Como falar bem? Aprimore sua fala

“Falar bem” é, sem dúvidas, uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, seja dentro de grandes empresas ou para alavancar um empreendimento próprio, por exemplo.

Dito dessa forma, a expressão “falar bem” é utilizada, na maioria das vezes, para se referir a um conjunto de habilidades que fazem com que uma pessoa saiba se comunicar bem com os demais, especialmente em situações-chave, que incluem a exposição de fala: entrevistas, PITCHs, reuniões, apresentações em público, entre outras.

Assim sendo, “falar bem”, na verdade, não que dizer apenas dominar um conteúdo, mas, sim, a forma como esse tal conteúdo é transmitido, se é ou não atrativo aos demais e, mais que isso, se cumpre a intenção à qual se destina (um call to action específico, por exemplo).

Neste artigo, separei para vocês 7 maneiras para aprimorar a forma como se comunica com os demais. Confira!

  1. Aprenda técnicas para organizar o seu raciocínio

Antes de aprimorar o que falamos, é preciso ordenar o nosso próprio pensamento. Nesse sentido, técnicas como o mapa mental são ótimas ferramentas. Conhecê-las e começar a colocá-las em prática mudará a forma como você se expressa.

  1. Comece a fazer roteiros antes de suas apresentações

Criar roteiros com palavras-chave é outro passo importante para falar bem. Além de ser uma forma eficiente de organizar o conteúdo, é, ao mesmo tempo, um material que pode servir de base para consultas rápidas. Especialmente para quem lida com o nervosismo em situações de exposição de fala, contar com essa possibilidade é importante.

  1. Aprenda a contar uma boa história

Contar uma boa história ou, em outras palavras, aprender a criar narrativas interessantes na hora de expressar um conteúdo é uma competência que impulsiona a maneira como se comunica com aqueles ao seu redor. Essa competência é um diferencial nos mais diversos momentos.

  1. Domine a sua linguagem não-verbal

Dominar a linguagem não-verbal é, em suma, garantir que exista uma harmonia entre o que está sendo dito através de palavras e o que está sendo expressado através da dinâmica não-falada, incluindo gestos, voz, expressões faciais, olhar e postura.

  1. Saiba usar a sua voz

Saber usar a voz é algo imprescindível para falar bem, afinal, ela (a voz) é a ponte entre o comunicador e sua audiência. Nesse sentido, encontrar um tom de voz e um ritmo de fala confortáveis é essencial para garantir uma boa comunicação.

  1. Dedique mais tempo para praticar

As etapas prévias a uma situação de exposição de fala são, muitas vezes, subvalorizadas. No entanto, elas se mostram fundamentais para obter sucesso nesses momentos. Sendo assim, dedique mais tempo para praticar, seja para uma situação de exposição de fala específica ou para aprimorar habilidades que já possui.

  1. Faça um treinamento em oratória

Um treinamento em oratória é o caminho mais eficaz para desenvolver as técnicas das quais falamos nos tópicos anteriores. Afinal, tem impacto direto na carreira e na vida particular, justamente por impulsionar a comunicação interpessoal.

O curso de oratória, feito com profissionais especializados, dá acesso a informações realmente confiáveis e atualizadas, capazes de considerar a Comunicação como um processo que depende de muitos fatores – e não como algo estático, cheio de regras pré-fabricadas.

Assim, para atender às suas demandas individuais, trabalhar seus pontos fracos e impulsionar qualidades que já possui, um treinamento direcionado à oratória será uma boa escolha.

Como o Curso de Oratória em SP te ajuda a se comunicar melhor?

Temos clientes em várias partes do país (nossos treinamentos online), mas quem mora em São Paulo está bem perto de nós, já que nossa empresa tem sede nessa cidade.

O nosso treinamento presencial é ministrado em miniturmas de até dez pessoas, para garantir um atendimento personalizado e direcionado para as necessidades específicas de cada aluno.

O Curso de Oratória em SP conta com uma metodologia exclusiva, que trabalha, sobretudo, os três pilares essenciais para uma comunicação autêntica: conteúdo, expressão vocal e expressão corporal.

No curso extensivo, são oito encontros por mês, com carga horária de 20 horas em total. Nesse treinamento, trabalhamos com conteúdo e prática a fim de auxiliar na perda do medo de situações de exposição de fala (a fobia de falar em público), na assimilação e aprimoramento de técnicas para organização de conteúdo e em estratégias para criar uma conexão real e engajadora com a audiência.

Além disso, nos focamos em tudo o que faz parte da dinâmica não-falada, a saber: o uso da voz (melhorando a dicção), como se comportar em palcos (incluindo 360º) e como gesticular.

Além do curso em miniturmas, a The Speaker também oferece cursos individuais a fim de atender necessidades ainda mais específicas, como, por exemplo, a preparação para um PITCH ou uma conferência internacional.

Temos, ainda, a modalidade de treinamento direcionada para CEOs e profissionais de alta gerência, que inclui práticas condizentes com as necessidades e o dia a dia nesse contexto de liderança.

 

Seja quais forem os motivos que te levam a querer aprimorar a forma como se comunica, a The Speaker poderá ajudar nesse processo. Para saber mais sobre nossos cursos e treinamentos, veja alguns cases e conheça o depoimento dos nossos clientes. Se preferir, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas!

 

Clique para dar sua nota!
Avaliações: - Avaliação média:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *