O que os wokshops de comunicação podem fazer pela sua empresa?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

O que os wokshops de comunicação podem fazer pela sua empresa?

Speaker! Como você está? Espero que bem! 

Todas as grandes empresas têm um setor destinado à comunicação externa, certo? Incluindo atividades como, por exemplo, campanhas de marketing e publicidades, diálogos ativos com clientes, estratégias para presença na web e muitas outras. 

Se bem é verdade que tais ações fazem parte do universo corporativo há bastante tempo, a internet – sobretudo as redes sociais – alterou significativamente a forma como acontece a comunicação externa de uma empresa, incluindo novas preocupações e ampliando o leque de interações com clientes, investidores e público-alvo. 

O que nem sempre é tão discutido, quando pensamos em comunicação corporativa, é o impacto de todas essas mudanças na comunicação interna de uma empresa, ou seja, na interação entre líderes e liderados, grupos de trabalho e equipes multidisciplinares cotidianamente.  

Deixar de pensar na comunicação interna de uma empresa é um enorme risco, afinal, para que a organização funcione como deveria, alcançando as metas e resultados a que se propõe, é indispensável que exista um bom diálogo interno, a saber, uma cultura bem definida e uma interação sem os chamados ruídos. 

Para impulsionar o diálogo interno de uma empresa, impactando positivamente no rendimento dos colaboradores, os workshops de comunicação direcionados ao âmbito corporativo são ferramentas muito eficientes e que cumprem papeis importantíssimos, a saber: 

Alinhar o discurso dos colaboradores para representar a sua marca

Criar a chamada “cultura da empresa” é uma das metas de todo líder. Afinal, ter uma identidade de marca bem definida é um dos pré-requisitos para que todos os colaboradores possam alinhar interesses individuais e do grupo como um todo. Mais que isso, para que possam representar a empresa da melhor forma, especialmente no diálogo externo com clientes em potencial. 

Os workshops de comunicação com foco no corporativo trabalham o alinhamento dos discursos de liderados e líderes, fazendo com que a marca seja melhor representada, com todos da empresa sendo capazes de explicar com clareza as características e objetivos.

Na prática, um dos objetivos dos workshops é que os colaboradores consigam apresentar a empresa em 60 segundos, transmitindo, nesse curto período de tempo, os principais pilares que a compõem e demonstrando a solidez da marca. 

Trabalhar estratégias para que as reuniões sejam mais curtas e eficazes

Um dos grandes problemas do dia a dia corporativo são as reuniões extensas e pouco produtivas, que, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano de muitas organizações, significando uma perda de tempo enorme e prejudicando o rendimento de todo um setor.  

Costumo dizer que as reuniões de trabalho de uma empresa são ótimos termômetros para medir a eficácia ou a ineficácia da comunicação interna. Em outras palavras, encontros de trabalho extensos e pouco eficazes são, quase sempre, resultados de problemas de comunicação, a nível individual e coletivo, quando colaboradores não conseguem expressar suas ideias para se comunicar de um modo mais assertivo. 

Estratégias como mapa mental para organização de pensamento e interpretação de dados aliada ao datastorytelling podem alterar significativamente reuniões de trabalho. Não apenas tornando-as mais curtas e produtivas, mas, ao mesmo tempo, muito mais interessantes e leves. 

Eliminar ruídos na comunicação interna

Os ruídos na comunicação são todos os elementos que atrapalham o diálogo interno dentro de uma empresa, prejudicando – e muito – o rendimento da equipe de trabalho. Eliminar ruídos na comunicação envolve uma série de medidas, tais como: 

– Aprimorar a forma como líderes dão feedbacks para liderados;

– Determinar qual é a plataforma central para troca de mensagens, diminuindo riscos de informações desencontradas ou equivocadas;

– Impulsionar o diálogo técnico entre líderes e liderados e em equipes multidisciplinares;

– Alinhar o discurso interno para impulsionar a comunicação externa (com clientes, investidores e potenciais clientes);

 

Na The Speaker, workshops de comunicação para empresas podem acontecer na modalidade in company: dentro da própria empresa. Vale destacar que todos os workshops são personalizados e levam em consideração as demandas específicas da empresa e do setor ao qual se destina o treinamento. 

Investir em comunicação é zelar pelo bom rendimento corporativo, preparando a empresa para as exigências de um contexto profissional que, a cada dia, entende mais a importância da comunicação interpessoal e da inteligência emocional como um todo. Pense nisso!

Nosso blog

Últimas postagens

Entrevista de Desligamento

Uma entrevista de desligamento pode ser muito mais do que um simples protocolo ao final da jornada de um colaborador. Se bem conduzida, ela é

Ler mais »