Olá, meus caros Speakers! Tudo bem com vocês?
Hoje em dia, um dos maiores objetivos de praticamente todos os profissionais é ser reconhecido como um ótimo comunicador. Afinal, já está mais que clara a importância dessa habilidade, independentemente da área à qual nos dedicamos.
Parte essencial de ser um ótimo comunicador é conseguir captar a atenção dos ouvintes. E esse desafio não está presente apenas nas apresentações em público, mas em todos os tipos de situações de exposição de fala, como, por exemplo, as entrevistas de emprego, as reuniões com colegas e clientes e as conferências para outros profissionais.
Como vocês já sabem, o que muitos chamam de “dom de falar em público” é, na verdade, o resultado de muita prática e estudos para conhecer e aprimorar as técnicas de oratória.
Pensando nisso – e sabendo que a comunicação pode (e deve) ser impulsionada cotidianamente –, separei algumas técnicas eficazes para captar a atenção do público para este nosso artigo de hoje. Confiram!
- Planejar (com antecedência) a sua fala
Não se iludam: o sucesso de uma apresentação está diretamente ligado ao tempo que dedicamos a ela. Por essa razão, planejar a sua fala com antecedência é uma das formas de garantir que ela esteja coesa, que um assunto esteja relacionado ao outro e, principalmente, que haja uma progressão de ideias em tópicos correlacionados.
Ao planejar a sua fala, será possível selecionar informações realmente úteis e interessantes, excluindo aquelas que não somam tanto assim ao conteúdo da apresentação. Da mesma forma, com esse planejamento, será mais fácil pensar em abordagens, garantindo que o MODO como falamos seja tão interessante quanto O QUE dizemos, ok?
- Praticar a apresentação quantas vezes forem necessárias
Além de planejar o que e como falar, é essencial praticar a apresentação antes de subir ao palco e encarar o público (ou antes de sentar à mesa e dialogar com seus clientes, por exemplo).
Praticar faz com que o comunicador se familiarize com a própria fala. Com isso, a performance será mais natural e interessante, aumentando significativamente as chances de que a atenção dos ouvintes seja, de fato, captada.
Segundo relatos, a maioria dos grandes comunicadores da história passava horas e horas praticando suas falas. Então por que não aprender com eles e incluir esse hábito na nossa daqui para frente, não é?
- Prestar atenção na linguagem não-verbal
Ok. Já planejamos nossa fala e já ensaiamos nossa apresentação diversas vezes. O conteúdo e a abordagem estão ótimos, então já não falta nada, correto? Errado! Outro aspecto que merece muito a atenção de todo comunicador é a linguagem não-verbal.
A comunicação, meus caros, não é apenas o que dizemos, mas também (e em grande parte) o que não dizemos, mas expressamos através das nossas expressões, gestos, postura e voz.
Para captar a atenção do público, a mensagem que enviamos através da nossa linguagem não-verbal deve ser coerente com a que transmitimos verbalmente. Em outras palavras, se estamos falando sobre algo que nos entusiasma, é de suma importância expressar isso através do nosso rosto, postura, voz…
Outras técnicas que ajudam a captar a atenção do público, e que estão relacionadas à linguagem não-verbal, são:
– alterar o tom de voz durante a apresentação;
– manter a postura ereta;
– se locomover no palco (de forma sutil);
– manter contato visual.
- Saber usar os silêncios
No tópico anterior, falamos sobre aquilo que comunicamos sem necessariamente usar palavras, certo? Pois bem! Neste tópico, os silêncios é que estão em pauta.
Durante situações de exposição de fala, um dos protagonistas é justamente o silêncio. Saber aplicar, de forma coerente, as pausas intencionais é uma ferramenta que ajuda a captar a atenção das pessoas, já que é capaz de criar expectativa, destacar momentos importantes e dar mais emoção à fala.
Um silêncio aplicado antes do desfecho de uma história, por exemplo, indica que algo importante está por ser dito. O público entende isso instintivamente e passa a prestar mais atenção no que virá.
- Apostar na interação com as pessoas
Celulares, redes sociais, notícias em tempo real… são muitos os que competem pela atenção das pessoas hoje em dia. Durante a nossa fala, nós, comunicadores, precisamos ser mais interessantes que todos esses atrativos e, para isso, uma das ferramentas mais eficazes é apostar na interação com o público.
Propor pequenas atividades, como um jogo de perguntas “sim” ou “não”, sugerir que as pessoas façam anotações e iniciar uma discussão interessante são algumas das possibilidades que temos à nossa disposição.
Para escolher uma ou algumas delas, é preciso levar em consideração as que melhor se adaptem ao contexto e às características do público e da situação.
- Contar uma história é melhor do que apenas apresentar dados soltos
Existem diferentes formas de falar sobre determinado assunto. Uma das mais eficazes é, sem dúvidas, a storytelling, que, na prática, significa contar uma história: a de um personagem ou mesmo uma experiência do próprio comunicador.
Quando digo que contar uma história é uma das formas mais eficientes de se comunicar com o público, me refiro ao fato de que as pessoas tendem a prestar muito mais atenção em histórias do que em dados soltos, citações ou informações sem um contexto.
É MUITO diferente falar sobre um produto, por exemplo, do que contar uma história de como tal produto melhorou a vida de alguém. Ao dar um nome, um rosto e propor uma história, o que o comunicador faz é criar mais empatia com quem está ouvindo a sua fala. Com isso, acaba conquistando e retendo a atenção dessas pessoas com maior facilidade. Pensem nisso!
Essas são algumas técnicas para captar a atenção dos ouvintes, que, como eu disse logo no começo deste artigo, podem e devem ser aplicadas em todos os tipos de situações de exposição de fala. Com o tempo e a prática, usar essas ferramentas vai se tornando algo cada vez mais natural, fazendo com que sejamos reconhecidos como ótimos comunicadores!