Speakers!!!
A comunicação – e a oratória digital especificamente – tem sido um dos principais temas deste ano, quando empresas e profissionais de todos os nichos se viram com a necessidade urgente de adaptar seu dia a dia ao digital, ao online.
Nesta semana, nossa equipe participou do Best – o MAIOR EVENTO online de educação bilíngue do mundo! Na edição 2020, nomes como a Malala, o Bernardinho, Shawn Achor, Daniel Goleman, Djamila Ribeiro, Lázaro Ramos, Edu Lyra e Nina Silva foram os palestrantes.
Nosso trabalho foi treinar alguns desses palestrantes – tanto umas semanas antes do evento quanto no ensaio geral, no próprio local de gravação.
Aqui, você pode conferir como foi essa experiência. E mais: como é organizar um super evento todo no digital. Boa leitura!
Como é organizar um super evento no digital? O Case do Best!
Discutir sobre educação é sempre uma ação importante. Quando isso implica em ouvir e dar voz a alguns dos grandes nomes da atualidade, a relevância se torna ainda maior. E é justamente isso que o Best, da International School, faz!
Fomos contactados para treinar alguns dos palestrantes umas semanas antes do evento que, como eu disse, aconteceu totalmente de maneira digital. Veja bem, Speaker: nos referimos a pessoas com uma trajetória em falar em público!
Isso demonstra o quanto o digital ainda é novo em certos aspectos, com destaque aos que se referem à oratória e à comunicação interpessoal. E como isso demonstra e evidencia a necessidade de se preparar e se adaptar a esse novo contexto!
A experiência com o Best foi incrível – não só pela relevância do evento, dos palestrantes e da iniciativa como um todo, mas porque é fazer parte de uma grande mudança: onde o digital é e será cada vez mais protagonista!
Aqui na The Speaker, nós estamos acompanhando e vivenciando, na prática, tudo o que tem mudado em relação ao digital, ao online. Eventos como o Best, totalmente online, seguramente se tornarão mais frequentes.
Vai organizar um evento online: o que considerar?
É provável que a sua empresa tenha que organizar um evento (como conferências ou afins) que acontecerá totalmente no ambiente digital. Da mesma forma, você, como profissional, precisa saber como agir em situações desse tipo e se adaptar a elas.
Para organizar um evento online, é indispensável:
– Definir a melhor plataforma
Há uma série de plataformas disponíveis para eventos e videoconferências online. Contudo, é importante pensar em qual delas se adapta melhor às suas necessidades. É a que permite uma maior interação? A que inclui um extenso número de presentes?
Definir a plataforma correta é fundamental. Afinal, ela será a ponte entre o seu evento e sua audiência. Fazer isso com uma antecedência considerável é um cuidado a se ter em mente.
– Organizar a programação
Como você planejaria um evento presencial? Provavelmente, estabeleceria a ordem de cada apresentação, os minutos de intervalo, as falas de abertura e encerramento, não é verdade?
Por que no online seria diferente? A organização da programação do seu evento é tão determinante quanto no presencial. É preciso fazer isso e informar às pessoas para que possam se programar e, de fato, assistir ao evento.
– Preparar a parte técnica
O evento será gravado em um estúdio, um palco, uma sala de conferências? Será feito totalmente online, com cada palestrante apresentando desde suas casas?
Essa é a pergunta central e que permitirá uma série de passos para a videoconferência. Nas últimas semanas, vêm acontecendo as conferências politicas nos Estados Unidos. Algumas delas foram inteiramente online: as pessoas transmitiram sua fala desde casa.
Em outras, por sua vez, foi armado um pequeno palco, simulando uma apresentação presencial. Essa apresentação, então, foi transmitida ao vivo para os outros participantes.
Quando se trata da comunicação e suas múltiplas competências, o aprimoramento é constante.
Até um tempo atrás, falar em público era algo associado estritamente a um palco, a uma plateia repleta de pessoas… E agora?
Agora, o falar em público – e, claro, o falar BEM em público – também acontece em outros ambientes: em um vídeo, uma transmissão ao vivo, uma live, um storie nas redes sociais…
A sociedade muda sempre. Nós mudamos a todo tempo. Por que, então, a comunicação permaneceria estática, engessada?
Investir nas suas habilidades da comunicação digital é, sem dúvidas, uma das necessidades mais urgentes e determinantes do cenário atual. Pense nisso e conte com a The Speaker nesse processo!