Como comunicar o valor da sua marca?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

A resiliência e a oratória

A resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar adversidades, superar situações de estresse, traumas, tragédias, crises ou problemas, e se recuperar de forma saudável

Ler mais »

Como comunicar o valor da sua marca?

O valor da sua marca é uma propriedade importantíssima quando se pensa em divulgação e comunicação. 

Afinal, é através do valor da marca que um produto pode ser considerado positivo ou negativo e trazer resultados bons ou nem tão satisfatórios.

Mas o que é valor da sua marca e como esse valor deve ser comunicado? É sobre esse assunto que falaremos, confira! E tenha uma boa leitura.

O que é valor da sua marca?

Quando se pensa em “valor” imediatamente muitas pessoas podem pensar em “quanto custa”. Mas, no caso de uma marca, a palavra “valor” significa bem mais que isso.

Para começar, nem sempre é possível dar um número à uma empresa. Afinal, muitas delas prestam serviços de uma maneira que não pode ser medida somente por cifras monetárias. 

Atualmente, o significado de valor também envolve outros quesitos como engajamento, por exemplo. Há também os valores nos propósitos daquela empresa e como ela se comporta no mercado.

Além disso, o valor da sua marca também está associado à forma como ela se posiciona perante o mercado e quanto às questões do cotidiano. A comunicação é muito importante para que a ideia seja passada da forma correta, de acordo com os valores trabalhados. 

Por exemplo, uma empresa que coloca a transparência como o valor mais importante deve ter uma postura condizente. Ou seja, essa empresa deve fornecer a seus clientes dados realistas, de fácil acesso, e ser clara sobre ações e propósitos.

De fato, valor é aquilo que uma empresa acredita, defende, mas também é a maneira que essa empresa quer ser percebida pelo público-alvo.

Como estabelecer os valores da sua marca?

Para começar, é fundamental enxergar sua marca como algo a longo prazo. Então, as perguntas que se deve fazer são: “como você quer ser visto daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? E em 20 anos?”.

Além disso, você precisa conhecer bem o público-alvo do seu negócio. Assim, sabendo as principais características, você tem que estabelecer a conexão entre ele e o que sua empresa oferece.

Então, comece estabelecendo vários valores e veja quais deles são essenciais para diferenciar a sua marca dos concorrentes.

Essa é uma questão fundamental e que deve nortear o crescimento da sua marca: lembre-se sempre de se manter fiel aos valores que você estabeleceu para o seu negócio.

Exemplos de valores de diferentes empresas

Para você entender como os valores de uma marca são totalmente relacionados ao produto que se vende e à posição daquela marca no mercado, vamos ver alguns exemplos de valores de diferentes marcas.

Nike

A Nike é uma empresa pautada pelo lançamento de produtos esportivos bastante tecnológicos, voltados para o mundo do futebol e de esportes em geral. A marca, famosa mundialmente, também patrocina equipes e atletas famosos.

Seus valores são:

  • Inovação;
  • Modernidade;
  • Foco nas necessidades do público;
  • Combate ao preconceito no esporte;
  • Encorajamento a novas conquistas e desafios.

Comunicação do valor da marca Nike

Totalmente conectada a seus valores, a Nike lançou, em 2019, uma campanha, voltada para mulheres no esporte.

Dessa forma, o comercial, narrado pela super campeã do tênis Serena Williams, mostrava várias atletas famosas treinando e dizendo: “É só uma loucura até você fazer; apenas faça”, que encorajava mulheres na prática esportiva e a seguirem seus sonhos.

Itaú

O banco Itaú tem valores focados em pessoas, os quais foram bastante inspiradores na criação da campanha publicitária para o final de ano de 2021, que abrangia a atriz Fernanda Montenegro e a bebê Alice, que falava palavras difíceis. Os valores do Itaú são:

  • Só é bom para a gente, se for bom para o cliente;
  • Ética é inegociável;
  • Simplicidade;
  • Gente é tudo para gente.

Comunicação do valor da marca Itaú

Nesse comercial, tanto a bebê como a atriz destacam sentimentos que podem fazer o mundo melhor. O sucesso foi tanto que recordes foram batidos com mais de 4,5 milhões de visualizações em 4 dias.

Heineken

A Heineken é uma marca de cerveja conhecida mundialmente e patrocinadores de um dos principais campeonatos mundiais de futebol, a Champions League.

No intuito de divulgar o valor que o produto da empresa também pode ser apreciado por mulheres e para combater o preconceito no fato que só homens gostam de cerveja e de futebol, a empresa lançou uma campanha sensacional, de grande sucesso, em 2016.

No comercial, namorados “ganham” ingressos para assistirem à final da Champions, na televisão, em uma festa da Heineken, mas sem as namoradas; enquanto suas namoradas, supostamente, ficariam em um spa.

Mas, no início do jogo, os namorados descobrem que na verdade, as respectivas namoradas ganharam ingressos para assistirem a final ao vivo, na Europa, direto do estádio.

O comercial termina com a indagação que sua namorada pode gostar tanto de futebol quanto você e os namorados ganhando ingressos para assistirem, como elas, a final do ano seguinte.

Assim, o valor “open your world” (abra seu mundo), da marca, ficou muito bem consolidado na campanha.

Como comunicar o valor da sua marca?

Agora que você já viu como estabelecer os valores da sua marca, e alguns ótimos exemplos de valores de empresas conhecidas, além de observar como esses valores são embutidos em peças publicitárias famosas, está na hora de pensar como comunicar os valores da sua marca.

Aqui vão algumas orientações importantes para você comunicar o valor da sua marca.

Saiba sobre o público-alvo

Saber sobre o público-alvo é essencial para identificar qual linguagem usar e como fazer essa comunicação ser clara, objetiva, além de livre de qualquer preconceito.

Faça campanhas de cunho social para estimular a prática dos valores

Se sua empresa tem como valor a solidariedade, mas não faz nenhuma ação voluntária, como esse valor será comunicado?

Lembre-se sempre de que há necessidade de coerência entre os valores da marca e as ações que essa empresa pratica.

Colaboradores como porta-voz dos valores

Atualmente, marcas procuram se ligar às pessoas que trarão um bom resultado, tanto em imagem, quanto em divulgação. E as mídias sociais são excelentes maneiras de se conseguir essa divulgação.

Você pode pensar em influenciadores que tenham o espírito da sua marca, ou então, colaboradores que possam fazer uma boa divulgação do que sua marca representa. Com isso, você consegue muito engajamento em mídias sociais.

Por que você acha que a Nike é parceira de Eliud Kipchoge, o maior maratonista da atualidade?

Diálogo aberto

Outra forma bastante eficaz de comunicar os valores da sua marca é ter o diálogo aberto entre as principais lideranças e os colaboradores para que os valores da empresa estejam sempre junto aos propósitos. Assim, os valores da sua marca serão divulgados tanto externa quanto internamente. 

Além disso, a promoção dos discursos (internos e externos) possibilita que a marca comunique seus ideais a partir de ações práticas.

Nosso blog

Últimas postagens

A resiliência e a oratória

A resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar adversidades, superar situações de estresse, traumas, tragédias, crises ou problemas, e se recuperar de forma saudável

Ler mais »

Plano de treinamento corporativo

O plano de treinamento corporativo é diretamente ligado aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos funcionários, assim como às estratégias e recursos necessários para atingi-los.

Ler mais »