Comunicação corporativa: o que você precisa saber?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

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Comunicação corporativa: o que você precisa saber?

A comunicação corporativa é muito importante para as empresas e também para os colaboradores. Dessa forma, não podemos dizer que esse é ponto crítico de atenção em ambientes corporativos, mas que muitas vezes não é tão assertivo quanto o recomendado.

Por meio de uma comunicação eficiente, os clientes conseguem conhecer melhor a marca, os produtos e serviços oferecidos, tornando-as únicas quando comparados com seus principais concorrentes de mercado.

Logo, podemos estabelecer que a comunicação é a base para o exercício das demais atividades da empresa. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre a comunicação corporativa e a sua importância. Veja a seguir e tire suas dúvidas.

O que é a comunicação corporativa?

A comunicação corporativa é a forma com que as empresas se expressam com públicos variados, e eles podem ser:

  • Clientes;
  • Colaboradores;
  • Terceirizados;
  • Investidores;
  • Mídia;
  • Órgãos reguladores e órgãos públicos;
  • Público em geral.

Dessa forma, a comunicação corporativa está configurada de várias formas e tudo depende do seu público-alvo, devido a sua forma específica de comunicação que pode ser feita por meio de relatórios, anúncios, comunicadores, materiais promocionais, entre outros.

Além disso, a comunicação corporativa deve estabelecer uma linguagem de comunicação não violenta para evitar que sua mensagem seja transmitida de uma forma indesejada. 

Quais são os tipos de comunicação corporativa?

Existem alguns tipos de comunicação corporativa utilizadas para fortalecer os diferentes tipos de comunicação, ajudando as empresas a melhorarem a forma com que se expressam de acordo com seu público.

Mas para entender como elas são utilizadas, veja quais são os tipos de comunicação e como elas estão presentes no cotidiano da empresa.

Comunicação interna

Isso se refere a qualquer comunicação que apoie as operações de uma empresa, informando os funcionários sobre a missão, visão e planos estratégicos da organização.

Pode ser sobre objetivos e prioridades de negócios, uma mudança futura nos programas, novas políticas e procedimentos, notícias sobre produtos ou serviços.

Um exemplo da importância da comunicação corporativa nesse contexto pode ser quando uma organização é adquirida por outra entidade.

Em uma grande organização isso causaria muita especulação entre a força de trabalho sobre seu futuro. Seria o trabalho da comunicação corporativa colaborar com várias funções e líderes de equipe para enviar a mensagem correta aos funcionários.

Comunicação externa

São comunicações destinadas a outras organizações, clientes, acionistas ou ao público. Elas ajudam a informar as partes interessadas sobre o negócio e novos produtos, serviços e tecnologias.

Pode ser destinada a vender novos produtos, construir confiança ou conduzir melhor os negócios. Pode envolver relações-públicas ou outras funções de marketing.

Exemplos de comunicação corporativa desse tipo podem ser quando uma organização melhora os aspectos ambientais de sua produção.

Em seguida, usa a estratégia de comunicação corporativa como publicidade e relações-públicas para informar as partes interessadas sobre esse esforço.

Ambos os tipos de comunicação corporativa são essenciais para uma organização saudável com mensagens fortes.

Quais são os benefícios da comunicação corporativa?

A comunicação corporativa possibilita que a empresa consiga se posicionar corretamente no mercado e, principalmente, para o público externo. 

Mantendo o seu posicionamento, reforçando sua cultura organizacional e se aproximando da sua audiência.

No entanto, existem outros benefícios como:

  • Ferramenta para promover os produtos e serviços de uma organização;
  • Resolução de problemas em tempo hábil se houver questões que preocupam o público;
  • Melhorar e manter a reputação e a imagem da marca de uma organização;
  • Obter feedback do cliente para criar melhores produtos ou serviços;
  • Educar os colaboradores ao transmitir informações sobre a organização por meio de comunicações internas;
  • Descobrir novas oportunidades de mercado também pode ajudar a desenvolver novos produtos ou serviços;
  • Encontrar novos patrocinadores ou investidores;
  • Fornecer informações aos colaboradores sobre os últimos eventos, desenvolvimentos e mudanças em seu ambiente de trabalho.

Embora existam muitas razões para incluir a comunicação corporativa como parte da estratégia de uma organização, ainda é possível evitar a ocorrência de muitos problemas motivados pela falta de comunicação adequada.

A importância da comunicação corporativa em todos os momentos não pode ser deixada de lado. Mesmo que existam formas de mascarar a realidade essa não é a melhor opção, já que isso pode manchar a confiança do seu público e dos seus investidores na sua empresa.

Assumir um erro, ser gentil em aceitar a responsabilidade e reconhecer o trabalho necessário para corrigir os problemas ajudará bastante, no caso de surgirem problemas.

Quais são as principais ferramentas de comunicação corporativa?

As empresas podem utilizar diversas ferramentas de comunicação corporativa para distribuir informações e chamar a atenção das partes interessadas. A lista de ferramentas está crescendo a cada dia. Veja algumas das mais utilizadas atualmente.

Social media

A mídia social revolucionou a comunicação corporativa e a forma com que as empresas estão interagindo com seus clientes. Dessa forma, as principais redes estão sendo utilizadas como poderosas ferramentas para melhorar a interação e a aproximação com o cliente.

Essa é uma ótima ferramenta para as organizações utilizarem porque é possível criar uma conscientização sobre seus produtos e serviços, além de ajudá-las a manter relacionamentos com as partes interessadas.

Se uma empresa deseja informar o público sobre produtos ou serviços importantes que oferece, basta publicá-lo em suas contas de mídia social. Texto, vídeo e sessões ao vivo são possíveis.

Boletim informativo

boletim informativo é interessante na comunicação interna e externa possibilitando informar aos clientes e colaboradores sobre seus produtos e serviços, além de informativos de uma forma geral.

Esse formato de comunicação corporativa pode ser enviado em papel, e-mail ou nota nas redes sociais.

Site

A organização pode usar seu site para fornecer informações sobre seus produtos e serviços, gestão e políticas, além de eventos futuros. Esta é uma forma de manter a comunicação corporativa reforçada.

Vídeo

Os vídeos podem ser usados ​​como ferramenta de comunicação corporativa para apresentar aos stakeholders a empresa e seus valores.

Atualmente, os vídeos conseguem transmitir as mensagens de uma forma muito mais simples do que fotos ou textos. Além disso, é possível combinar mais tipos de comunicação como textos, áudios e vídeos conectando mais pessoas em diversos canais.

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