Coaching de comunicação e oratória: como é e para quem é indicado?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Coaching de comunicação e oratória: como é e para quem é indicado?

Hello, Speaker! Tudo bem?

Uma das expressões que mais cresceram nos últimos tempos é “coaching”, não é verdade?

Afinal, ter o acompanhamento de um profissional para diferentes áreas de desenvolvimento se tornou uma alternativa cada vez mais procurada. Com a oratória, isso não é diferente.

As habilidades de comunicação são decisivas para o crescimento de um profissional. Sem saber se expressar bem nos vários contextos e plataformas, é muito difícil ascender, seja qual for o seu nicho, cargo ou profissão.

Mas o que é um coaching de comunicação e oratória? Para quem está indicado? Será que esta é uma boa solução para você? Siga a leitura e descubra!

Coaching de comunicação e oratória: o que é?

Coaching, seja de comunicação ou não, é o acompanhamento profissional, geralmente individualizado, para desenvolver algum tipo de habilidade. É, na prática, um tipo específico de treinamento.

Quando se trata da comunicação e oratória, o coaching é o processo orientado para aprender, desenvolver e lapidar as principais competências da comunicação, entre elas:

– Falar em público com eficácia

– Dominar a linguagem não-verbal

– Usar bem a voz

– Ter uma boa performance no online

– Dirigir reuniões e apresentações

– Organizar o conteúdo para uma fala mais interessante

Esses são apenas alguns exemplos de habilidades que são trabalhadas em um coaching de oratória. Por ser um acompanhamento individualizado, o processo é adaptado segundo as necessidades, demandas e urgências de cada pessoa.

Para quem é indicado este tipo de coaching?

Por algum tempo, acreditava-se que desenvolver habilidades de comunicação era uma necessidade de apenas algumas profissões: jornalistas, advogados, apresentadores e outras similares. Hoje, não.

A comunicação faz parte das soft skills, competências subjetivas e que estão intimamente ligadas à inteligência emocional. Essas competências têm, agora, um peso enorme e são algumas das mais requisitadas pelo mercado de trabalho.

Então, um coaching de comunicação é indicado para todos que querem desenvolver a principal habilidade contemporânea: saber se expressar bem. É claro que esta não é a única maneira de desenvolver a oratória, mas tem vantagens que otimizam o processo.

Quais vantagens são essas? Veja a seguir!

Quais as vantagens de um coaching de oratória?

A comunicação é troca. Logo, um treinamento que se debruça principalmente na troca entre duas ou mais pessoas tende a ser muito mais eficiente. Além disso, personalizar o processo agiliza o aprendizado e a eficácia dos resultados.

O coaching geralmente tem um ritmo mais intenso, justamente por ser mais individualizado que outros treinamentos. Nele, o feedback do especialista é ainda mais direto, o que permite conhecer pontos fortes e fracos e impulsionar a aprendizagem.

Alguns dos diferenciais desse tipo de treinamento são, portanto:

– Um acompanhamento individual

– Feedbacks mais recorrentes e diretos

– Um plano de ação personalizado e que considere pontos fortes e fracos

– Maior otimização do processo de aprendizagem

– Adaptação do conteúdo segundo as necessidades e urgências

– Uma troca mais direta entre coach e comunicador

Você viu, então, que a personalização do treinamento é uma das grandes vantagens do coaching de oratória. Isso acontece, speaker, porque a comunicação não pode ser um conjunto de regras engessadas. Tudo é variável e depende de muitos fatores.

No entanto, seja qual e como for o processo de desenvolvimento no coaching de oratória, devem ser trabalhados os pilares centrais da comunicação. Esses pilares são:

  • Expressão vocal

É a maneira como se usa a voz. A expressão vocal tem um peso enorme na comunicação. É preciso saber, por exemplo, dar energia à voz, usar bem as pausas, variar o tom de maneira estratégica e encontrar o ritmo de fala ideal.

  • Expressão corporal

Gestos, postura, enquadramento, contato visual, expressões faciais. Esses e outros fatores fazem parte da dinâmica não-falada. Nós não nos expressamos somente através de palavras. É preciso ter harmonia entre o que se diz e o que se transmite através do corpo.

  • Conteúdo

O conteúdo, por sua vez, é a mensagem em si. É o que é dito à audiência e o como se diz. Aqui, técnicas para organizar a fala são essenciais. Da mesma forma, é fundamental saber adaptar a abordagem segundo o perfil do público.

Um coaching de oratória é ideal para você?

Por tudo o que você viu até aqui, como saber se um coaching de oratória é a melhor solução para aprimorar a maneira como se expressa? Se você está à procura de um acompanhamento personalizado, esta pode ser, sim, uma opção eficaz.

É fundamental, contudo, que o coaching seja feito por especialistas em comunicação. Mas não só isso: especialistas que já têm experiência nesse formato específico e que podem conduzir o coaching da melhor maneira.

Sendo assim, antes de contratar esse tipo de acompanhamento, tenha alguns cuidados:

– Conheça o perfil (e a reputação) da empresa

– Verifique se o coach é, de fato, um especialista em oratória

– Busque opiniões e depoimentos de pessoas que já realizaram o coaching com este profissional

Esses cuidados são essenciais para que você aprenda técnicas realmente eficientes e que se apliquem bem ao seu contexto e desafios próprios do seu dia a dia.

Para saber mais sobre a The Speaker e nossas soluções, entre em contato com a minha equipe! Você pode conferir alguns depoimentos de nossos speakers, conhecer alguns cases e ver qual treinamento é o mais indicado para você!

Nosso blog

Últimas postagens

Entrevista de Desligamento

Uma entrevista de desligamento pode ser muito mais do que um simples protocolo ao final da jornada de um colaborador. Se bem conduzida, ela é

Ler mais »