Como usar o LinkedIn? – Confira técnicas para utilizar essa plataforma a seu favor  

Olá, Speaker! Tudo bem?

A rede social LinkedIn, que é direcionada para o âmbito profissional, se consagrou como uma das plataformas mais importantes da atualidade. Nela, profissionais encontram novas vagas de emprego, fazem contatos para impulsionar o networking, divulgam dados sobre a própria história profissional, entre outras ações.

Pelo protagonismo que possui, o LinkedIn é utilizado por empresas em fases iniciais ou finais dos processos seletivos. Justamente por isso, ter uma boa presença na web – e, especificamente, um bom perfil no LinkedIn – passou a ser fundamental para profissionais de todos os nichos e cargos.

O LinkedIn conta com uma série de recursos, tais como as recomendações e competências, por exemplo. Saber utilizá-los a seu favor pode ser determinante para o seu futuro profissional. Assim, confira as principais técnicas para usar o LinkedIn da melhor forma possível, impulsionando o seu perfil e sua imagem nessa rede social. Boa leitura, Speaker!

Mantenha suas informações atualizadas

Acumular muitas informações sobre seu histórico profissional não é a melhor ideia, quando se trata do perfil do LinkedIn. É interessante priorizar as mais relevantes e atualizadas, dando destaque para o cargo que ocupa no momento, suas principais competências, algumas experiências anteriores e sua formação. Manter o seu perfil sempre atualizado é um passo importante e deve estar entre suas preocupações.

Adicione suas competências

Como eu disse no começo deste artigo, o LinkedIn conta com uma série de recursos. Um deles é o de adicionar competências, ou seja, habilidades que você possui e que considera importantes para o seu desempenho profissional. A plataforma possibilita que suas conexões confirmem as competências que você inserir, o que é um plus para o seu perfil. Cada pessoa pode inserir ate 50 competências, mas é indicado focar naquelas que se encaixam mais às suas aspirações atuais.

Procure receber e dar recomendações

Ainda sobre recursos do LinkedIn, o de dar e receber recomendações é outro que deve despertar a sua atenção, já que impulsiona o perfil. Essa ferramenta permite que suas conexões – por exemplo, colegas, líderes, ex-professores – publiquem recomendações sobre você, compartilhando um pouco da experiência que tiveram e comprovando habilidades que você inseriu no tópico anterior.

Compartilhe conteúdo de qualidade

Uma das formas de se destacar no LinkedIn é compartilhando conteúdo de qualidade, seja autoral ou não (se não for, cuidado com as fake news). É importante selecionar bem o que você irá publicar, garantindo que tenha um interesse e uma sintonia com a sua área. Além de conteúdos sobre temas ligados ao seu nicho, vale a pena compartilhar informações sobre sua história profissional, a saber: cursos que está fazendo, eventos que participou, apresentações em público que ministrou, prêmios, entre outras.

Use a plataforma para fazer boas conexões

Sem sombra de dúvidas, um dos principais recursos do LinkedIn é criar e/ou impulsionar a rede de contatos profissionais, o famoso networking. Assim, não se limite a apenas acompanhar postagens ou seguir marcas: aposte em conexões que sejam interessantes para os seus objetivos. Para se conectar com os demais, participar de grupos, comentar em discussões e outras ações similares são táticas eficientes. Na hora de adicionar novas conexões, evite as mensagens automáticas e personalize o contato que fizer com essas pessoas. Esse cuidado simples tem um peso enorme!

Utilize palavras-chave

Assim como outras redes sociais, focadas ou não no âmbito profissional, o LinkedIn também utiliza palavras-chave para sugerir conexões ou priorizar o que aparece no feed principal. Por isso, procure usar esse recurso, definindo as palavras-chave que melhor se encaixam ao seu perfil e às suas aspirações. Ao fazer isso, aumentam as chances de o seu perfil aparecer nas buscas e, logo, será um caminho para fazer conexões mais valiosas.

Customize a URL do seu perfil

Alterar a URL que leva ao seu perfil é uma ação simples. Basta ir em configurações e privacidade para modificar esse endereço, personalizando-o com o seu nome. Esse passo se mostra muito eficiente em alguns casos específicos, como, por exemplo, para que o recrutador de uma vaga à qual você se candidatou possa encontrar o seu perfil rapidamente.

Saiba gravar bons vídeos

Seguindo a tendência de outras redes sociais, o LinkedIn também possibilita que os seus usuários compartilhem vídeos. Essa ferramenta pode ser muito útil, desde que você consiga usá-la corretamente. Para gravar bons vídeos, garanta ter um conteúdo interessante e compacto. Escolha o melhor cenário e defina um enquadramento condizente com uma plataforma profissional. Por fim, pratique com antecedência para garantir que tenha uma boa performance no vídeo, falando com naturalidade.

Tenha uma (boa) foto de perfil

Pode parecer óbvio, mas ter uma foto no perfil é um diferencial enorme para alcançar bons resultados no LinkedIn. Perfis sem fotos, por mais completos que sejam quanto ao conteúdo, não obterão os mesmos resultados, já que o LinkedIn se trata, sobretudo, de criar conexões e é muito difícil fazer isso sem ver um rosto que personalize o profissional. Na hora de escolher a sua foto, preze pela qualidade da imagem, evite exageros e, se possível, crie alguma relação com o seu trabalho ou área de interesse.

 

Todos esses cuidados e técnicas são eficientes para usar o LinkedIn como uma estratégia profissional assertiva e altamente eficaz. Não se esqueça de que, no cenário atual, a presença que você tem na web (principalmente em redes sociais focadas no âmbito profissional, como o LinkedIn) é um dos fatores decisivos para o seu futuro.

Desse modo, tome cuidado com o que posta nas redes sociais. Especificamente quanto ao LinkedIn, é importante encarar essa plataforma pelo seu cunho profissional, considerando-o um ambiente digital direcionado para temas ligados aos negócios e à carreira.

Se precisar de ajuda para impulsionar certos aspectos do seu perfil do LinkedIn, como a gravação de bons vídeos, fale com a nossa equipe e conheça nossos treinamentos!

 

Clique para dar sua nota!
Avaliações: - Avaliação média:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *