Os clientes não entendem o valor do seu trabalho? Saiba como a oratória pode ajudar nisso!

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Os clientes não entendem o valor do seu trabalho? Saiba como a oratória pode ajudar nisso!

Olá, Speakers! 

Uma das grandes dificuldades de quem trabalha na execução de projetos ou na prestação de serviços é a hora de discutir valores e pagamentos com clientes. Isso acontece porque grande parte dos clientes não entende bem o que está por trás da execução dos trabalhos e o que leva um orçamento a ter um valor e não outro. 

Existe uma diferença entre preço e valor. O valor de um trabalho está relacionado justamente com tudo o que leva ao sucesso do projeto e que, portanto, tem um preço. Para fazer com que os clientes entendam essa relação entre valor e preço, é imprescindível ter uma boa oratória. Afinal, somente uma boa comunicação consegue fazê-los perceber o valor do trabalho, tornando, então, o preço aceitável.

Se você trabalha (ou trabalhou) na prestação de serviços – seja em uma empresa ou como freelancer –, certamente já enfrentou desafios parecidos. Neste texto, veremos como a oratória é uma grande aliada para lidar com essas situações. Confira! 

De que forma a oratória ajuda a discutir orçamentos?

Como eu disse no começo deste post, um dos desafios de quem trabalha com prestação de serviços é, justamente, discutir os valores do projeto. E isso acontece nas mais diversas áreas, tanto em profissões consideradas mais “tradicionais” – como com arquitetos ou advogados, por exemplo – quanto em atividades mais modernas – como analista de redes sociais ou redatores. 

Em alguns casos, os clientes até entendem os motivos que levam um projeto a ter um determinado valor, mas têm resistência em investir os custos necessários. No entanto, me arrisco a dizer que, muitas vezes, existe essa resistência por parte dos clientes porque eles não entendem o VALOR por trás do preço, ou seja, desconhecem todo o trabalho que o projeto demandará, desde o planejamento até a execução. 

Para a primeira situação, Speakers, quando o cliente simplesmente se excede nas negociações e se recusa a pagar o preço justo, só posso aconselhar que vocês tenham paciência e que nunca esqueçam o valor do próprio trabalho. Mas, para a outra, quando o cliente não entende o valor por trás do preço, a solução está na boa comunicação entre vocês. 

Vamos imaginar juntos um exemplo, para que fique mais fácil entender como a oratória consegue facilitar as discussões sobre custos com os clientes. Em um escritório de arquitetura, o arquiteto precisa apresentar o seu projeto e, em seguida, informar os valores de custos – dos gastos necessários e da sua própria mão de obra. 

Se o cliente não entende esse projeto e todas as etapas de sua execução, dificilmente conseguirá compreender os valores informados pelo arquiteto. 

Por outro lado, se, na sua apresentação, o arquiteto consegue explicar claramente quais serão as demandas e as vantagens de cada uma das etapas, não será difícil fazer com que o cliente aceite os gastos e entenda por quais motivos esses valores são justos. Resumindo: tudo depende da boa comunicação entre o profissional e o cliente. 

Usei o exemplo dos arquitetos, mas isso vale para todas as profissões, ok? 

Como discutir valores e orçamentos com meus clientes?

Costumo dizer aqui na The Speaker que a oratória é a melhor aliada para as conversas difíceis, ou seja, conversas que demandam ainda mais clareza, objetividade e consistência. Sem dúvida alguma, discutir valores com clientes (independente da nossa profissão) é uma dessas conversas. 

“Ok, Livia, mas de que forma a oratória pode me ajudar nisso?”. Bem, Speakers, o melhor é sempre dedicar um tempo para aprimorar suas habilidades de comunicação e, dessa forma, estarem preparados para essa e outras situações. Ainda assim, separei algumas técnicas que, com certeza, ajudarão na hora de falar sobre valores com os seus clientes. Vejamos:

– Evitar o excesso de termos técnicos

Alguns profissionais ainda pensam que, ao recorrer constantemente aos termos técnicos e expressões de nicho, irão transmitir uma imagem melhor para os clientes, mas a verdade é que isso não é bem assim. Existem outras formas de mostrar o quanto somos profissionais, sem optar por uma forma de falar inacessível para os clientes. 

Na hora de apresentar seus projetos e explicar os valores, é importante dosar o uso desses termos. O melhor é optar por uma linguagem acessível para que o cliente realmente entenda o que você está dizendo e possa, assim, entender os valores que você está apresentando a ele. 

Treinar a sua fala com antecedência

Muitos pensam que a necessidade de praticar as falas com antecedência é algo restrito para aqueles que fazem apresentações para um grande número de pessoas, com palco, microfone e tudo o que envolve uma exposição oral para uma plateia. No entanto, antes de apresentar o seu projeto para um cliente – especialmente antes de explicar o orçamento – vale a pena praticar a sua fala. Assim, você aumenta as suas chances de conseguir transmitir tudo o que deseja e de uma forma clara e acessível. 

Quando você está trabalhando em um projeto, parte importante é o planejamento, certo? Você cria possibilidades, organiza metas, planeja etapas… Para ser um bom comunicador, faça o mesmo. Planeje o que você vai dizer e como você vai dizer! 

Estar atento à linguagem não-verbal

É importante saber articular o seu raciocínio e usar a sua voz de maneira adequada. Encontre uma velocidade de fala com a qual você se sinta confortável e tente fazer pausas entre um ponto importante e outro. 

Outro aspecto necessário é saber gesticular. O uso correto dos gestos ajuda a prender a atenção do seu cliente e contribui para uma boa imagem pessoal. Mantenha uma boa postura, contato visual e não tenha medo de sorrir. Assim, com esses cuidados, você permite que o seu cliente entenda tudo o que precisa para reconhecer o valor do seu trabalho e, consequentemente, aceite os preços propostos por você! 

Precisa de ajuda para aprimorar a sua comunicação? Fale com a nossa equipe!

Nosso blog

Últimas postagens

Entrevista de Desligamento

Uma entrevista de desligamento pode ser muito mais do que um simples protocolo ao final da jornada de um colaborador. Se bem conduzida, ela é

Ler mais »