Tipos de oratória

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Tipos de oratória

Olá, Speaker! Como você está?

Sabemos que, de forma resumida, a oratória é o caminho para quem deseja fazer um bom discurso e alcançar o objetivo da sua mensagem ao falar em público. George Campbell, um filósofo e educador escocês, destacou que a oratória e a retórica servem para quatro objetivos principais que são: instigar a imaginação, favorecer a compreensão, despertar paixão e influenciar a determinação.

Dessa forma, a oratória é um instrumento poderoso e contribui em diversos processos e situações da vida, onde a comunicação visa promover clareza, oportunidade, melhorar o relacionamento interpessoal e integrar equipes. Assim sendo, é incontestável a importância da oratória no desenvolvimento de uma carreira profissional.

Ao longo da história, grandes oradores mostraram como o discurso pode ser empregado para mobilizar o público em prol de diferentes objetivos, desde os mais nobres até os mais obscuros.

E speakers, embora não esteja presente na grade curricular da maioria das escolas e faculdades brasileiras, a oratória é reconhecida por entidades internacionais, como a Universidade de Cambridge.

Não importa a área de conhecimento em que atua, todo profissional entende que estruturar suas apresentações em públicos e realizar discursos envolventes são competências que devem ser desenvolvidas por aqueles que pretendem se destacar e ter uma carreira brilhante.

Afinal, sem uma divulgação eficiente, mesmo grandes pesquisas podem ser deixadas de lado ou até interrompidas por falta de investimento. A boa oratória serve como ferramenta estratégica para engajar equipes, conquistar novas parcerias, anunciar mudanças ou simplesmente defender uma opinião em uma reunião ou entrevista de emprego.

Já imaginou esquecer de falar algum ponto mais importante ou simplesmente abordá-lo de forma superficial simplesmente por uma falta de preparo na elaboração da sua apresentação? Isso é muito comum. Muitas pessoas, após uma apresentação, ficam pensando que se pudessem ter outra chance, fariam melhor.

A oratória é extremamente importante para tornar conteúdos relevantes, e sem esse recurso, as apresentações e discursos podem se tornar monótonos e insossos, o que torna o público desestimulado.

Então é correto deduzir que dominar a arte da oratória traz benefícios profissionais para todos os setores e em todos os momentos da carreira.

Há diversos tipos de oratória que podem ser usados em campos completamente diferentes

O estudo de Aristóteles que identificava três tipos de oratória (judiciária, deliberativa e epidíctica), inspirou classificações modernas que passaram a considerar a finalidade e o público-alvo.

Mas nem todos os cursos de oratória atuais irão abordar os quatro principais tipos de oratória (pedagógica, religiosa, política e forense), mas irei explicar cada uma delas, a seguir.

A oratória Pedagógica prevê o compartilhamento de conhecimento através de apresentações didáticas e simples. Esse tipo de oratória é comumente utilizado por professores em salas de aula e é muito utilizado em workshops, seminários, palestras e apresentações interativas.

A oratória Religiosa costuma adotar um tom brando e um discurso reflexivo, é empregada quando há difusão de valores morais e temas que explorem conselhos sobre conduta ética.

A oratória Política envolve persuasão, entusiasmo combinada com vivacidade para convencer os ouvintes sobre algo determinado, é geralmente utilizada por estadistas, vendedores e lideranças.

Por último, a oratória Forense se vale do raciocínio lógico, de provas, argumentações e demonstrações a fim de defender um ponto de vista.

Como desenvolver uma boa oratória?

Speakers, basicamente é essencial conhecer as técnicas disponíveis e para aprimorar é necessário treinar muito e adequadamente. As técnicas podem ser conhecidas e desenvolvidas através de leituras, palestras e cursos de oratória e treinamentos.

Através do curso o interessado terá contato com as diferentes estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a capacidade de comunicação, oferecendo uma perspectiva teórica.

Já o treinamento serve para complementar os conhecimentos sobre as modalidades e estrutura dos discursos, oferecendo uma perspectiva prática. O treinamento é um dos fatores mais importantes para falar bem em público.

Esses passos trarão conhecimento suficiente para desenvolver a habilidade da oratória e te deixarão preparado para apresentações eloquentes e que conquistam a atenção do público.

Dicas básicas para uma boa oratória

O primeiro passo para uma palestra de sucesso é dominar o conteúdo que será abordado, para isso é necessário bastante leitura sobre o tema. Estar preparado sobre o tema torna o discurso mais consistente e sempre promove uma maior segurança do palestrante ao lidar com dúvidas que possam surgir entre os ouvintes.

Uma outra dica eficaz é elaborar a apresentação com antecedência, assim várias revisões poderão ser feitas, e o discurso poderá ser treinado e modificado se necessário.

É importante ter em mente que é natural ter medo de errar, mas esse medo não tem base racional, afinal as situações podem não acontecer, por isso diminua a “autocobrança” e mantenha a atenção na escolha do conteúdo e nas ferramentas que irão dar suporte e preparo como a utilização das técnicas de oratória.

Uma dica para pessoas tímidas ou inexperientes no palco é de começar falando para um espelho e quando perceber que tiver assimilado bem o conteúdo da palestra ou apresentação, fale para uma plateia pequena formada por familiares ou amigos.

É de grande valor pedir e ouvir os feedbacks dessas pessoas, reflita sobre eles e incorpore os que achar válido à sua apresentação.

Tenha em mente sempre fazer um discurso que seja claro, objetivo, atraente e adaptado à audiência que se pretende atingir. Com essas dicas você certamente estará no caminho certo de realizar uma ótima apresentação. Sucesso, até a próxima.

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »

Oratória para médicos

A oratória é uma habilidade crucial para médicos em diversas situações, tanto na prática clínica quanto em outros contextos profissionais. Aqui estão algumas situações em

Ler mais »