Como fazer uma apresentação de metas e objetivos na empresa

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

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Como fazer uma apresentação de metas e objetivos na empresa

Olá, Speakers! Como vocês estão?

Uma apresentação de metas é o momento perfeito para se conectar com o público e engajar sinergicamente as equipes em nome dos objetivos. Metas fornecem foco, podem servir como um termômetro, e não só mostram o objetivo, como também são importantíssimas para mostrar o caminho para atingir o propósito.

Uma apresentação de metas de excelência será motivadora, independente do conteúdo que se precise expor, e um bom comunicador sabe mixar informações com emoção transformando todas as situações em oportunidades, utilizando o discurso para engajar os colaboradores.

O ponto de partida de toda apresentação de resultados e metas deve ser o reconhecimento do estado atual, afinal ter conhecimento sobre a situação atual permite que um planejamento seja traçado para seguir rumo ao objetivo maior estipulado.

Sempre ensino aos trainees para iniciarem explicando o cenário atual e irem situando cada integrante, relembrando desafios, acontecimentos e fatos.

Esse tipo de ação promove conexões entre os colaboradores e ressalta como as habilidades de cada um combinadas são importantes para o alcance da meta.

Recursos audiovisuais são sempre bem-vindos nesses momentos, porque são ferramentas estratégicas que, se bem utilizadas, irão emocionar e contagiar o público.

Por isso, não fique somente nos gráficos! Traga seus colaboradores para a realidade mostre exatamente onde chegar, determinando as metas e mostrando como fazer trazendo contexto e significado para todos. Todos precisam entender e ter um sentido, não é mesmo?

Também é fundamental que os participantes de um projeto entendam todos os detalhes e isso significa que é super necessário ser claro e específico, definir metas mensuráveis e mostrar que são possíveis de serem realizadas.

Além disso, é importantíssimo saber gerir o tempo numa apresentação de metas, não cansando o público, fazendo com que a atenção se perca.

As apresentações precisam de planejamento, roteiro e design, levando em conta o engajamento e não só os números e a própria meta em si.

A ideia é que a apresentação de um plano de metas seja envolvente, capture a emoção e motivação de todos e dê uma direção, sinalizando um ponto de partida e como vencer os possíveis obstáculos que fazem parte da trajetória de qualquer conquista.

Grave bem essa máxima: “ninguém se engajará em sua meta se não estiver emocionado com ela”. Portanto, sempre na elaboração de uma apresentação de metas e objetivos, o palestrante deve pensar e elaborar maneiras de emocionar e unir o público através das técnicas de oratória adequadas.

Mas é muito importante frisar também que a carga de informação e de emoção devem ser dosadas para que a apresentação gere resultados positivos e satisfatórios.

Ao elaborar uma apresentação de metas impactante e notável, o palestrante precisa se ater à diferença na comunicação de metas passadas e metas futuras.

Comunicar uma meta já conquistada é diferente, porque se assemelha à função de um relatório, sendo de caráter mais informativo. Já as metas futuras, as que deverão ser alcançadas, precisam desse engajamento e da estratégia de como alcançá-las.

Mas se metas passadas foram atingidas com sucesso, podemos usar este fato para lembrar a equipe de que muitos outros desafios já foram vencidos.

Tenha em mente também que balancear dados e engajamento é necessário ao confeccionar o roteiro da apresentação, sempre considerando que dados são racionais e engajamento é emocional.

Essas informações se relacionam com partes distintas do cérebro, por isso é tão importante saber direcionar a mensagem correta para cada público, transformando a mensagem direcionada à cada audiência.

Faça uma apresentação convidativa ao desafio, que seja sedutora para a parte do time que será incumbida da missão de superar os desafios e atingir as metas apresentadas.

Por esses e tantos outros motivos, a oratória é a chave para conquistar o sucesso e aumentar as chances de realizar apresentações de metas e objetivos verdadeiramente motivadoras, impactantes e transformadoras.

Espero ter ajudado com essas dicas valiosas sobre a confecção de apresentações que demonstrem metas e exponham objetivos.

Nos treinamentos em oratória abordamos diversas ferramentas que são muito úteis e estratégicas para alinhar a comunicação ao proposito que se pretende conquistar. No mundo corporativo, ter conhecimento sobre comunicação impulsiona a carreira, porque é um diferencial que traz um potencial competitivo enorme no mercado de trabalho.

Altos cargos de liderança e gestão estão apostando em profissionais que dominam a arte da oratória, porque sabem que esses profissionais têm o ingrediente principal da receita do sucesso: uma linguagem clara e eficiente.

Estimo muito sucesso em suas carreiras, Speakers. Até a próxima!

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