Olá, Speakers!
Um dos nossos últimos treinamentos em oratória in company aconteceu em Londrina, no Paraná, com colaboradores da empresa KWS e, hoje, vou contar um pouco mais dessa experiência aqui no blog.
A KWS é uma multinacional alemã, presente em diversos países e que ocupa, atualmente, o quarto lugar no ranking das que mais produzem e comercializam sementes em todo o mundo.
O treinamento foi direcionado para uma equipe de 14 colaboradores, que sentiam dificuldades na hora de se comunicar com produtores e trabalhadores rurais: um dos principais perfis do público-alvo da marca que representam. O líder da equipe também esteve presente, o que foi muito positivo para o grupo.
Como foi o workshop?
Como eu disse ali em cima, o treinamento in company com a KWS aconteceu in loco: eu viajei até Londrina para conhecer e trabalhar as técnicas de oratória e comunicação com os 14 participantes do workshop.
Os 14 colaboradores que participaram do treinamento são agrônomos e lidam com pessoas que trabalham no campo: produtores e trabalhadores rurais. Entre suas atribuições, está a de representar a marca na venda de produtos, como sementes, pesticidas, entre outros, explicando as especificidades desses produtos e tirando dúvidas dos potenciais clientes.
Sabendo que o principal desafio dessa equipe estava no diálogo com trabalhadores do campo, o workshop foi pensado para que os colaboradores da KWS pudessem aprimorar suas habilidades de comunicação, desenvolvendo uma fala mais assertiva e conseguindo apresentar os produtos com uma linguagem mais simples e direta, livre de tecnicismos em excesso.
Pelo contexto do trabalho que desenvolvem, trabalhamos como fazer apresentações simples, claras e efetivas sem o uso de ferramentas como o Power Point. Para isso, parte essencial do workshop in company foi aprimorar a linguagem não-verbal, utilizando as estratégias dessa linguagem para conseguir reter a atenção do público-alvo: os trabalhadores do campo.
Quais foram os resultados do workshop?
O workshop in loco, quando nos deslocamos de São Paulo para ministrar o treinamento na própria empresa, como foi com a KWS, é muito interessante.
Por estar num ambiente já familiar para os clientes e, assim, conhecer de perto um pouco mais do dia dos colaboradores da empresa, é mais fácil mensurar quais são as necessidades mais urgentes do grupo quanto à comunicação e, a partir disso, quais serão as técnicas e estratégias de comunicação que se adaptam melhor a essas demandas.
O treinamento in loco, como foi em Londrina, não é positivo só para os clientes. Eu também aprendo muito quando viajo para encontrar as equipes durante o treinamento e, assim, conheço novos traços culturais, que estão intimamente ligados à comunicação. Com a KWS, por exemplo, conheci o tererê: um costume regional (uma forma diferenciada de tomar o chimarrão, misturando com suco).
No workshop com os agrônomos da KWS, trabalhamos MUITO as atividades práticas e os próprios clientes colaboraram bastante com o feedback do treinamento. Ao final do workshop, perguntei a cada um se sentiram mudanças em como se comunicam e todos eles, sem exceção, se disseram mais confiantes e melhor preparados para dialogar com os trabalhadores do campo.
Se você quer levar o treinamento in company da The Speaker para a sua empresa, fale com a gente!