Como se comunicar bem em tempos de crise?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

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Como se comunicar bem em tempos de crise?

Muitos profissionais, sobretudo gestores, têm se perguntado qual é a melhor maneira de manter a assertividade e a produtividade diante do cenário atual. Afinal, a comunicação (interna e externa) tem inúmeros desafios, principalmente à distância. 

E não é só isso: estamos todos sob pressão. Por isso mesmo, conseguir agir com inteligência emocional, especialmente no âmbito corporativo, é o que determinará como sairemos dessa crise.

Como você tem se comunicado com seus liderados, colegas e clientes? E o que fazer para aprimorar essa comunicação?

O que significa ter um power speech no cenário atual?

Um discurso poderoso é aquele que consegue cumprir o seu propósito, seja ele inspirar, emocionar, informar ou persuadir.

Em um contexto como o que estamos vivendo, é necessário refletir sobre o sentido de power speech e considerar, sobretudo, a necessidade mais urgente do momento contemporâneo: uma abordagem sensata.  

Logo, a melhor forma de se comunicar com as pessoas ao seu redor é procurando adotar uma postura equilibrada e honesta. Além disso, colocar ainda mais em prática valores como a empatia. 

Como um líder, ter sempre em mente que a crise atual impacta todas as pessoas, ainda que de formas diferentes e em maior ou menor grau, é de suma importância. 

Isto é, antes de tomar uma decisão, pensar que a sua equipe de liderados também está enfrentando lutas internas, que podem afetar a produtividade e o rendimento. 

Entre o pânico e o excesso de otimismo, escolha o equilíbrio

Aeroportos estão parados. Locais comerciais estão sendo fechados. O que não para – e parece só aumentar – é a comunicação entre as pessoas. Diariamente, somos bombardeados com novas notícias, informações, depoimentos… e eles são, quase sempre, negativos. 

Do que a sua equipe menos precisa nesse contexto é, justamente, de um líder alarmista. É claro que os gestores também sentem medo, mas agir com inteligência emocional na hora de dialogar com sua equipe, seus clientes e parceiros é primordial. 

Nesse sentido, a forma como você abordará certos conteúdos será determinante. Dê atenção à sua linguagem não-verbal. Faça o possível para transmitir uma imagem equilibrada.  

Mas evite extremos: negar a realidade completamente, adotando um tom excessivamente otimista, também não é a melhor ideia. Soará falso. Afinal, ninguém sabe, ao certo, como ou quando será o fim dessa crise. 

O que fazer para aprimorar a sua comunicação?  

No contexto atual, conseguir manter a comunicação interna assertiva será um divisor de águas para as empresas, startups e organizações de todos os nichos.

Como líder, algumas ações práticas podem – e devem – ser adotadas por você, sendo elas:

  • Definir e padronizar os canais de comunicação;
  • Manter a rotina das reuniões; 
  • Intensificar os feedbacks aos liderados;
  • Ser transparente na hora de transmitir informações sobre a empresa. 

A comunicação externa, isto é, com clientes, investidores e marcas parceiras, também precisa de ajustes nesse momento. Não dá para cortar o diálogo com seus clientes, por exemplo, e aparecer depois da crise como se nada tivesse acontecido. 

Nesse sentido, algumas ações para aprimorar a comunicação externa são:

  • Ter um posicionamento claro em relação às medidas que estão sendo tomadas pela sua empresa durante a crise;
  • Manter o diálogo recorrente, seguindo o ritmo similar àquele utilizado normalmente;
  • Ajustar campanhas de marketing e publicidade, evitando, ao máximo, parecer oportunista em relação ao momento atual; 
  • Encontrar alternativas para seguir entregando valor às pessoas.

Gerenciar crises, sobretudo aquelas com a dimensão da que se vive agora, é sempre um desafio para gestores. Ser emocionalmente inteligente e praticar suas soft skills será ainda mais importante. 

No que tange à comunicação, planejar suas falas com antecedência, garantindo que tenham a sensatez e empatia necessárias, deve estar entre suas preocupações. Aja como um líder! 

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