Consultoria em comunicação: tudo que você precisa saber

Nos últimos anos, muitas pessoas têm buscado a consultoria em comunicação para si mesmo ou para a sua empresa. E esse tem sido um passo crucial para transformar totalmente a forma de se comunicar com o público e alcançar mais facilmente os objetivos traçados.

Contudo, também é muito comum que as pessoas nem saibam o que é ou para que serve esse tipo de consultoria. Afinal, nem todos entendem o poder da comunicação.

Por isso, nós fizemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a consultoria em comunicação. Ficou interessado? Confira o conteúdo completo!

O que é consultoria em comunicação?

A consultoria em comunicação é uma atividade desenvolvida para identificar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos de determinada pessoa ou empresa na área de comunicação. E para que o serviço ocorra existem os consultores. Eles são os profissionais responsáveis por prestar esse serviço, identificar e auxiliar na resolução dos problemas encontrados.

Há quem pense que a comunicação não é um fator tão relevante na vida pessoal ou até mesmo na profissional. No entanto quem lida com o público precisa de um treinamento para trabalhar pontos importantes dessa área. Assim, fica mais fácil se comunicar corretamente com público-alvo e evitar interpretações erradas.

Portanto, podemos resumir da seguinte forma: o principal objetivo da consultoria em comunicação é identificar e resolver os problemas de comunicação de uma pessoa ou do grupo de pessoas. Já o intuito de quem recebe a consultoria é se comunicar de maneira assertiva e aprimorar a oratória.

No fim, esse é um trabalho conjunto entre o profissional e a pessoa interessada.

Como funciona a consultoria em comunicação?

Como dissemos, existem profissionais especialistas que realizam a consultoria. Eles são contratados por uma ou mais pessoas para identificar os principais problemas na comunicação e determinar como eles podem ser resolvidos de forma estratégica.

Normalmente, empreendedores, líderes, palestrantes, produtores de conteúdo em vídeo, pessoas tímidas e outras que costumam lidar com o público são as que solicitam o serviço.

Prontamente, o consultor efetua uma avaliação e identifica quais são as falhas ou os erros. Depois, ele elabora um plano, ajuda a colocá-lo em prática e faz o acompanhamento da evolução. No fim, os resultados são incríveis e a forma com que a pessoa passa a se comunicar muda totalmente.

Esse tipo de consultoria não é indicado apenas para pessoas físicas ele também é essencial para empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

Podemos citar um exemplo prático: suponhamos que em uma instituição há três equipes diferentes e cada uma delas é liderada por uma pessoa. Portanto, nas reuniões externas, as tarefas são divididas e todos eles se reúnem com clientes e parceiros.

Nesse caso, a consultoria em comunicação seria a melhor alternativa para padronizar o discurso entre os três líderes. Até porque imagine a imagem que a empresa passaria se cada um deles causasse impressões totalmente diferentes.

Em qualquer ocasião, a instituição precisa ser vista de acordo com a imagem que ela quer passar, ou sua reputação pode ser seriamente prejudicada.

Quais são as vantagens da consultoria em comunicação?

Provavelmente você já percebeu que uma consultoria em comunicação pode ser essencial para te ajudar a se expressar melhor e se comunicar de maneira assertiva.

Porém, se você ainda não está totalmente convencido dos benefícios, nós selecionamos algumas vantagens da consultoria e como ela pode transformar a sua comunicação na vida pessoal ou no âmbito profissional. Confira abaixo!

Atendimento individual e personalizado

Assim como qualquer outra, a consultoria em comunicação é feita de forma individual. Ou seja, os seus problemas serão trabalhados de maneira específica. Diferentemente do que acontece em cursos e treinamentos coletivos.

Nesse caso, o profissional poderá fazer um programa personalizado de acordo com as dificuldades que você demonstra. Assim, será possível focar nas técnicas necessárias e o resultado vai ser bem mais assertivo.

Melhora da oratória

A oratória é uma habilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida para que determinada pessoa consiga falar em público de forma coerente e convincente. Contudo, ela não é um dom e ninguém a aprende do dia para a noite.

Para melhorá-la, é preciso colocar algumas técnicas em prática e fazer um treinamento que ajude a desenvolver os pontos necessários. E esse é um dos benefícios que uma consultoria profissional pode proporcionar.

Mais segurança ao falar em público

É comum que algumas pessoas se sintam inseguras só de pensar em falar em público. Porém, isso pode ser mudado com uma consultoria em comunicação. Na maioria das vezes, essa insegurança está ligada ao medo. E esse medo pode ser combatido com autoconhecimento e autoconfiança.

Saber explorar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos é essencial para se sentir seguro ao falar com outras pessoas.

Auxilia no feedback assertivo

Normalmente quem desempenha um cargo de liderança em alguma empresa precisa, necessariamente, ser assertivo nos feedbacks para que as pessoas os interpretem da forma correta. É preciso falar claramente tanto ao apontar os fatores negativos quanto ao destacar os positivos.

Mais engajamento para a empresa

A consultoria também pode ser bastante útil para empresas e pequenos empreendedores. Isso porque a comunicação tem sido essencial para gerar engajamento e melhorar os resultados da empresa.

Saber falar com seu público e com os colegas de equipe, descobrir mais sobre o relacionamento ideal e entender como dialogar corretamente são alguns dos pontos abordados em conjunto com o consultor.

Quem deve fazer uma consultoria em comunicação?

Foi-se o tempo em que se comunicar bem era essencial apenas para professores, jornalistas, palestrantes ou oradores. A comunicação faz parte do dia a dia de qualquer profissional e saber usá-la corretamente se tornou praticamente indispensável.

Portanto, falar bem em reuniões, nas redes sociais, com os seus funcionários ou simplesmente perder o medo de se posicionar já são motivos plausíveis para procurar uma consultoria e resolver, desde já, os problemas da sua oratória.