contar, é claro, que, ao fazer a apresentação em inglês sem a necessidade de tradutor, o profissional acaba ganhando mais destaque dentro e fora da sua empresa, mostrando que, de fato, domina o idioma e que pode se comunicar com estrangeiros sem dificuldades, independente da situação.

Ao final do curso bilingue de oratória, os nossos clientes têm acesso a todas as ferramentas para uma boa apresentação em inglês, habilidade que, sem dúvidas, é indispensável nos dias de hoje.

Em quais momentos o treinamento bilíngue pode te ajudar?

Como eu disse no começo dessa nossa conversa, hoje em dia, falar outro idioma é um requisito em praticamente todas as áreas, para todos aqueles que querem ascender profissionalmente.

Da mesma forma, saber se comunicar bem é uma exigência cada vez mais forte no mercado de trabalho. Hoje, uma pessoa que não consegue se comunicar com clareza estará muito aquém dos seus colegas e/ou concorrentes.

Por isso, um treinamento bilíngue é tão importante: essa modalidade de curso se enfoca em duas habilidades que fazem a diferença e somam muitos pontos para os profissionais que dedicam tempo para aprimorá-las.

Para exemplificar, vejamos dois momentos em que o treinamento bilíngue é um diferencial:

– entrevistas de emprego: é muito comum que alguma etapa dos processos seletivos seja feita em inglês, ainda que para ocupar uma vaga dentro do país. Já que a comunicação com profissionais estrangeiros é frequente, essa exigência aparece logo como um requisito para preencher selecionar profissionais.

– no dia a dia dentro da empresa: aqueles que já têm um emprego também precisam estar atentos às suas habilidades de comunicação e comunicação em língua estrangeira, afinal, só assim poderão aspirar a cargos mais elevados.

Treinamentos bilíngues – Case Movile

Um dos nossos treinamentos bilíngues foi com o pessoal da Movile, especificamente com os colaboradores da Maplink. A princípio, nós realizamos um workshop com a equipe do Brasil e, como os resultados foram tão satisfatórios, fomos chamados para fazer um treinamento com a equipe Latam (América Latina).

Com a equipe Latam, todo o treinamento foi feito em inglês, já que esses profissionais precisam dialogar de forma eficiente com pessoas de diversos países. Sendo assim, trabalhamos os principais pilares para uma boa comunicação em situações que envolvem exposição de fala, com foco em apresentações em inglês.

Os resultados foram bastante positivos e, ao final do curso, o pessoal da Maplink já se sentia mais preparado para se comunicar no idioma estrangeiro.

Quem pode fazer o treinamento bilíngue da The Speaker?

Às vezes, me perguntam se o treinamento bilíngue é destinado somente a empresas (treinamento em company) e a resposta é não: esse curso também pode ser feito por pessoas físicas.

Seja individualmente ou em treinamentos para toda a empresa, os cursos bilíngues são ótimas ferramentas para aprender técnicas de oratória e conseguir aplicá-las também em apresentações em inglês.

Entre em contato com a gente e escolha a melhor opção para você!

4.7 (93.33%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami