Desenvolver as habilidades comunicativas é importante para todo mundo dentro e fora do trabalho, não há dúvidas! Mas dá para imaginar um líder que não se comunica bem? Essa pessoa conseguirá atingir os seus objetivos e liderar uma empresa? Provavelmente não. Uma boa oratória para os executivos de alta gestão é cada vez mais importante em uma empresa.
Ter uma boa oratória e saber se comunicar e expressar suas ideias com clareza é o diferencial de muitos profissionais. Às vezes essa pessoa nem é o profissional mais qualificado para aquele cargo, mas sabe “vender o seu peixe” e isso é um diferencial não somente dentro de uma empresa, mas também em outros aspectos da vida.
Desenvolver essas habilidades pode não ser algo fácil para muitas pessoas e isso é perfeitamente compreensível. No entanto, faz uma enorme diferença no âmbito profissional, ainda mais em um cargo de liderança em que será necessário falar com subordinados, clientes e outros. E fazer isso da forma correta só trará benefícios.
Mas por que uma boa comunicação e a oratória para os executivos de alta gestão são importantes? Vale mesmo a pena investir no desenvolvimento dessas habilidades? Preparamos um artigo sobre o tema. Boa leitura!
Oratória para os executivos de alta gestão: por que ela é importante?
Desenvolver as habilidades comunicativas é fundamental para qualquer pessoa e pode trazer benefícios na área profissional e pessoal. Mas para um líder ou uma pessoa que ocupe um cargo de alta gestão, desenvolver uma boa oratória é ainda mais importante.
Isso porque são cargos que frequentemente demandam falar em público, o que, só de pensar, aterroriza muitas pessoas. Uma boa oratória nessas horas é fundamental, pois um bom orador inspira, é convincente, fecha os melhores negócios para a sua empresa, conduz as reuniões de uma maneira mais eficiente e lida melhor com os demais funcionários.
Se comunicar bem, para os executivos de alta gestão, é importante porque o profissional terá maiores chances de ser ouvido e entendido. Impossível ter sucesso em um cargo de liderança sem ter desenvolvido as habilidades comunicativas a ponto de não conseguir fazer uma boa apresentação e expor suas ideias com clareza.
Além disso, um bom orador transmite credibilidade e essa é uma qualidade que um bom líder deve ter. É muito mais fácil confiar em um líder que transmite segurança ao falar, tem boa postura corporal e expõe suas ideias com clareza do que em um líder que não sabe se expressar, não cuida da sua postura corporal ou não fala nada de relevante.
Vale a pena investir em oratória para os executivos de alta gestão?
Muitas pessoas ainda acreditam que ter uma boa oratória é questão de sorte ou talento e só. Mas, não é bem assim que funciona. A oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida e até mesmo aprendida com o passar do tempo. Pode não ser fácil, mas é possível com bastante treino e dedicação.
Investir em um bom curso de oratória para os executivos de alta gestão traz diversos benefícios ao gestor e à equipe, pois melhora a comunicação dentro da empresa. Isso diminui consideravelmente os atritos e melhora o relacionamento no ambiente de trabalho.
Quem ainda não conseguiu aquele cargo de alta gestão também pode e deve trabalhar as suas habilidades comunicativas e a sua oratória. Isso porque saber se comunicar de maneira eficiente, expondo suas ideias de maneira clara e objetiva, abre muitas portas no mercado de trabalho e pode ser a diferença entre conseguir ou não conseguir aquele tão sonhado cargo.
Trabalhar as suas habilidades comunicativas e a sua oratória traz diversos benefícios como perder o medo de falar em público, ganhar autoconfiança, aprender a expor seus argumentos da melhor forma possível (e também a mais convincente). Além disso, através de uma boa oratória é possível aprender como usar a linguagem corporal a seu favor.
Como os executivos de alta gestão podem se beneficiar com uma boa oratória?
Desenvolver as habilidades comunicativas e a oratória é fundamental para qualquer profissional, não importa a função que ele exerça. Mas, se comunicar bem é ainda mais importante para os profissionais que ocupam executivos de alta gestão, pois eles representam a empresa e devem defender os seus interesses.
CEO
O Chief Executive Officer, ou apenas CEO, ocupa um dos cargos mais importantes de uma empresa. Cabe a esse profissional a responsabilidade de tomar decisões, desenvolver estratégias, dirigir e orientar os demais executivos, atuar na Gestão de Pessoas e muitas outras funções. Para ser um bom CEO é necessário ser um bom líder.
É importante que esse profissional desenvolva bem as suas habilidades comunicativas, pois ele precisará se comunicar com os demais funcionários, atuar na resolução de conflitos, apresentar novos projetos, negociar com os clientes e para que ele consiga atingir os seus objetivos com sucesso, é necessário ter boa oratória.
CFO
O Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro, é o maior responsável pela gestão financeira de uma empresa e tem como maior objetivo torná-la mais lucrativa. Esse profissional deve conhecer a fundo o mercado e também as suas tendências. Assim como o CEO, o CFO precisa ter visão estratégica, habilidades de liderança e análise de dados.
Mas não é porque ele não precisa ser o maior porta-voz da empresa que ele não precisa se comunicar bem, pelo o contrário. Profissionais como ele precisam se comunicar com clareza para que possam falar dos números internos da empresa, estabelecer um diálogo com os outros profissionais do departamento financeiro e delegar funções.
CMO
O Chief Marketing Officer, ou apenas CMO, é o responsável pela direção do marketing de uma empresa. Ele é o responsável por desenvolver estratégias que fortaleçam a imagem de uma empresa junto ao público e trazer resultados a ela.
Esse profissional precisa ter excelentes habilidades comunicativas, pois é ele quem vai liderar a equipe responsável pelo marketing e estabelecer um diálogo não somente com a sua equipe, mas também com a equipe de vendas.
CHRO
O Chief Human Resourses Officer, ou Diretor de Recursos Humanos é o responsável pela Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, recrutar novos talentos e outras funções. Para o CHRO é fundamental ter uma boa comunicação, pois ela possibilitará a resolução de diversos problemas, o alinhamento de objetivos e ainda melhora o clima no ambiente de trabalho.
CIO
O Chief Information Officer, ou simplesmente CIO, é o responsável por trazer inovação para a empresa, dirigir o departamento de TI, entre outras funções. É importante que esse profissional desenvolva suas habilidades comunicativas para que seja garantido o diálogo entre a sua equipe e as demais áreas da empresa.
COO
O Chief Operational Officer, ou simplesmente COO, é o profissional responsável pelas principais operações da empresa. Esse cargo é o segundo mais importante da empresa e por isso é essencial que a pessoa que o ocupe procure desenvolver suas habilidades comunicativas, especialmente a sua oratória.
Como melhorar a oratória?
Melhorar a oratória é um desejo muito comum entre as pessoas, seja para o trabalho como também para os outros aspectos da vida. Infelizmente não é possível se transformar em um excelente orador da noite para o dia, mas a adoção de algumas atitudes simples pode fazer a diferença na hora de fazer uma apresentação, por exemplo.
Veja a seguir alguns pontos relevantes a dar atenção:
- Treinar o discurso antes da apresentação;
- Organizar as ideias;
- Ter atenção ao tom de voz;
- Vestir-se adequadamente;
- Ser claro e objetivo;
- Cuidado com a postura corporal;
- Ouvir atentamente o que os outros têm a dizer.
A oratória para executivos de alta gestão é cada vez mais importante e vale a pena investir no desenvolvimento dessa habilidade. Com isso, será possível melhorar a comunicação e, por consequência, o relacionamento dentro do ambiente de trabalho e isso além de deixar o ambiente de trabalho bem mais leve, ainda trará ganhos para a empresa.