Olá, Speakers!
Hoje, vou compartilhar com vocês mais um case de workshops sobre oratória aqui na The Speaker. Assim, vocês podem saber como são nossos treinamentos e os resultados que alcançamos com nossos clientes.
O workshop do qual falaremos neste post foi realizado com colaboradores da empresa Honda Motos. Esse foi mais um de nossos treinamentos bilíngues, dessa vez, realizado no idioma inglês.
Entre os participantes do workshop, a maioria não tinha domínio do idioma, estando, ainda, nos níveis iniciais de estudos e práticas da língua. Por essa razão, tivemos desafios para nos comunicarmos, dos quais falarei a seguir. Confiram!
Como foi o workshop?
Um dos grandes desafios que tivemos foi o de comunicar com os colaboradores, que ainda tinham níveis iniciais no idioma inglês. É preciso ressaltar que esses colaboradores estavam praticando, já que precisavam se apresentar individualmente para seus chefes.
O desafio de comunicar com os colaboradores se deu, principalmente, porque grande parte dos treinamentos bilíngues da The Speaker é ministrada no idioma estrangeiro, para que, assim, os clientes já possam se familiarizar com a língua.
Depois das primeiras etapas, nas quais trabalhamos as principais técnicas de oratória, os exercícios práticos foram todos realizados em inglês.
Para conseguir comunicar assertivamente com os clientes, nossa equipe teve que investir na própria linguagem não-verbal (gestos, expressões faciais, postura), já que, como dissemos, as atividades práticas foram realizadas todas em idioma estrangeiro.
Quando, nos treinamentos bilíngues, os clientes ainda estão na fase de aprendizagem em relação ao idioma, um dos nossos objetivos primordiais é conseguir ajudá-los a perder o medo de se expressar nessa língua.
Para isso, o que fazemos é deixar de associar o “falar em inglês” a algo negativo, para que, assim, os colaboradores possam diminuir o próprio nervosismo. O que fizemos foi propor uma série de exercícios lúdicos, teatrais e dinâmicas de grupo, todas informais, divertidas – e em inglês.
Já nesse ambiente informal e acolhedor, os colaboradores da Honda Motos que integravam o workshop passaram a se sentir menos inibidos, o que pôde melhorar significativamente a forma como se comunicam em inglês.
Quais foram os resultados do workshop?
Os resultados do workshop com colaboradores da Honda Motos foram muito satisfatórios. Ao associar o “falar em inglês” a algo positivo, os colaboradores passaram a se comunicar muito melhor e, ao final do treinamento, se sentiam muito mais confiantes.
O profissional da Honda Motos que nos contatou para que realizássemos o treinamento nos deu um feedback que nos deixou muito felizes. Segundo esse profissional, as apresentações que os colaboradores integrantes do workshop fizeram para seus chefes foram muito positivas.
Antes, o esperado era que todos lessem suas anotações, mas, depois do treinamento, já puderam se expressar sem a necessidade de ler, demonstrando, assim, como a confiança aumentou em relação ao idioma e como puderam pôr em prática todas as técnicas de oratória que aprenderam com a The Speaker.