Como agir quando alguém discorda de você na palestra?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Como agir quando alguém discorda de você na palestra?

Olá, Speakers! Tudo bem com vocês?

Lidar com pessoas que pensam muito diferente de nós é um desafio, não é mesmo? Se é assim no nosso dia a dia, nas palestras – quando estamos em uma posição de maior destaque e exposição –, pode ser ainda mais difícil…

Conviver com opiniões contrárias faz parte do cotidiano de todos nós que vivemos em sociedade, mas saber como reagir quando alguém discorda de você na palestra é, particularmente, essencial para ser um bom comunicador. 

Hoje, principalmente frente ao momento delicado em que vivemos no país, quando as opiniões estão cada vez mais acirradas, vou falar sobre qual é a melhor maneira de lidar com essas situações, se alguém da plateia não concordar com o que está sendo dito no palco. Informe-se e saiba o que fazer! 

Invista na qualidade do seu conteúdo

Não existe outro caminho melhor para lidar com opiniões contrárias do que ter bons argumentos, pautados em informações verídicas e atualizadas. Essa é a maneira para garantir que a discussão de ideias não se torne um confronto pessoal, em que os envolvidos apenas defendem duas próprias opiniões, sem necessariamente se ater para a veracidade do que dizem.

Uma das técnicas para evitar problemas durante uma apresentação em público é se adiantar e, durante a exposição (antes de abrir o espaço para conversas e debates), apresentar opiniões contrárias às que defendemos e explicar por que não concordamos com elas. 

“Como assim, Livia? Vou mostrar opiniões diferentes da minha?” Isso mesmo, Speakers! Apresentar possíveis ideias divergentes e refutá-las com argumentos concretos e informação relevante pode enriquecer bastante uma apresentação. 

É preciso que, para refutá-las, sejam apresentados dados atualizados e, se possível, opiniões de especialistas no assunto, ok? 

Saiba ouvir!

Sempre faço questão de lembrar por aqui que saber ouvir é um dos pilares para uma boa comunicação e que essa capacidade não tem a ver apenas com respeitar o outro, mas é, ao mesmo tempo, uma estratégia para conseguir embasamento e contra argumentar de forma mais eficaz. 

Quando alguém discordar de você durante uma palestra, é muito importante não interromper essa pessoa e escutar tudo o que ela tem a dizer. Interromper alguém que pensa diferente, além de desrespeitoso, pode fazer com que os outros (os que já concordam com você) passem a deslegitimar a sua fala, pela falta de segurança que aqueles incapazes de ouvir ideias contrárias costumam ter. 

Por isso, dê espaço para quem pensa diferente, ok? Muitas vezes, uma discussão de ideias torna a palestra muito mais interessante.

Tenha serenidade para responder e apresentar seus contra-argumentos

Esse tópico está diretamente relacionado ao anterior, afinal, não basta apenas ouvir opiniões daqueles que discordam de você, mas é fundamental ter paciência e serenidade para responder e apresentar seus contra-argumentos. 

Em situações de exposição de fala, Speakers, há uma particularidade: geralmente, as opiniões contrárias aparecem no momento em que o palestrante já finalizou a sua exposição e deixou espaço para perguntas e discussão. 

Ou seja: o comunicador já falou o que pensa e, mesmo assim, há quem pense diferente dele. Por isso, não adianta apenas repetir tudo o que você já disse durante a palestra, mas é preciso entender o pensamento desse alguém que ainda discorda do que foi apresentado e, de preferência, usar uma nova abordagem para explicar os motivos que te fazem pensar diferente dele. 

Em outras palavras, responder os questionamentos de alguém que discorda de você apenas repetindo tudo o que já foi abordado na palestra não é eficaz e mostra, inclusive, um despreparo. 

Por tudo isso, dedicar um tempo para se preparar ANTES da apresentação é MUITO importante. Afinal, só assim – estudando e se dedicando para explorar fatos e opiniões relevantes sobre o tema abordado –, é que você terá a serenidade para contra argumentar. 

 

Speakers, eu sei que, por vezes, pode ser frustrante se deparar com alguém que discordou (totalmente ou em grande parte) do que apresentamos em uma palestra, depois de tanto preparo. No entanto, isso não é raro e é parte importante do trabalho de todo comunicador. 

Saber que situações assim acontecem e se preparar para lidar com elas da melhor forma possível também é tarefa para quem quer e precisa aprimorar as habilidades de comunicação, colocando em prática as técnicas para uma oratória assertiva. 

Se tiver dúvidas sobre como agir quando alguém discorda de você na palestra, fale com a gente! Conheça nossos cursos de oratória e veja como um treinamento pode ajudar nessas e outras situações!

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »

Oratória para médicos

A oratória é uma habilidade crucial para médicos em diversas situações, tanto na prática clínica quanto em outros contextos profissionais. Aqui estão algumas situações em

Ler mais »