O que os wokshops de comunicação podem fazer pela sua empresa?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Aquecimento vocal rápido

Aqui está um aquecimento vocal rápido para preparar a voz antes de uma apresentação ou discurso. Este aquecimento leva cerca de 5 a 10 minutos

Ler mais »

O que os wokshops de comunicação podem fazer pela sua empresa?

Speaker! Como você está? Espero que bem! 

Todas as grandes empresas têm um setor destinado à comunicação externa, certo? Incluindo atividades como, por exemplo, campanhas de marketing e publicidades, diálogos ativos com clientes, estratégias para presença na web e muitas outras. 

Se bem é verdade que tais ações fazem parte do universo corporativo há bastante tempo, a internet – sobretudo as redes sociais – alterou significativamente a forma como acontece a comunicação externa de uma empresa, incluindo novas preocupações e ampliando o leque de interações com clientes, investidores e público-alvo. 

O que nem sempre é tão discutido, quando pensamos em comunicação corporativa, é o impacto de todas essas mudanças na comunicação interna de uma empresa, ou seja, na interação entre líderes e liderados, grupos de trabalho e equipes multidisciplinares cotidianamente.  

Deixar de pensar na comunicação interna de uma empresa é um enorme risco, afinal, para que a organização funcione como deveria, alcançando as metas e resultados a que se propõe, é indispensável que exista um bom diálogo interno, a saber, uma cultura bem definida e uma interação sem os chamados ruídos. 

Para impulsionar o diálogo interno de uma empresa, impactando positivamente no rendimento dos colaboradores, os workshops de comunicação direcionados ao âmbito corporativo são ferramentas muito eficientes e que cumprem papeis importantíssimos, a saber: 

Alinhar o discurso dos colaboradores para representar a sua marca

Criar a chamada “cultura da empresa” é uma das metas de todo líder. Afinal, ter uma identidade de marca bem definida é um dos pré-requisitos para que todos os colaboradores possam alinhar interesses individuais e do grupo como um todo. Mais que isso, para que possam representar a empresa da melhor forma, especialmente no diálogo externo com clientes em potencial. 

Os workshops de comunicação com foco no corporativo trabalham o alinhamento dos discursos de liderados e líderes, fazendo com que a marca seja melhor representada, com todos da empresa sendo capazes de explicar com clareza as características e objetivos.

Na prática, um dos objetivos dos workshops é que os colaboradores consigam apresentar a empresa em 60 segundos, transmitindo, nesse curto período de tempo, os principais pilares que a compõem e demonstrando a solidez da marca. 

Trabalhar estratégias para que as reuniões sejam mais curtas e eficazes

Um dos grandes problemas do dia a dia corporativo são as reuniões extensas e pouco produtivas, que, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano de muitas organizações, significando uma perda de tempo enorme e prejudicando o rendimento de todo um setor.  

Costumo dizer que as reuniões de trabalho de uma empresa são ótimos termômetros para medir a eficácia ou a ineficácia da comunicação interna. Em outras palavras, encontros de trabalho extensos e pouco eficazes são, quase sempre, resultados de problemas de comunicação, a nível individual e coletivo, quando colaboradores não conseguem expressar suas ideias para se comunicar de um modo mais assertivo. 

Estratégias como mapa mental para organização de pensamento e interpretação de dados aliada ao datastorytelling podem alterar significativamente reuniões de trabalho. Não apenas tornando-as mais curtas e produtivas, mas, ao mesmo tempo, muito mais interessantes e leves. 

Eliminar ruídos na comunicação interna

Os ruídos na comunicação são todos os elementos que atrapalham o diálogo interno dentro de uma empresa, prejudicando – e muito – o rendimento da equipe de trabalho. Eliminar ruídos na comunicação envolve uma série de medidas, tais como: 

– Aprimorar a forma como líderes dão feedbacks para liderados;

– Determinar qual é a plataforma central para troca de mensagens, diminuindo riscos de informações desencontradas ou equivocadas;

– Impulsionar o diálogo técnico entre líderes e liderados e em equipes multidisciplinares;

– Alinhar o discurso interno para impulsionar a comunicação externa (com clientes, investidores e potenciais clientes);

 

Na The Speaker, workshops de comunicação para empresas podem acontecer na modalidade in company: dentro da própria empresa. Vale destacar que todos os workshops são personalizados e levam em consideração as demandas específicas da empresa e do setor ao qual se destina o treinamento. 

Investir em comunicação é zelar pelo bom rendimento corporativo, preparando a empresa para as exigências de um contexto profissional que, a cada dia, entende mais a importância da comunicação interpessoal e da inteligência emocional como um todo. Pense nisso!

Nosso blog

Últimas postagens

Como enriquecer o vocabulário

Enriquecer o vocabulário é uma ótima maneira de se comunicar de forma mais clara e precisa. Aqui estão algumas estratégias para expandir seu repertório de

Ler mais »

Aquecimento vocal rápido

Aqui está um aquecimento vocal rápido para preparar a voz antes de uma apresentação ou discurso. Este aquecimento leva cerca de 5 a 10 minutos

Ler mais »