3 cuidados ao desenvolver treinamentos em oratória para executivos de altos cargos

Constantemente somos questionados sobre a nossa capacidade em contribuir maciçamente para desenvolver a comunicação de executivos de altos cargos gerenciais.

“Vocês dão treinamento para o presidente da minha empresa? Mas sabe o que é… Ele é muito ocupado. Precisamos de algo extremamente assertivo, e intenso. Não podemos correr o risco de prender algumas horas da agenda dele se o treinamento não for de altíssima qualidade. Precisamos de resultados rápidos!”, diz a profissional de RH, receosa.

Profissionais de RH se sentem inseguros ao solicitar treinamento para executivos de alto cargo, e os motivos disso são muito compreensíveis:

  1. Se o treinamento for ruim, a profissional de RH será responsabilizada por uma contratação insatisfatória.
  2. A agenda destes profissionais é extremamente concorrida. Perder as horas de um executivo com algo que não trará resultados imediatos pode custar muito alto para a empresa.
  3. Estes executivos têm alto nível de exigência, muitas vezes já fizeram cursos em instituições renomadas dentro e fora do país.

Listo aqui alguns pontos específicos que precisam de cuidado quando pensamos em desenvolver executivos de cargos altos:

Acordo de Confidencialidade

É extremamente importante que seja feito um acordo de confidencialidade que garante que tudo o que acontece em sala de treinamento seja mantido em sigiloso. Tanto as gravações em vídeo, como as apresentações de Powerpoint, como as informações e conteúdos das apresentações destes profissionais precisam estar de acordo com o termo que garante tranquilidade ao executivo neste ponto.

Na The Speaker, todos os contratos, seja pessoa física ou jurídica possuem termo de confidencialidade, ou seja, nenhuma pessoa da equipe possui acesso a tais informações.

Nosso acordo de confidencialidade contempla também a própria identidade do cliente, ou seja, não divulgamos o nome de empresas ou clientes atendidos sem autorização por escrito. E por que isso é especialmente necessário quando falamos de executivos de altos cargos?

Está um pouco relacionado ao nosso item 2.

 Cuidado com o ego do cliente

Quanto mais alto o cargo de um executivo na companhia, mais questões relacionadas ao ego ou a imagem pessoal existirão. É normal que eles solicitem discrição.

Muitos profissionais não querem divulgar aos demais que precisam também ser desenvolvidos. Esses profissionais têm dificuldade em dizer que têm medo, ou que precisam aprender algo que todos acham que ele já deveria ter desenvolvido.

Ainda com relação ao ego, o profissional que oferece treinamento para executivos de altos cargos gerenciais precisa ter um cuidado extra com a maneira que oferece feedback, e o modo como transmite o conhecimento, como apresenta um novo conceito, ou como solicita uma mudança de comportamento. Tudo precisa ser feito com muita delicadeza e atenção, pois, novamente, são pessoas que não estão acostumadas a receber feedback ou solicitações de mudanças. E se isso for feito sem a devida cautela, pode resultar em problemas no desenvolvimento do treinamento em si.

Não parta do princípio que ele sabe tudo o que você está falando, e nem subestime sua inteligência.

É comum que em treinamentos para este tipo de público, o profissional assuma que o cliente já sabe algumas coisas: “O presidente da empresa provavelmente já fez muitas apresentações e com certeza sabe que não é indicado sem fazer x.”. O profissional que realiza treinamento em oratória para um CEO deve ter um cuidado extra na parte da entrevista a fim de entender melhor qual é seu background. Supor que, porque ele está em posição x, sabe tais e tais conceitos é um erro comum.

Outro erro é não adequar o conteúdo do treinamento para o nível daquele executivo. O treinamento de um executivo como este deve ser tailor made. Extremamente customizado. Antes de iniciar o treinamento, é necessário entender em detalhes os objetivos do profissional, sua experiência e quais tipos de curso já fez para receber conteúdo deste assunto. Essa é a única maneira de evitarmos o problema de falar algo redundante ou aparentemente redundante em relação ao conteúdo ou técnica.

 Nossa experiência com executivos de altos cargos gerenciais de pequenas e grandes empresas

Nós da The Speaker já oferecemos treinamentos para CEOs e CFOs de empresas de diversos segmentos e tamanhos. Temos poucos depoimentos deste tipo de profissional justamente pela questão que citamos acima. Normalmente estes profissionais solicitam discrição.

Assista aqui o depoimento do Helio Mesquita, fundador e gestor do Fundo Maratona que trabalha com produtos de mercado financeiro. Este treinamento foi realizado em Nova Iorque nos Estados Unidos, cidade onde Helio mora.

Seu treinamento foi planejado em 2 fases, e este depoimento foi concedido após a primeira fase. Desenvolvemos um treinamento individual de comunicação totalmente customizado as suas necessidades, com 6 encontros de duas horas cada. Além de desenvolvê-lo como apresentador trabalhando os 3 pilares da comunicação (leia aqui o texto que explicamos isso), ajudamos também na questão da apresentação em si (Powerpoint), conceitos estéticos e de organização, técnica de elevator pitch, e também sobre como é possível falar de números para pessoas que não estão acostumadas com esse assunto.

Por isso dizemos que desenvolvemos eficazmente esse público diferenciado de executivos de altos cargos gerenciais. Fazemos isso com maestria e nos orgulhamos dos diversos feedbacks que recebemos destes profissionais.

Você, executivo que procura um treinamento realmente transformador, que garante resultados após as duas primeiras horas de intervenção… Você que quer ir além daqueles conhecimentos básicos de oratória, e quer aprender como se comunicar de maneira assertiva e encantar plateias. Que busca se atualizar com o que há de mais novo em apresentações mundiais…  Saiba que pode contar conosco.

E você, profissional de RH que recebeu esta (nada fácil) missão de encontrar um treinamento de comunicação e oratória para um diretor, CEO, CFO ou presidente, pode ficar tranquilo(a). Seu executivo estará em boas mãos com a equipe da The Speaker, e com certeza irá lhe agradecer por ter contratado a única empresa brasileira com foco exclusivo em treinamentos bilíngues de comunicação e oratória.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami