Como superar o medo de falar em público?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Comunicação Magnética

Comunicação magnética refere-se à habilidade de atrair e manter a atenção das pessoas de forma eficaz, fazendo com que se sintam engajadas e conectadas com

Ler mais »

Como superar o medo de falar em público?

Quando o assunto é comunicação, uma das perguntas que mais chegam até nós é: como eu posso superar o meu medo de falar em público?

O medo de falar em público é um dos mais comuns no Brasil e lidar com ele nem sempre é fácil, especialmente frente a tanta exigência do mercado profissional de hoje em dia. 

Aos profissionais de todas as áreas e cargos, lidar com a pressão de encarar situações de exposição de fala é um requisito. Por isso mesmo, ter medo de contextos assim, como apresentações em público, traz problemas que podem afetar (e muito) a vida profissional e a realização de metas. 

Neste artigo, falamos mais sobre como superar o medo de falar em público, com técnicas que você pode aplicar para alterar a forma como encara situações desse tipo. Confira! 

De onde vem o medo de falar em público? 

Em outros países, como os Estados Unidos, a comunicação tem um espaço diferente, muito maior do que é dado no nosso país. Lá, crianças aprendem, desde muito novas, a lidar com situações de exposição de fala, sendo que falar em público é algo que está naturalizado na cultura do país.

No Brasil, infelizmente, ainda há um déficit enorme na preparação de crianças e jovens. Em realidade, são poucas as universidades que incluem essa habilidade em suas grades, a não ser em profissões que, supostamente, dependem diretamente da comunicação.

O que acontece é que falar em “profissões que dependem diretamente da comunicação” é algo que já não tem mais tanto sentido. Atualmente, todas as profissões estão – de uma forma ou de outra – ligadas a essas habilidades. 

Mesmo assim, diante de toda essa mudança, as instituições de ensino ainda precisam se adaptar e fornecer um suporte maior quanto a essa exigência. 

“Ok, Livia, mas o que tudo isso tem a ver com o meu medo de falar em público?” Tudo, Speaker! O medo que você sente em relação a situações de exposição de fala vem da falta de informação e preparo quanto a essa habilidade.

Para desenvolver e aprimorar outras competências, tais como dirigir ou tocar um instrumento, é preciso um conhecimento e treinamento prévios, não é verdade? Pois bem, para falar em público, isso também é assim.

Imagine só: uma pessoa que não sabe tocar piano ou que conhece apenas alguns poucos acordes está apta a fazer um concerto para uma grande plateia? Não! Então por que alguém que não foi treinado para falar em público não se sentiria com medo de enfrentar situações assim? 

O medo vem do despreparo e da falta de conhecimento: não se esqueça disso! 

Como superar o medo de falar em público? Veja técnicas que podem ajudar!

Depois de tudo que vimos até aqui, já é evidente que o caminho para perder o medo de falar em público é através da informação e da prática. E como fazer isso? 

– Utilize técnicas de organização de raciocínio

Equilibrar e ordenar o seu raciocínio é um passo imprescindível para se sair melhor em situações de exposição de fala e, a partir disso, ir alterando a forma negativa como você as encara. Nesse sentido, o Mapa Mental é uma das técnicas mais eficientes, tanto pela facilidade de aplicá-la quanto porque pode ser usada em qualquer contexto. 

– Pratique situações de exposição de fala

Para perder o medo, é preciso romper com um padrão negativo que provavelmente você vem acumulando nos últimos anos. O que isso quer dizer? Quando temos uma experiência negativa, nosso cérebro tende a armazenar o que sentimos quando a vivenciamos. Assim, se passarmos por algo similar, as mesmas emoções tendem a aparecer. Logo, quando você praticar situações de fala, conseguirá ter emoções mais positivas em relação a elas.  

– Mantenha-se sempre bem informado

Saber o que falar e conseguir um assunto de apoio para situações de improviso também são passos importantes para perder o medo. Por isso, esteja sempre ligado nas notícias do dia e nas novidades da sua área de estudo ou trabalho. Ao dominar, pelo menos, os assuntos principais, você se sentirá mais seguro para falar sobre eles. 

– Dê atenção à sua linguagem não-verbal

Entender que a comunicação engloba tanto a dinâmica falada quanto a dinâmica não-falada também é fundamental. O medo de falar em público traz certos efeitos físicos, como alterações na fala, no contato visual e na postura. Identificar de que forma seu corpo reage ao seu medo é importante para ir trabalhando e tentando superar esses efeitos. 

– Aprenda a contar uma história

Você já ouviu falar sobre a storytelling? Storytelling é contar uma história, competência que também faz a diferença na hora de superar o medo de falar em público e ser um melhor comunicador. Na prática, saber contar uma história é lograr transmitir um determinado conteúdo através de narrativas interessantes e eficientes. 

– Considere um treinamento em oratória 

O treinamento em oratória é uma forma completa e eficaz de conhecer as técnicas de comunicação e saber de que maneira aplicá-las em seu cotidiano e em situações específicas, como apresentações orais e entrevistas de emprego. Nesses treinamentos, a orientação direta de um profissional especializado em comunicação – e capaz de identificar e entender suas demandas individuais – otimiza o processo de superar medos, ganhar confiança e ser um comunicador melhor. 

 

Na The Speaker, há treinamentos individuais e em miniturmas, com modalidades que incluem o treinamento in company, direcionado ao ambiente corporativo, e o bilíngue, para quem precisa se preparar para uma experiência no exterior ou para quem tem que se comunicar em outro idioma, mesmo morando no Brasil.

Para saber mais sobre algum treinamento específico, conhecer agendas e outras informações, entre em contato com a nossa equipe!  

 

 

Nosso blog

Últimas postagens

Comunicação Magnética

Comunicação magnética refere-se à habilidade de atrair e manter a atenção das pessoas de forma eficaz, fazendo com que se sintam engajadas e conectadas com

Ler mais »

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »