Como falar bem e se expressar melhor?

Speaker!

“Qual é o segredo para se comunicar bem?” Se eu contasse todas as vezes que escuto ou leio essa pergunta… A verdade é que não há segredo porque oratória não é dom, mas, sim, técnica, planejamento, disciplina.

Falar bem, isto é, ser capaz de organizar a fala de uma maneira assertiva e interessante é um dos passos para se expressar melhor. Além dele, também é necessário aprender a dominar a linguagem não-verbal – o que dizemos através da voz e do corpo.

Na nossa conversa de hoje, decidi focar em um dos questionamentos que mais vejo por aí: como falar bem e se expressar melhor?

Acompanhe até o final e veja o que fazer para começar a desenvolver sua comunicação hoje mesmo!

1. Aprenda a organizar a sua fala

É MUITO difícil falar bem sem organizar a sua fala, afinal, a sua audiência precisa entender o que você diz para ser inspirada de alguma forma. É por isso que o primeiro passo implica em aprender mais sobre essa organização.

Uma técnica eficiente é o Mapa Mental. Criar um mapa mental, utilizando imagens para cada um dos tópicos da sua fala, é um recurso para praticar e dar uma sequência lógica ao que se diz.

2. Priorize informações e argumentos

A repetição excessiva de informações cansa e empobrece a sua fala. Então, você precisa tomar decisões na hora de organizar o conteúdo e priorizar o que, de fato, importa ao seu público.

Isso significa ser assertivo: nada vai sobrar na sua fala, tudo o que você disser terá um propósito. Lembre-se que vivemos tempos de aceleração de áudios e mensagens em poucos caracteres: o dinamismo é essencial!

3. Dê especial atenção à introdução

Em uma apresentação, reunião, PITCH, defesa de trabalhos, discursos: seja qual for a situação de exposição de fala, a introdução será um dos momentos mais importantes. É nesses minutos iniciais que o público decide prestar ou não atenção em você.

Dedique um tempo para planejar a sua introdução. Boas opções para iniciar a sua fala são:

– Trazendo uma manchete sobre o assunto: algo novo ou desconhecido

– Fazendo uma pergunta interessante sobre o tema

– Começando a contar uma história (que deve ser desenvolvida por você)

– Com uma citação de um especialista

4. Aplique estratégias da oratória persuasiva

Falar bem também significa cumprir um determinado CTA: Chamada Para a Ação. Nesse quesito, a oratória persuasiva tem um papel crucial. Persuadir é a habilidade de convencer, através de argumentos sólidos e um conteúdo de valor.

Estratégias da oratória persuasiva serão aliadas importantes nesse tópico. Aprender a fazer as perguntas corretas, a contra-argumentar e a defender suas opiniões com bom embasamento são algumas ações.

5. Ouça. Mas ouça atentamente!

Expressar-se bem tem a ver com ouvir bem. É ouvindo o outro atentamente que você poderá estabelecer as melhores estratégias para dialogar, convencer e contra-argumentar.

Parte fundamental do processo para se expressar melhor é desenvolver a habilidade de escuta. A escuta ativa e estratégica, capaz de analisar rapidamente o perfil da audiência e se adaptar a ele.

6. Dê energia à sua voz

A boa expressão não se resume a um conteúdo claro, bem organizado e estratégico. O motivo? A maneira como transmitimos esse conteúdo é tão importante quanto aquilo que incluímos na nossa fala.

Dar energia à voz significa alterar o tom em momentos estratégicos, fazer pausas intencionais, encontrar um ritmo de fala confortável e usar bem esse grande recurso que todos temos.

7. Domine sua linguagem corporal

Na dinâmica não falada, os gestos, a postura, o contato visual e as expressões faciais têm um peso enorme. Dominar essa linguagem é parte das ações de quem quer aprender a se expressar melhor.

Entenda qual é o seu perfil de comunicador, faça os ajustes necessários, sempre respeitando a sua autenticidade. Não tenha medo de mostrar emoção nas suas expressões, criando um equilíbrio entre corpo e fala.

8. Faça um treinamento em oratória

Os 7 passos que vimos até aqui são indispensáveis para desenvolver as habilidades de comunicação e oratória. No entanto, a comunicação é troca e, por isso mesmo, um treinamento é a melhor maneira de aprimorar essas e outras técnicas.

Contar com a orientação de especialistas em comunicação permite otimizar o processo de aprendizado, pautando-o nas suas necessidades mais urgentes. O feedback de um profissional é a maneira mais eficaz e confiável de se tornar um bom comunicador.

Por que desenvolver a sua comunicação?

Termos como “oratória” ou “falar bem” são alguns dos mais procurados em sites de busca. A razão? A comunicação faz parte das soft skills, habilidades que, hoje, são as mais valorizadas no mercado.

Desenvolver a comunicação é, portanto, algo que qualquer pessoa precisa fazer: seja qual for o cargo, a profissão ou o nicho a que se dedica. Quem desenvolve essas habilidades transmite uma imagem melhor, seja presencialmente ou no digital.

Outra razão é a transformação pela qual passamos. A maneira como as pessoas se comunicam mudou, as formas de trabalhar mudaram… Tudo isso demanda uma adaptação que passa – sim ou sim – pela comunicação.

Quais são as suas maiores dúvidas de oratória? Escreva para minha equipe e me conte!