Como falar em público e encantar as pessoas?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Como falar em público e encantar as pessoas?

Olá, Speakers! Como vocês estão?

Características como eloquência e carisma não são inerentes ao ser humano, elas podem ser aprendidas e desenvolvidas com técnica e treinamento.

E qualquer indivíduo pode ser tornar um orador talentoso, independente do seu nível de estudos.

Um bom comunicador sabe realizar discursos persuasivos e fazer apresentações envolventes e que prendem a atenção do público.

Porém, falar em público não é nada simples para a maioria das pessoas. Até grandes líderes expressaram medo de falar em público!

Mas Speakers, com desenvolvimento da oratória é possível lidar bem com os desafios da comunicação, principalmente quando se está à frente de um grupo numeroso de pessoas.

No mundo corporativo e nas carreiras empresariais este tipo de habilidade é um diferencial e mesmo que não se tenha um talento extraordinário, é possível com treinamento aprimorar a habilidade da comunicação.

Quando falamos em público, superamos medos

Isso mesmo, a experiência de falar em público gera autoconfiança e ajuda a vencer medos. Conforme evoluímos na oratória, a consciência sobre a voz se expande e passamos a utilizar melhor o tom nas conversas.

Além disso, o carisma pode ser desenvolvido, a convicção cresce, ajuda na construção da autoimagem, e se torna um grande fator de impulsionamento da carreira profissional.

Quando a oratória é significativa, nos tornamos inspirações para outras pessoas, pois desenvolvemos habilidades gerais de comunicação e podemos fazer conexões e estabelecer relacionamentos saudáveis e conversas que promovam o bem comum.

Não nascemos competentes, tornamo-nos competentes

Dentro do mundo da comunicação e da oratória, tudo pode ser conquistado com técnica e treinamento, e falar em público e ter sucesso é plenamente possível e todos podem alcançar este objetivo com o treinamento e métodos adequados.

As técnicas de oratória podem ser específicas ou genéricas e podem ser utilizadas numa gama enorme de profissisões, assuntos e modelos de apresentação. Vendas, discursos políticos, apresentações de resultados empresariais, reuniões etc.

Um comunicador de sucesso se sente confortável em falar, convence, leva à ação e envolve pessoas

Speakers, o medo de falar em público é tão comum e geralmente é o primeiro motivo pelo qual alguém busca treinamento em oratória.

O medo de se expor, ser julgado e rotulado pela performance em público atinge boa parte dos meus alunos.

Mas com o desenvolvimento e o aprendizado das técnicas a autoconfiança é desenvolvida e a habilidade de falar em público começa a ser destravada.

Desenvolva a capacidade de encantar pessoas

Descobrir as razões do medo de falar em público é o primeiro passo para desenvolver autoconfiança.

Saiba que grande parte desse medo vem da falta de hábito, por isso é muito importante praticar.

A preparação faz parte da receita de sucesso. Uma diretriz importante: speakers, nunca decorem o texto, a chance de falhar é muito grande. Para isso, temos muitos recursos e técnicas de memorização.

Mesmo que você ainda não se sinta confiante, aja como se estivesse confiante e mentalize autossugestões positivas, como: “Você é o palestrante mais qualificado para apresentar determinado assunto”.

Evite a negatividade ao máximo, ela não ajudará em nada, por tanto deve ser combatida com pensamentos contrários e positivos. Acredite em você e lembre-se do seu treinamento.

Aprenda rapidamente a se expressar melhor em público

Essa experiência pode ser mais fácil se for tratado um assunto que você tenha experiência, conheça ou tenha estudado. Você poderá se sentir um pouco mais à vontade.

Da mesma forma, tratar de um assunto que é importante para você fará com que a convicção surja. E por fim, demonstre o desejo de falar com seus ouvintes, comunique seu entusiasmo ao público.

Sugiro como leitura, para quem queira iniciar na oratória, o livro “Como falar em público e encantar pessoas”.

O autor Dale Carnegie que possui longa experiência no campo revelou segredos e simplificou conceitos base da comunicação humana que foram testados e experimentados por milhares de pessoas.

Até a próxima, Speaker!

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »