Speaker! Como você está? Espero que bem!
Todas as grandes empresas têm um setor destinado à comunicação externa, certo? Incluindo atividades como, por exemplo, campanhas de marketing e publicidades, diálogos ativos com clientes, estratégias para presença na web e muitas outras.
Se bem é verdade que tais ações fazem parte do universo corporativo há bastante tempo, a internet – sobretudo as redes sociais – alterou significativamente a forma como acontece a comunicação externa de uma empresa, incluindo novas preocupações e ampliando o leque de interações com clientes, investidores e público-alvo.
O que nem sempre é tão discutido, quando pensamos em comunicação corporativa, é o impacto de todas essas mudanças na comunicação interna de uma empresa, ou seja, na interação entre líderes e liderados, grupos de trabalho e equipes multidisciplinares cotidianamente.
Deixar de pensar na comunicação interna de uma empresa é um enorme risco, afinal, para que a organização funcione como deveria, alcançando as metas e resultados a que se propõe, é indispensável que exista um bom diálogo interno, a saber, uma cultura bem definida e uma interação sem os chamados ruídos.
Para impulsionar o diálogo interno de uma empresa, impactando positivamente no rendimento dos colaboradores, os workshops de comunicação direcionados ao âmbito corporativo são ferramentas muito eficientes e que cumprem papeis importantíssimos, a saber:
Alinhar o discurso dos colaboradores para representar a sua marca
Criar a chamada “cultura da empresa” é uma das metas de todo líder. Afinal, ter uma identidade de marca bem definida é um dos pré-requisitos para que todos os colaboradores possam alinhar interesses individuais e do grupo como um todo. Mais que isso, para que possam representar a empresa da melhor forma, especialmente no diálogo externo com clientes em potencial.
Os workshops de comunicação com foco no corporativo trabalham o alinhamento dos discursos de liderados e líderes, fazendo com que a marca seja melhor representada, com todos da empresa sendo capazes de explicar com clareza as características e objetivos.
Na prática, um dos objetivos dos workshops é que os colaboradores consigam apresentar a empresa em 60 segundos, transmitindo, nesse curto período de tempo, os principais pilares que a compõem e demonstrando a solidez da marca.
Trabalhar estratégias para que as reuniões sejam mais curtas e eficazes
Um dos grandes problemas do dia a dia corporativo são as reuniões extensas e pouco produtivas, que, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano de muitas organizações, significando uma perda de tempo enorme e prejudicando o rendimento de todo um setor.
Costumo dizer que as reuniões de trabalho de uma empresa são ótimos termômetros para medir a eficácia ou a ineficácia da comunicação interna. Em outras palavras, encontros de trabalho extensos e pouco eficazes são, quase sempre, resultados de problemas de comunicação, a nível individual e coletivo, quando colaboradores não conseguem expressar suas ideias para se comunicar de um modo mais assertivo.
Estratégias como mapa mental para organização de pensamento e interpretação de dados aliada ao datastorytelling podem alterar significativamente reuniões de trabalho. Não apenas tornando-as mais curtas e produtivas, mas, ao mesmo tempo, muito mais interessantes e leves.
Eliminar ruídos na comunicação interna
Os ruídos na comunicação são todos os elementos que atrapalham o diálogo interno dentro de uma empresa, prejudicando – e muito – o rendimento da equipe de trabalho. Eliminar ruídos na comunicação envolve uma série de medidas, tais como:
– Aprimorar a forma como líderes dão feedbacks para liderados;
– Determinar qual é a plataforma central para troca de mensagens, diminuindo riscos de informações desencontradas ou equivocadas;
– Impulsionar o diálogo técnico entre líderes e liderados e em equipes multidisciplinares;
– Alinhar o discurso interno para impulsionar a comunicação externa (com clientes, investidores e potenciais clientes);
Na The Speaker, workshops de comunicação para empresas podem acontecer na modalidade in company: dentro da própria empresa. Vale destacar que todos os workshops são personalizados e levam em consideração as demandas específicas da empresa e do setor ao qual se destina o treinamento.
Investir em comunicação é zelar pelo bom rendimento corporativo, preparando a empresa para as exigências de um contexto profissional que, a cada dia, entende mais a importância da comunicação interpessoal e da inteligência emocional como um todo. Pense nisso!